No próximo dia 29, o New York Film Critics abre oficialmente a temporada de prêmios de cinema nos Estados Unidos. A agremiação, a mais antiga do país, vai apontar os primeiros favoritos na corrida pelo Oscar 2012. E essa concorrida nunca esteve tão bagunçada.
Sem a definição exata de quantos filmes serão indicados na categoria principal, os principais sites que acompanham o “Oscar Buzz” apostam em seis ou sete finalistas. Depois de dois anos, a Academia resolveu que o mundo estava certo – e ela não – e decidiu que o número de indicados ao Oscar de melhor filme pode variar entre 5 e 10.
Agora com o buzz fervendo, vamos dar uma olhada nas categorias principais.
Muitos favoritos no começo da corrida caíram aqui. J. Edgar dividiu opiniões, A Árvore da Vida começou a ser encostado. Hoje, parecem certeiras as indicações de The Artist, The Descendants, Histórias Cruzadas e Meia-Noite em Paris, que saiu da condição de azarão. O filme de Stephen Daldry é uma boa aposta porque tem Tom Hanks e Sandra Bullock e é baseado num best-seller. A queda de alguns favoritos deu chances a Hugo de Martin Scorsese e até ao último filme de Harry Potter, que pode ser lembrado por sua condição de réquiem. O longa de David Fincher, que ninguém viu, pode ser forte demais para a Academia.
Seguindo a lógica de melhor filme, acho que apenas Tate Taylor não tem muitas chances de ser indicado. O filme estourou nas bilheterias, mas o trabalho de diretor não tem sido muito lembrado. Spielberg fazendo drama é chance certa de indicação e Stephen Daldry só depende das críticas porque concorreu nesta categoria por cada um de seus três longas. Michel Hazanavicious e Woody Allen devem ser indicados. Woody quebraria um jejum de 17 anos. Mas hoje o candidato mais fortes é Alexander Payne.
A maior lástima aqui vai ser uma não-indicação de Ryan Gosling. Como tem dois filmes, Tudo pelo Poder e Drive, a possibilidade de divisão de votos é grande. J. Edgar não teve críticas muito boas, mas a indicação de Di Caprio me parece garantida, assim como a do elogiado Jean Dujardin e a de George Clooney, que é um querido da Academia. Gary Oldman, que nunca concorreu a um Oscar, tem agora sua maior chance. O mais incerto da lista é Michael Fassbender porque o filme é pequeno e alternativo, mas ele já está na lista dos sonhos da Academia há um tempinho. Quem sabe?
Glenn Close interpretando um homem parecia uma certeza, mas ganha cada vez mais adversárias à altura. Meryl Streep e Viola Davis são locks. As duas têm boas chances de ganhar. Charlize Theron faz um filme de Jason Reitman e, nos últimos anos, isso significa indicação. E Michele Williams interpretando Marilyn me parece irresistível para a Academia. Por isso, as chances de Elizabeth Olsen são menores, mas não inexistentes. E Tilda Swinton, embora seu filme possa parecer alternativo demais, não deve ser desprezada.
Dois velhinhos, duas indicações? Parece que sim. Christopher Plummer é tido como favorito. Sua interpretação é boa, embora o papel seja meio forçado. Max Von Sydow é outro veterano de que não se pode esquecer. Albert Brooks parece a coisa mais certa de Drive. E Kenneth Branagh fazendo Laurence Olivier. Quais as chances da Academia ignorar isso? Patton Oswalt tem sido bastante elogiado, mas pode perder a vaga para Armir Hammer, se a Academia abraçar J. Edgar ou para Philip Seymou Hoffman, fazendo o feijão com arroz de sempre, mas sempre muito bem.
Octavia Spencer é considerada a favorita sem Viola Davis no páreo. Viola tem sido vendida pelo estúdio como protagonista e virou favorita por lá. Fala-se muito em Vanessa Redgrave por Coriolanus, mas o filme não foi muito bem de crítica. Aí vai depender do amor da Academia por Vanessa, que acabou de receber um prêmio honorário. Será que isso ajuda ou a tira da corrida? Carey Mulligan tem Drive e Shame, mas parece que está mais forte pelo segundo como coadjuvante. Não é certeza, mas pode acontecer. A novata Shailene Woodley pode se beneficiar de uma eventual chuva de votos em The Descendants. O mesmo para Bérénice Bejo e The Artist. Resta saber se eles vão ignorar Jessica Chastain, maravilhosa em A Árvore da Vida e elogiada em Histórias Cruzadas.
2 Woody Allen, Meia-Noite em Paris
3 Diablo Cody, Young Adult
4 Sean Durkin, Martha Marcy May Marlene
5 Annie Mumolo, Kristen Wiig, Missão Madrinha de Casamento
2 Steve Zaillian, Aaron Sorkin, O Homem que Mudou o Jogo
3 Eric Roth, Tão Forte e Tão Perto
4 Bridget O’Connor, Peter Straughan, O Espião que Sabia Demais
5 Richard Curtis, Lee Hall, Cavalo de Guerra
2 In Darkness (Polônia)
3 Beyond (Suécia)
4 Era Uma Vez na Anatólia (Turquia)
5 Pina (Alemanha)
2 Rango
3 Arthur Christmas
4 Rio
5 Carros 2
2 Guillame Schiffman, O Artista
3 Robert Richardson, Hugo
4 Janusz Kaminski, Cavalo de Guerra
5 Eduardo Serra, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2
2 Stephen Mirrione, Tudo pelo Poder
3 Michael Kahn, Cavalo de Guerra
4 Christopher Tellefsen, O Homem que Mudou o Jogo
5 Thelma Schoonmaker, Hugo
2 Laurence Bennett, O Artista
3 Stuart Craig; Stephenie McMillan, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2
4 Rick Carter; Lee Sandales, Cavalo de Guerra
5 Jack Fisk; Jeanette Scott, A Árvore da Vida
2 Michael O’Connor, Jane Eyre
3 Mark Bridges, O Artista
4 Arianne Phillips, W.E.
5 Eiko Ishioska, Simonetta Marian, Imortais
2 A Dama de Ferro
3 Albert Nobbs
2 John Williams, As Aventuras de Tintin
3 John Williams, Cavalo de Guerra
4 Howard Shore, Hugo
5 Alexandre Desplat, Tão Forte e Tão Perto
2 “Star Spangled Man”, Capitão América
3 “Pictures in my Head, Os Muppets
4 “Lay Your Head Down”, Albert Nobbs
5 “Life’s a Happy Song, Os Muppets
“Real in Rio”, Rio .
2 Cavalo de Guerra
3 Planeta dos Macacos: A Origem
4 Super 8
5 As Aventuras de Tintin
2 Super 8
3 As Aventuras de Tintin
4 Rango
5 Cavalo de Guerra
2 Capitão América
3 Transformers: O Lado Oculto da Lua
4 Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2
5 A Árvore da Vida
2 Projeto Nim
3 Pina
4 Paradise Lost 3: Purgatory
5 We Are Here
Bons filmes.
concordo com as indicaçoes, porem esta se esquecendo do principal:os homens que nao amavam as mulheres promete ser uma explosao de critica bilheteria e premios e ele nao foi citado em nenhuma das categorias acima o que e ridiculo
Rodrigo, “Melancolia” só tem chances para a Kirsten Dunst e são bem poucas. Ela precisaria de pelo menos umas duas citações nos prêmios de críticos pra entrar na disputa. “Água para Elefantes” não tem a mínima chance.
Layo, também tenho dúvidas quanto ao Spielber, mas o Oscar já mostrou que o ama. Veremos. “Tudo pelo Poder” precisaria de apoio dos críticos, mas Hollywood adora o George Clooney, who knows?
Eba! Começou! Acho muito difícil “Tudo pelo poder” entrar. A “A Árvore da vida” tem chances, disputando diretamente com o mais novo filme do David Fincher e “O Espião que sabia demais” (que creio, deve crescer). Apostaria mais nos últimos dois. Tenho dúvidas quanto ao filme do Spielberg também. Vou esperar mais reações da crítica.
Chico, Melancolia e Agua para Elefantes sem indicações?
Mateus, independentemente da natureza do prêmio, a Academia pode entender que a Vanessa já ganhou o dela.
Maurício, eu vejo todo mundo apostar em “Meia-Noite em Paris”. “Moneyball” pode entrar, mas acho menos forte. E Viola, que eu acho apenas correta, entrou muito cedo na disputa e isso pode prejudicá-la. As pessoas acabaram de ver a Meryl. Ou seja, está mais fresquinha na memória.
MEIA NOITE EM PARIS está forte, mas nem tanto. Acho, por exemplo, que O HOMEM QUE MUDOU O JOGO está mais bem cotado que o filme de Wood Allen. E Viola Davis está em um condição de favorita absoluta, ou seja, não só está a frente de Streep e Close, como está muito a frente.
Nossa, seria incrível se Fassbender e Mulligan entrassem mesmo! E Vi ontem o My Week with Marilyn, a Williams tá irresistível
Mas Chico, eu nao entendi até agora sobre a Vanessa: Ela recebeu o Oscar honorari mesmo ou foi só uma homenagem? eu achava que era o último…
E Branagh só teve 1 indicação como ator (e 3 por roteiro e curta) há mais de 20 anos… Acho que pode entrar também. Mas eu não consigo de verdade ver a Viola Davis ganhando… Octavia acho até que é quase barbada mas Viola me parece muito insossa…
E começa a brincadeira!
Boas previsões. É curioso mesmo essa alavancada que MEIA-NOITE EM PARIS teve há algum tempo com essa certa indefinição entre ‘melhor filme’ — o pessoal ainda não tinha visto THE ARTIST nem o favorito OS DESCENDENTES. Também queria ver Jessica Chastain aparecer, mas talvez os vários papeis diluam suas chances.