Tamanho não é documento

Bill Condon e suas biografias de personagens controversos. Deuses e Monstros já reconstituía com bastante eficácia a vida do cineasta James Whale, diretor de filmes de monstros, gay, homem recluso, estranho. Em Kinsey, o protagonista é o pesquisador que ajudou a modernizar o pensamento sobre sexo, figura polêmica, bissexual, estranha. O primeiro acerto de Condon foi escalar Liam Neeson para o papel. Sua performance não é excepcional, mas sempre está acima da média, o que é perfeito para que a interpretação não chame mais atenção que a personagem.

Outro mérito é o ponto de partida adotado, o de uma das entrevistas que Kinsey e sua equipe fazem com seus pacientes, como se ele mesmo fosse o alvo do inquérito. A partir daí, a narrativa nunca abandona a metalinguagem, a referência ao trabalho que causou tanto barulho. A seqüência que mostra o trajeto da pesquisa por todos os Estados Unidos é curiosamente inteligente e retrô.

Condon soube criar coadjuvantes fortes, mas que não roubam a cena de Liam Neeson. Laura Linney, no papel da esposa-moderninha-porém-porto-seguro, e Peter Sarsgaard, como o assistente que provoca uma pequena revolução sexual na vida de Kinsey, chamam a atenção. Mas o melhor do filme é que ele, de certa forma, assume as falhas de sua personagem. É quando se mostra que a fórmula e a forma como Kinsey conduzia suas pesquisas tinham implicações tão grandes quanto as questões identificadas por ele que o filme de Bill Condon se mostra mais que um eficiente pequeno trabalho; surge importante, real.

KINSEY
Kinsey, Estados Unidos, 2004.
Direção e Roteiro: Bill Condon.
Elenco: Liam Neeson, Laura Linney, Chris O’Donnell, Peter Sarsgaard, Timothy Hutton, John Lithgow, Tim Curry, Oliver Platt, Dylan Baker, Julianne Nicholson, William Sadler, John McMartin, Veronica Cartwright, Kathleen Chalfant, Heather Goldenhersh, Dagmara Dominczyk.
Fotografia: Frederick Elmes. Direção de Arte: Richard Sherman. Música: Carter Burwell. Montagem: Virginia Katz. Figurinos: Bruce Finlayson. Produção Gail Mutrux. Site Oficial: Kinsey.

nas picapes: Canceled Check, Beck.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *