[oscar 2006 – fotografia]
2 O Ilusionista – Dick Pope
3 O Labirinto do Fauno – Guillermo Navarro
4 Dália Negra – Vilmos Zsigmond
5 O Grande Truque – Wally Pfister
comentário: a ameaça mais imediata ao favoritismo de Filhos da Esperança é O Ilusionista, que andou aparecendo em premiações por aí, mas uma eventual surpresa com O Labirinto do Fauno não está, de maneira alguma, descartada. No entanto, como o trabalho de Emmanuel Lubezcki é bastante braçal e junta domínio técnico e um belo trabalho de saturação, acho que o Oscar vai para ele mesmo. O excelente trabalho de composição do veterano Vilmos Zsigmond, em Dália Negra, não tem chances, infelizmente.
num mundo provável: Filhos da Esperança
num mundo perfeito: Filhos da Esperança
num mundo perdido: O Grande Truque
num universo paralelo: Dália Negra
[oscar 2006 – montagem]
2 Babel – Stephen Mirrione e Douglas Crise
3 Vôo United 93 – Clare Douglas, Christopher Rouse e Richard Pearson
4 Filhos da Esperança – Alex Rodríguez e Alfonso Cuarón
5 Diamante de Sangue – Steven Rosenblum
comentário: aqui é simples assim: se Os Infiltrados ganhar melhor filme, ganha melhor montagem. Se o resultado for outro na categoria principal, há duas opções: ou dá Babel (mas o Oscar já não teve sua cota de montagem carrossel no ano passado?) ou dá Vôo United 93, filme sério, de prestígio, na única oportunidade de premiá-lo.
num mundo provável: Os Infiltrados
num mundo perfeito: Vôo United 93
num mundo perdido: Babel
num universo paralelo: 007 – Cassino Royale
[oscar 2006 – direção de arte e decoração de sets]
direção de arte: Eugenio Caballero
decoração de sets: Pilar Revuelta
2 Dreamgirls
direção de arte: John Myhre
decoração de sets: Nancy Haigh
3 O Bom Pastor
direção de arte: Jeannine Oppewall
decoração de sets: Gretchen Rau e Leslie E. Rollins
4 Piratas do Caribe: o Baú da Morte
direção de arte: Rick Heinrichs
decoração de sets: Cheryl A. Carasik
5 O Grande Truque
direção de arte: Nathan Crowley
decoração de sets: Julie Ochipinti
comentário: confesso que aqui eu vou mais de maria-vai-com-as-outras do que sigo minha intuição, que diz: – Dreamgirls! Dreamgirls!. Nem vi o filme, mas seria um Oscar tão natural que não sei não… A questão é que o musical de Bill Condon, apesar de líder de indicações, chegou tão fraco que fica difícil apostar nele em muitas categorias – e eu já apostei em três! Duvido que dê outro filme que não Dreamgirls ou O Labirinto do Fauno. Então, por enquanto, é isso, mas minha aposta pode mudar até o começo da festa.
num mundo provável: O Labirinto do Fauno
num mundo perfeito: O Labirinto do Fauno
num mundo perdido: todos são trabalhos bons.
num universo paralelo: Dália Negra
[oscar 2006 – figurinos]
2 Maria Antonieta – Milena Canonero
3 O Diabo Veste Prada – Patricia Field
4 A Rainha – Consolata Boyle
5 Curse of the Golden Flower – Yee Chung Man
comentário: o trabalho de Sharen Davis, além de parecer muito bom, é extremamente chamativo. Isso somado ao fato de musicais terem perfil para esta categoria a deixam como frontrunner. Milena Canonero seria um Oscar genial, embora eu nem tenha visto o filme ainda, mas Maria Antonieta ficou resumido a esta categoria, sem chances, portanto. Apesar de ser bem legal ver dois trabalhos contemporâneos indicados, acho que este é o lugar para trabalhos de época ou de fantasia. Nenhum tem muitas chances.
num mundo provável: Dreamgirls
num mundo perfeito: Maria Antonieta
num mundo perdido: A Rainha
num universo paralelo: Dália Negra
[oscar 2006 – maquiagem]
2 Apocalypto – Aldo Signoretti e Vittorio Sodano
3 Click – Kazuhiro Tsuji e Bill Corso
comentário: é estranho que justamente na categoria em que Piratas do Caribe: o Baú da Morte parecia ter mais chances, o filme sequer foi indicado, o que é uma lástima pelo fato de ele ter um trabalho realmente impressionante e completamente novo. Diante disso, Mel Gibson e Adam Sandler não são páreo para o belo trabalho de maquiagem de O Labirinto do Fauno, um dos locks mais locks da noite.
num mundo provável: O Labirinto do Fauno
num mundo perfeito: O Labirinto do Fauno
num mundo perdido: Click
num universo paralelo: Piratas do Caribe: o Baú da Morte
[oscar 2006 – efeitos visuais]
2 Piratas do Caribe: o Baú da Morte – John Knoll, Hal Hickel, Charles Gibson e Allen Hall
3 Poseidon – Boyd Shermis, Kim Libreri, Chaz Jarrett e John Frazier
comentário: sei, é uma aposta arriscada e, provavelmente, eu vou perder aqui. Talvez, inclusive, só tenha apostado em Superman, o Retorno para colocar a foto aqui já que eu amo HQs e esse herói é o meu herói desde que eu tinha 4 ou 5 anos. O maior de todos. O que eu acho – quero mais do que acho – que pode acontecer é que tenham muitos votantes da Academia que esperaram tanto pela volta do Superman para as telas quanto eu e que essa volta catapulte os votos no filme em detrimento de um trabalho impecável na porcaria que é o segundo Piratas do Caribe.
num mundo provável: Superman, o Retorno
num mundo perfeito: Piratas do Caribe: o Baú da Morte
num mundo perdido: Poseidon
num universo paralelo: O Labirinto do Fauno
[oscar 2006 – trilha sonora]
2 A Rainha – Alexandre Desplat
3 Notas sobre um Escândalo – Philip Glass
4 Babel – Gustavo Santaolalla
5 Segredos de Berlim – Thomas Newman
comentário: não acho nada difícil que um tema tão reprisado e tão encantador quanto o de O Labirinto do Fauno ganhe o Oscar de trilha sonora, ainda mais num filme que recebeu tantas indicações. Seria mais ou menos o que aconteceu com A Vida é Bela há alguns anos. Sua verdadeira ameaça é Alexandre Desplat, pela primeira vez indicado, mas que concorre por uma trilha fria, apenas correta. Se ganhasse seria apenas mais um prêmio para A Rainha, que só deve ganhar atriz e tem alguma chance em roteiro. Glass é sempre uma possibilidade, mas mão acho que arremate um Oscar neste ano.
num mundo provável: O Labirinto do Fauno
num mundo perfeito: O Labirinto do Fauno
num mundo perdido: Babel
num universo paralelo: A Conquista da Honra
[oscar 2006 – canção]
música de Henry Krieger e Scott Cutler; letra de Anne Preven
2 “I Need to Wake Up” – Uma Verdade Inconveniente
música e letra de Melissa Etheridge
3 “Patience” – Dreamgirls
música de Henry Krieger; letra de Willie Reale
4 “Our Town” – Carros
música e letra de Randy Newman
5 “Love You I Do” – Dreamgirls
música de Henry Krieger; letar de Siedah Garrett
comentário: ano fraquíssimo de boas canções, então, pela lógica, o musical que conseguiu emplacar três indicadas ganha. É bem provável, mas diante da concorrência fraca, tudo pode acontecer, inclusive o James Taylor. Ainda assim, eu acho que “Listen”, que é bem fraquinha, tem mais chances por ser a canção da Beyoncé, a estrela.
num mundo provável: “Listen” – Dreamgirls
num mundo perfeito: nenhuma destas.
num mundo perdido: “Love You I Do” – Dreamgirls
num universo paralelo: Song of The Heart – Happy Feet, o Pingüim
[oscar 2006 – mixagem de som]
2 A Conquista da Honra – John Reitz, Dave Campbell, Gregg Rudloff and Walt Martin
3 Piratas do Caribe: o Baú da Morte – Paul Massey, Christopher Boyes and Lee Orloff
4 Apocalypto – Kevin O’Connell, Greg P. Russell and Fernando Camara
5 Diamante de Sangue – Andy Nelson, Anna Behlmer and Ivan Sharrock
comentário: aqui, a lógica é parecida com a categoria de edição de som, ainda mais que os indicados são praticamente os mesmos. A diferença é que aqui só há um filme de Clint Eastwood, justamente o menos cotado, e temos Dreamgirls, que, apesar de ter sido esnobado nas categorias principais, ainda é o filme mais indicado do Oscar deste ano. E é um musical.
num mundo provável: Dreamgirls
num mundo perfeito: A Conquista da Honra
num mundo perdido: Diamante de Sangue
num universo paralelo: Superman, o Retorno
[oscar 2006 – edição de som]
2 Piratas do Caribe: o Baú da Morte – Christopher Boyes and George Watters II
3 A Conquista da Honra – Alan Robert Murray and Bub Asman
4 Apocalypto – Sean McCormack and Kami Asgar
5 Diamante de Sangue – Lon Bender
comentário: não é uma categoria tão óbvia assim. Pelo seu histórico, seria mais lógico abraçar o blockbuster e apostar em Piratas do Caribe, pelo tamanho do dinheiro investido no filme, inclusive no som. Mas filmes de guerra geralmente tem seu espaço nesses quesitos sonoros e quando eles levam a assinatura de Clint Eastwood, o negócio fica mais sério. Cartas de Iwo Jima não deve ganhar mais nenhum Oscar – a não ser que a noite tem mais surpresas do que já é esperado – então, levar este aqui seria bastante confortável.
num mundo provável: Cartas de Iwo Jima
num mundo perfeito: Cartas de Iwo Jima
num mundo perdido: Diamante de Sangue
num universo paralelo: Superman, o Retorno
Eu adoro o Oscar, Drosófila.
Gabriel, o oscarBUZZ agora vai ser incorporado a essa nova página.
Guga, exato! E o pior: são ruins!
São TRÊS (!) canções de Dreamgirls indicadas? E aquelas apresentações musicais no meio da festa ainda acontecem no Oscar?
Deus, vai ser chato.
Chico, vc abandonou o OscarBuzz?
Não vi quase nenhum dos filmes concorrendo ao Oscar esse ano, mas vou assistir assim mesmo. Adoro Oscaaaar, é tão breeeeega!