A essa altura da temporada de prêmios, depois de ver seus principais concorrentes caírem, um a um, Spotlight, de Tom McCarthy, parecia o franco favorito ao Oscar de melhor filme. Carol, de Todd Haynes, andava desacreditado na bolsa de apostas e tinha perdido uma vaga no Top 10 do Sindicato dos Produtores, e Mad Max: Estrada da Fúria, de George Miller, embora tenha sido indicado por todo mundo e levado vários prêmios de direção, não parecia uma possibilidade concreta de premiação na festa da Academia por fugir completamente do estereótipo que costuma ser celebrado pela indústria. Talvez um azarão em direção, quem sabe?

Mas eis que chega o Bafta, o Oscar dos britânicos, cada vez menos interessado em premiar ingleses e mirando muito mais em se firmar como uma prévia da festa de Hollywood. E o Bafta veio para abalar. Spotlight está lá, indicado para melhor filme, mas McCarthy perdeu a vaga entre os diretores. Um baque numa corrida que muda de protagonismo a cada dia às vésperas da lista do Oscar sair. Mad Max, que parecia ser a segunda certeza desta lista, não entrou nem em filme, nem em direção. O desejado prêmio pro George Miller ficou mais distante e, se ele não entrar no Top 5 do Sindicato dos Diretores, que sai no dia 12, até a indicação fica ameaçada.

Mas e aí, quem se deu bem? Justamente Carol, que parecia cachorro morto, lidera as indicações ao Bafta, com 9 menções, inclusive filme e direção, dividindo essa liderança com Ponte de Espiões, de Steven Spielberg, que foi um coadjuvante de luxo até então, mas que tema cara do Oscar. Ou não? Com os três principais players da temporada entre altos e baixos, seria o filme de Spielberg uma “saída pela direita” para a Academia? Ou Perdido em Marte, de Ridley Scott, um blockbuster elogiadíssimo na América, seria uma opção? Bem, o Bafta não ajudou muito. Scott, inglês, entrou na categoria de direção, mas não conseguiu emplacar a indicação para melhor filme. Que puxa, hein?

Melhor sorte do que ele tiveram Adam McKay e Alejandro Gonzalez Iñarritu, que viram seus A Grande Aposta e O Regresso, respectivamente, indicados a filme e direção. A trajetória do primeiro é curiosa: o filme surgiu meio do nada, foi bastante elogiado e tem emplacado presença em quase todas as listas de melhores do ano. O senão é que, na condição de comédia, mesmo que comédia inteligente, o filme pode ser visto mais como um indicado do que como um possível vencedor. Por outro lado, o filme de Iñarritu, que ganhou os Oscars de filme e direção no ano passado por Birdman, começou a temporada como uma das grandes apostas, estreou dividindo a crítica e perdeu a vaga no Top 10 do American Film Institute, coisa que nenhum vencedor do Oscar faz, hein?

O Bafta, que nos últimos anos tem ajudado a definir quem está na frente na corrida pelo Oscar, desta vez bagunçou tudo. E não foi só na categoria principal. Entre as atrizes, os britânicos ratificaram as três certezas (Brie Larson, Cate Blanchett e Saoirse Ronan), defenderam Alicia Vikander em A Garota Dinamarquesa, mas preferiram esnobar Charlotte Rampling, que precisava desesperadamente ser lembrada aqui, depois de ter perdido a vaga no SAG e no Globo de Ouro, e trazer Maggie Smith, de A Senhora da Van, que não tinha recebido uma só menção significativa, para o centro da disputa. Na categoria das coadjuvantes, Julie Walters viu sua candidatura por Brooklyn reacender e novamente Vikander, desta vez por Ex Machina, ganhou mais um ponto que pode significar uma dupla indicação no Oscar. Rooney Mara, Kate Winslet e Jennifer Jason Leigh podem não ser exatamente favoritas, mas são certamente os nomes mais onipresentes.

Matt Damon foi a escolha dos britânicos para fechar a lista de atores, se juntando aos onipresentes DiCaprio, Fassbender, Cranston e Redmayne. Já a relação dos coadjuvantes ainda está confusa. Christian Bale ganhou mais força para estar ao lado de Mark Rylance e Idris Elba, os mais citados até então, mas o Globo de Ouro o indicou como protagonista de comédia. Benicio Del Toro e Mark Ruffalo, que sempre pareceram fortes, mas apareceram em poucas listas ganharam um apoio fundamental. Pior para Michael Shannon, de 99 Homes, que surgiu nas listas do SAG, do Globo de Ouro e do Critics Choice; Paul Dano, de Love & Mercy, presente nas duas últimas; e Sylvester Stallone, de Creed, que só foi lembrado pelos jornalistas estrangeiros em Hollywood.

Diante de tantas incertezas, falta o Sindicato dos Diretores se pronunciar. Quando a lista de indicados a melhor filme da Academia era composta apenas por cinco títulos, a relação do DGA era a prévia mais exata para chegar aos finalistas para o Oscar na categoria principal. Os acertos eram de pelo menos 4 em 5, quando não chegava a 100%. Curiosamente, ficavam menores comparados justamente à categoria de direção. Mas, num ano tão tumultuado, no dia 12, os cineastas vão ajudar a dizer quem realmente está na frente na disputa pelo Oscar. Pena que não vamos ter muito tempo para pensar direitinho no impacto dessa lista em relação à da Academia, que vai ser revelada dois dias depois.


indicados ao Bafta 2016

filme
A Grande Aposta
Ponte de Espiões
O Regresso
Carol
Spotlight: Segredos Revelados

direção
Adam McKay, A Grande Aposta
Steven Spielberg, Ponte de Espiões
Todd Haynes, Carol
Ridley Scott, Perdido em Marte
Alejandro G. Inarritu, O Regresso

atriz
Brie Larson, O Quarto de Jack
Saoirse Ronan, Brooklyn
Cate Blanchett, Carol
Alicia Vikander, A Garota Dinamarquesa
Maggie Smith, A Senhora da Van

ator
Leonardo DiCaprio, O Regresso
Eddie Redmayne, A Garota Dinamarquesa
Michael Fassbender, Steve Jobs
Matt Damon, Perdido em Marte
Bryan Cranston, Trumbo: Lista Negra

atriz coadjuvante
Kate Winslet, Steve Jobs
Alicia Vikander, Ex Machina: Instinto Artificial
Rooney Mara, Carol
Jennifer Jason Leigh, Os Oito Odiados
Julie Walters, Brooklyn

ator coadjuvante
Benicio Del Toro, Sicario: Terra de Ninguém
Christian Bale, A Grande Aposta
Idris Elba, Beasts of No Nation
Mark Ruffalo, Spotlight: Segredos Revelados
Mark Rylance, Ponte de Espiões

roteiro original
Matthew Charman, Ethan Coen, Joel Coen, Ponte de Espiões
Alex Garland, Ex Machina: Instinto Artificial
Quentin Tarantino, Os Oito Odiados
Josh Cooley, Pete Docter, Meg LeFauve, Divertida Mente
Tom McCarthy, Josh Singer, Spotlight: Segredos Revelados

roteiro adaptado
Adam McKay, Charles Randolph, A Grande Aposta
Nick Hornby, Brooklyn
Phyllis Nagy, Carol
Emma Donoghue, O Quarto de Jack
Aaron Sorkin, Steve Jobs

fotografia
Janusz Kaminski, Ponte de Espiões
Ed Lachman, Carol
John Seale, Mad Max: Estrada da Fúria
Emmanuel Lubezki, O Regresso
Roger Deakins, Sicario: Terra de Ninguém

montagem
A Grande Aposta
Ponte de Espiões
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso

desenho de produção
Ponte de Espiões
Carol
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
Star Wars: O Despertar da Força

figurinos
Brooklyn
Carol
Cinderela
A Garota Dinamarquesa
Mad Max: Estrada da Fúria

maquiagem
Brooklyn
Carol
A Garota Dinamarquesa
Mad Max: Estrada da Fúria
O Regresso

trilha sonora
Thomas Newman, Ponte de Espiões
Ennio Morricone, Os Oito Odiados
Ryuichi Sakamoto, Carsten Nicolai, O Regresso
Jóhann Jóhannsson, Sicario: Terra de Ninguém
John Williams, Star Wars: O Despertar da Força

som
Ponte de Espiões
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso
Star Wars: O Despertar da Força

efeitos visuais
Homem-Formiga
Ex Machina: Instinto Artificial
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
Star Wars: O Despertar da Força

documentário
Amy
Cartel Land
Malala
A Verdade Sobre Marlon Brando
Sherpa

animação
Divertida Mente
Minions
Shaun: O Carneiro

filme britânico
45 Anos
Amy
Brooklyn
A Garota Dinamarquesa
Ex Machina: Instinto Artificial
The Lobster

estreia britânica
Alex Garland (diretor), Ex Machina: Instinto Artificial
Debbie Tucker Green (diretor/roteirista), Second Coming
Naji Abu Nowar (diretor/roteirista); Rupert Lloyd (produtor), Theeb
Sean McAllister (diretor/produtor), Elhum Shakerifar (produtor), A Syrian Love Story
Stephen Fingleton (diretor/roteirista), The Survivalist

curta de animação britânico
Edmond
Manoman
Prologue

curta britânico
Elephant
Mining Poems Or Odes
Operator
Over
Samuel-613

filme estrangeiro
A Assassina (Taiwan)
Força Maior (Suécia)
Theeb (Jordânia)
Timbuktu (Mauritânia)
Relatos Selvagens (Argentina)

estrela em ascensão
Bel Powley
Brie Larson
John Boyega
Taron Egerton
Dakota Johnson

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *