[do acervo]
[guerra dos mundos ]
direção: Byron Haskin.
The War of the Worlds, 1953. No ano passado, Steven Spielberg cometeu um de seus filmes mais deliciosos ao reimaginar Guerra dos Mundos, de H. G. Welles. Mais de cinqüenta anos antes, Byron Haskin havia dirigido, com produção do mestre George Pal, a primeira adaptação do livro para o cinema. Os focos e resultados das duas releituras são bastante diferentes, mas ambas têm imensos méritos. Enquanto Spielberg, humaniza a trama com uma família no centro da história, a visão de Pal era de um filme mais militar, focado na ação, na tensão e na tecnologia. Tanto que ele decidiu não usar atores famosos. Embora hoje os efeitos visuais possam ser considerados ultrapassados, o design é moderníssimo, excelente.
Com Gene Barry, Ann Robinson, Les Tremayne, Robert Cornthwaite, Sandro Giglio, Lewis Martin, William Phipps, Vernon Rich. Narrado por Sir Cedric Hardwicke.
Gosto dos dois. Neste DVD, há como bônus a antológica encenação para o rádio de Orson Welles, que tanto apavorou os habitantes de Nova Jersey. Não à toa, Spielberg situou sua bela refilmagem por aquelas bandas.
Também acho o do Spielberg uma delícia…
Acho o Guerra dos Mundos antigo válido apenas como retrato de uma época de paranóia, mas como filme é muito fraco. O de Spielberg é infinitamente superior, mesmo não sendo nenhuma obra-prima.
Gosto apenas de alguns trechos, como quando o protagonista está no porão _por sinal, é também um dos meus momentos preferidos na refilmagem do Spielby.