LARA CROFT – TOM RAIDER: A ORIGEM DA VIDA

O jogo Tomb Raider foi, certa forma, revolucionário no mundo dos games, um universo quase exclusivamente masculino. Milhares, talvez milhões de adolescentes em todas as partes do mundo, para viver uma série de grandes aventuras em busca de tesouros perdidos, jogavam – e ainda jogam – como se fossem uma mulher. Lara Croft, vitaminada, curvilínea e imbatível, é mais que o símbolo sexual de uma geração. Ela é a identidade aventureira de grande parte do público dos games desde os anos 90 até hoje.

Na sua encarnação para o cinema, Lara ganhou os lábios carnudos de Angelina Jolie, que virou estrela por causa do longa. Mas se as formas escolhidas para a arqueóloga mais famosa do mundo da imaginação foram perfeitas, a história deixou a desejar. O primeiro Lara Croft não tem ritmo e parece ter cenários feitos de plástico e isopor. Sua segunda aventura cinematográfica melhora as coisas, mas não muito. Angelina Jolie parece ainda mais à vontade no papel e o diretor Jan De Bont parece recuperar seu fôlego perdido em desastres como Velocidade Máxima 2 (97) e A Casa dos Amaldiçoados (00). A edição e a câmera deste segundo filme, o lado forte da filmografia de De Bont, garantem momentos legais de adrenalina.

Um caso que parece sem solulção é o dos vilões. Todos os atores que fazem vilões em filmes de games parecem acreditar bastante no potencial das caretas. Haja paciência para encarar tamanho descaso com quem assiste. A história parece mais bem amarrada, mas ainda falta o espírito do jogo. Os games ainda precisam encontrar seu caminho no cinema. E isso passa diretamente por encarar o público de um filme baseado no jogo de videogame como exigente. Se deu certo com os quadrinhos, vide X-Men 2 (03), pode funcionar com Lara Croft e seus companheiros.

Lara Croft – Tom Raider: A Origem da Vida
Lara Croft – Tomb Raider: The Cradle of Life, EUA, 2003
Direção: Jan de Bont
Elenco: Angelina Jolie, Gerard Butler, Ciarán Hinds, Christopher Barrie, Noah Taylor, Djimon Hounsou, Til Schweiger, Simon Yam, Terence Yin, Daniel Caltagirone, Fabiano Martell, Jonathan Coyne, Robert Cavanah, Ronan Vibert, Lenny Juma, Raymond Ofula.
Roteiro: Steven E. de Souza e Dean Georgaris, com base na história de Steven E. de Souza de James V. Hart. Produção: Lawrence Gordon e Lloyd Levin. Fotografia: David Tattersall. Edição: Michael Kahn. Direção de Arte: Kirk M. Petruccelli. Figurinos: Lindy Hemming. Canções: Korn.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *