[do acervo]

[lua de papel ]
direção: Peter Bogdanovich.

Paper Moon, 1973. Peter Bogdanovich nunca foi um diretor espetacular, mas seu amor pelo cinema é comovente, seja em seus livros e entrevistas, seja em seus filmes. Lua de Papel é um acerto sob todos os pontos de vista. É um filme de 1973 cuja história se passa em 1935, rodado como se tivesse sido feito nos anos 30. Desde a sensata decisão de rodar o filme em preto-e-branco, o que possibilitou ao diretor de fotografia Laszlo Kóvacs, um de seus trabalhos mais cuidadosos. Muitos planos longos, movimentos de câmera excepcionais, como a curva do carro na fuga da polícia. Bogdanovich, no entanto, não conseguiria um filme tão bonito caso a protagonista fosse outra que não a pequena Tatum O’Neal. Muito mais que uma natural, a menina é impressionante; domina todas as cenas do filme, ou com sua figura angelical ou com sua prosa diaboliquinha. Se o pai Ryan está muito bem, Tatum é a alma do filme.

Com Tatum O’Neal, Ryan O’Neal, Madeline Kahn, John Hillerman, P.J. Johnson, Jesse Lee Fulton, James N. Harrell, Lila Waters, Noble Willingham.

Comentários

comentários

3 comentários sobre “[lua de papel]”

  1. Não é dos meus favoritos do Bogdanovich. Prefiro TARGETS e A ÚLTIMA SESSÃO DE CINEMA. Mas o que eu mais gosto dele é mesmo A MISTERIOSA MORTE DE NATALIE WOOD, que ele fez para a televisão.

  2. Concordo com você: o amor de Bogdanovich pelo cinema é de fato comovente. E ele é o autor de pelo um filme muito bom: Targets, do final dos anos 60.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *