No próximo dia 29, o New York Film Critics abre oficialmente a temporada de prêmios de cinema nos Estados Unidos. A agremiação, a mais antiga do país, vai apontar os primeiros favoritos na corrida pelo Oscar 2012. E essa concorrida nunca esteve tão bagunçada.

Sem a definição exata de quantos filmes serão indicados na categoria principal, os principais sites que acompanham o “Oscar Buzz” apostam em seis ou sete finalistas. Depois de dois anos, a Academia resolveu que o mundo estava certo – e ela não – e decidiu que o número de indicados ao Oscar de melhor filme pode variar entre 5 e 10.

Agora com o buzz fervendo, vamos dar uma olhada nas categorias principais.

filme
George Clooney
1 Os Descendentes, Alexander Payne
Jean Dujardin
2 O Artista, Michel Hazanavicius
Woody Allen, Owen Wilson, Marion Cotillard
3 Meia-Noite em Paris EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Woody Allen
Steven Spielberg
4 Cavalo de Guerra, Steven Spielberg
Octavia Spencer, Viola Davis
5 Histórias Cruzadas EstrelinhaEstrelinha, Tate Taylor
Sandra Bullock
6 Tão Forte e Tão Perto, Stephen Daldry
Jude Law, Martin Scorsese, Asa Butterfield
7 Hugo, Martin Scorsese
Brad Pitt
8 O Homem que Mudou o Jogo, Bennett Miller
George Clooney
9 Tudo pelo Poder EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, George Clooney
Terrence Malick, Jessica Chastain
10 A Árvore da Vida EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Terrence Malick
alternativas: Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, David Yates; O Espião que Sabia Demais, Tomas Alfredson; Millenium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, David Fincher; J. Edgar, Clint Eastwood; Young Adult, Jason Reitman.

Muitos favoritos no começo da corrida caíram aqui. J. Edgar dividiu opiniões, A Árvore da Vida começou a ser encostado. Hoje, parecem certeiras as indicações de The Artist, The Descendants, Histórias Cruzadas e Meia-Noite em Paris, que saiu da condição de azarão. O filme de Stephen Daldry é uma boa aposta porque tem Tom Hanks e Sandra Bullock e é baseado num best-seller. A queda de alguns favoritos deu chances a Hugo de Martin Scorsese e até ao último filme de Harry Potter, que pode ser lembrado por sua condição de réquiem. O longa de David Fincher, que ninguém viu, pode ser forte demais para a Academia.

direção
Alexander Payne
1 Alexander Payne, Os Descendeantes
Michel Hazanavicious
2 Michel Hazanavicius, O Artista
Woody Allen, Owen Wilson, Rachel McAdams
3 Woody Allen, Meia-Noite em Paris EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Stephen daldry
4 Stephen Daldry, Tão Forte e Tão Perto
Steven Spielberg
5 Steven Spielberg, Cavalo de Guerra
alternativas: Terrence Malick, A Árvore da Vida EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha; Martin Scorsese, Hugo.

Seguindo a lógica de melhor filme, acho que apenas Tate Taylor não tem muitas chances de ser indicado. O filme estourou nas bilheterias, mas o trabalho de diretor não tem sido muito lembrado. Spielberg fazendo drama é chance certa de indicação e Stephen Daldry só depende das críticas porque concorreu nesta categoria por cada um de seus três longas. Michel Hazanavicious e Woody Allen devem ser indicados. Woody quebraria um jejum de 17 anos. Mas hoje o candidato mais fortes é Alexander Payne.

ator
Hean Dujardin
1 Jean Dujardin, O Artista
George Clooney
2 George Clooney, Os Descendentes
Leonardo Di Caprio
3 Leonardo DiCaprio, J. Edgar
Gary Oldman
4 Gary Oldman, O Espião que Sabia Demais
Michael Fassbender
5 Michael Fassbender, Shame
alternativas: Brad Pitt, O Homem que Mudou o Jogo; Ryan Gosling, Tudo pelo Poder EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha

A maior lástima aqui vai ser uma não-indicação de Ryan Gosling. Como tem dois filmes, Tudo pelo Poder e Drive, a possibilidade de divisão de votos é grande. J. Edgar não teve críticas muito boas, mas a indicação de Di Caprio me parece garantida, assim como a do elogiado Jean Dujardin e a de George Clooney, que é um querido da Academia. Gary Oldman, que nunca concorreu a um Oscar, tem agora sua maior chance. O mais incerto da lista é Michael Fassbender porque o filme é pequeno e alternativo, mas ele já está na lista dos sonhos da Academia há um tempinho. Quem sabe?

atriz
Meryl Streep
1 Meryl Streep, A Dama de Ferro
Viola Davis
2 Viola Davis, Histórias Cruzadas EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Glenn Close
3 Glenn Close, Albert Nobbs
Michelle Williams
4 Michelle Williams, My Week with Marilyn
Charlize Theron
5 Charlize Theron, Young Adult
alternativas: Elizabeth Olsen, Martha Marcy May Marlene; Tilda Swinton, We Need to Talk About Kevin.

Glenn Close interpretando um homem parecia uma certeza, mas ganha cada vez mais adversárias à altura. Meryl Streep e Viola Davis são locks. As duas têm boas chances de ganhar. Charlize Theron faz um filme de Jason Reitman e, nos últimos anos, isso significa indicação. E Michele Williams interpretando Marilyn me parece irresistível para a Academia. Por isso, as chances de Elizabeth Olsen são menores, mas não inexistentes. E Tilda Swinton, embora seu filme possa parecer alternativo demais, não deve ser desprezada.

ator coadjuvante
Christopher Plummer
1 Christopher Plummer, Toda Forma de Amor EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Albert Brooks
2 Albert Brooks, Drive
Max Von Sydow
3 Max von Sydow, Tão Forte e Tão Perto
Kenneth Branagh
4 Kenneth Branagh, My Week with Marilyn
Patton Oswalt
5 Patton Oswalt, Young Adult
alternativas: Armie Hammer, J. Edgar; Philip Seymour Hoffman, Tudo pelo Poder EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha

Dois velhinhos, duas indicações? Parece que sim. Christopher Plummer é tido como favorito. Sua interpretação é boa, embora o papel seja meio forçado. Max Von Sydow é outro veterano de que não se pode esquecer. Albert Brooks parece a coisa mais certa de Drive. E Kenneth Branagh fazendo Laurence Olivier. Quais as chances da Academia ignorar isso? Patton Oswalt tem sido bastante elogiado, mas pode perder a vaga para Armir Hammer, se a Academia abraçar J. Edgar ou para Philip Seymou Hoffman, fazendo o feijão com arroz de sempre, mas sempre muito bem.

atriz coadjuvante
Octavia Spencer
1 Octavia Spencer, Histórias Cruzadas EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Vanessa Redgrave
2 Vanessa Redgrave, Coriolanus
Carey Mulligan
3 Carey Mulligan, Shame
Shailene Woodley
4 Shailene Woodley, Os Descendentes
Bérénice Bejo
5 Bérénice Bejo, O Artista
alternativas: Jessica Chastain, Histórias Cruzadas EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha; Jessica Chastain, A Árvore da Vida EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha

Octavia Spencer é considerada a favorita sem Viola Davis no páreo. Viola tem sido vendida pelo estúdio como protagonista e virou favorita por lá. Fala-se muito em Vanessa Redgrave por Coriolanus, mas o filme não foi muito bem de crítica. Aí vai depender do amor da Academia por Vanessa, que acabou de receber um prêmio honorário. Será que isso ajuda ou a tira da corrida? Carey Mulligan tem Drive e Shame, mas parece que está mais forte pelo segundo como coadjuvante. Não é certeza, mas pode acontecer. A novata Shailene Woodley pode se beneficiar de uma eventual chuva de votos em The Descendants. O mesmo para Bérénice Bejo e The Artist. Resta saber se eles vão ignorar Jessica Chastain, maravilhosa em A Árvore da Vida e elogiada em Histórias Cruzadas.

roteiro original
1 Michel Hazanavicius, O Artista
2 Woody Allen, Meia-Noite em Paris EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
3 Diablo Cody, Young Adult
4 Sean Durkin, Martha Marcy May Marlene
5 Annie Mumolo, Kristen Wiig, Missão Madrinha de Casamento EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
alternativas: Terrence Malick, A Árvore da Vida EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha; Steve McQueen, Abi Morgan, Shame.
roteiro adaptado
1 Alexander Payne, Nat Faxon, Jim Rash, Os Descendentes
2 Steve Zaillian, Aaron Sorkin, O Homem que Mudou o Jogo
3 Eric Roth, Tão Forte e Tão Perto
4 Bridget O’Connor, Peter Straughan, O Espião que Sabia Demais
5 Richard Curtis, Lee Hall, Cavalo de Guerra
alternativas: Tate Taylor, Histórias Cruzadas Estrelinha; George Clooney, Grant Heslov e Beau Willimon, Tudo pelo Poder EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha.
filme estrangeiro
1 A Separação (Irã)
2 In Darkness (Polônia)
3 Beyond EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha (Suécia)
4 Era Uma Vez na Anatólia EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha (Turquia)
5 Pina (Alemanha)
alternativas: A Guerra Está Declarada (França), Footnote (Israel), Respirar EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha (Áustria), O Porto (Finlândia), Where Do We Go Now?(Líbano).
filme de animação
1 As Aventuras de Tintin
2 Rango EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
3 Arthur Christmas
4 Rio EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
5 Carros 2
alternativas: Kung Fu Panda 2, O Gato de Botas.
fotografia
1 Emmanuel Lubezki, A Árvore da Vida EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
2 Guillame Schiffman, O Artista
3 Robert Richardson, Hugo
4 Janusz Kaminski, Cavalo de Guerra
5 Eduardo Serra, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
alternativas: Jeff Cronenweth, Millenium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres; Tom Stern, J. Edgar.
montagem
1 Anne-Sophie Bion, O Artista
2 Stephen Mirrione, Tudo pelo Poder EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
3 Michael Kahn, Cavalo de Guerra
4 Christopher Tellefsen, O Homem que Mudou o Jogo
5 Thelma Schoonmaker, Hugo
alternativas: Kevin Tent, Os Descendentes; Kirk Baxter, Angus Wall, Millenium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres.
direção de arte
1 Dante Ferretti; Dorothée Baussan, Francesca Lo Schiavo, Hugo
2 Laurence Bennett, O Artista
3 Stuart Craig; Stephenie McMillan, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
4 Rick Carter; Lee Sandales, Cavalo de Guerra
5 Jack Fisk; Jeanette Scott, A Árvore da Vida
EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha

alternativas: James McAteer; Gernot Thöndel, Um Método Perigoso EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha; Maria Djurkovic, O Espião que Sabia Demais.
figurinos
1 Sandy Powell, Hugo
2 Michael O’Connor, Jane Eyre
3 Mark Bridges, O Artista
4 Arianne Phillips, W.E.
5 Eiko Ishioska, Simonetta Marian, Imortais
alternativas: Lisy Christi, Anônimo; Sharen Davis, Histórias Cruzadas EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha.
maquiagem
1 J. Edgar
2 A Dama de Ferro
3 Albert Nobbs
alternativas: Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas; Lanterna Verde EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha.
trilha sonora
1 Ludovic Bource, O Artista
2 John Williams, As Aventuras de Tintin
3 John Williams, Cavalo de Guerra
4 Howard Shore, Hugo
5 Alexandre Desplat, Tão Forte e Tão Perto
alternativas: Alberto Iglesias, O Espião que Sabia Demais; Trent Reznor, Atticus Ross, Millenium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres.
canção
1 “The Living Proof”, Histórias Cruzadas Estrelinha
2 “Star Spangled Man”, Capitão América EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
3 “Pictures in my Head, Os Muppets
4 “Lay Your Head Down”, Albert Nobbs
5 “Life’s a Happy Song, Os Muppets
alternativas: “Let Me Take You to Rio”, Rio EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha; “The Keeper”, Machine Gun Preacher; “Hell and Back Again”, Hell and Back Again; “Collision of Worlds”, Carros 2;
“Real in Rio”, Rio EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha.
mixagem de som
1 Transformers: O Lado Oculto da Lua
2 Cavalo de Guerra
3 Planeta dos Macacos: A Origem EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
4 Super 8 EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
5 As Aventuras de Tintin
alternativas: Hugo; O Artista.
edição de som
1 Transformers: O Lado Oculto da Lua
2 Super 8 EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
3 As Aventuras de Tintin
4 Rango EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
5 Cavalo de Guerra
alternativas: Planeta dos Macacos: A Origem EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha; O Artista.
efeitos visuais
1 Planeta dos Macacos: A Origem EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
2 Capitão América
3 Transformers: O Lado Oculto da Lua
4 Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
5 A Árvore da Vida
EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha

alternativas: Hugo; Super 8 EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha.
documentário
1 Hell and Back Again
2 Projeto Nim
3 Pina
4 Paradise Lost 3: Purgatory
5 We Are Here
alternativas: If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front; Buck.
 

Comentários

comentários

12 comentários sobre “Oscar 2012: apostas”

  1. concordo com as indicaçoes, porem esta se esquecendo do principal:os homens que nao amavam as mulheres promete ser uma explosao de critica bilheteria e premios e ele nao foi citado em nenhuma das categorias acima o que e ridiculo

  2. Rodrigo, “Melancolia” só tem chances para a Kirsten Dunst e são bem poucas. Ela precisaria de pelo menos umas duas citações nos prêmios de críticos pra entrar na disputa. “Água para Elefantes” não tem a mínima chance.

    Layo, também tenho dúvidas quanto ao Spielber, mas o Oscar já mostrou que o ama. Veremos. “Tudo pelo Poder” precisaria de apoio dos críticos, mas Hollywood adora o George Clooney, who knows?

  3. Eba! Começou! Acho muito difícil “Tudo pelo poder” entrar. A “A Árvore da vida” tem chances, disputando diretamente com o mais novo filme do David Fincher e “O Espião que sabia demais” (que creio, deve crescer). Apostaria mais nos últimos dois. Tenho dúvidas quanto ao filme do Spielberg também. Vou esperar mais reações da crítica.

  4. Mateus, independentemente da natureza do prêmio, a Academia pode entender que a Vanessa já ganhou o dela.

    Maurício, eu vejo todo mundo apostar em “Meia-Noite em Paris”. “Moneyball” pode entrar, mas acho menos forte. E Viola, que eu acho apenas correta, entrou muito cedo na disputa e isso pode prejudicá-la. As pessoas acabaram de ver a Meryl. Ou seja, está mais fresquinha na memória.

  5. MEIA NOITE EM PARIS está forte, mas nem tanto. Acho, por exemplo, que O HOMEM QUE MUDOU O JOGO está mais bem cotado que o filme de Wood Allen. E Viola Davis está em um condição de favorita absoluta, ou seja, não só está a frente de Streep e Close, como está muito a frente.

  6. Nossa, seria incrível se Fassbender e Mulligan entrassem mesmo! E Vi ontem o My Week with Marilyn, a Williams tá irresistível

    Mas Chico, eu nao entendi até agora sobre a Vanessa: Ela recebeu o Oscar honorari mesmo ou foi só uma homenagem? eu achava que era o último…

    E Branagh só teve 1 indicação como ator (e 3 por roteiro e curta) há mais de 20 anos… Acho que pode entrar também. Mas eu não consigo de verdade ver a Viola Davis ganhando… Octavia acho até que é quase barbada mas Viola me parece muito insossa…

  7. Boas previsões. É curioso mesmo essa alavancada que MEIA-NOITE EM PARIS teve há algum tempo com essa certa indefinição entre ‘melhor filme’ — o pessoal ainda não tinha visto THE ARTIST nem o favorito OS DESCENDENTES. Também queria ver Jessica Chastain aparecer, mas talvez os vários papeis diluam suas chances.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *