Aclamado pela crítica, elogiado pelo público, premiado nos festivais de Sundance e Berlim. Que Horas Ela Volta? era a escolha mais óbvia do Brasil para disputar um espaço na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2016. E foi exatamente o que aconteceu. O Ministério da Cultura anunciou que o longa de Anna Muylaert deixou pra trás outros sete títulos, entre eles A História da Eternidade, de Camilo Cavalcante, e Casa Grande, de Fellipe Barbosa, e vai tentar uma das cinco vagas para quem fala uma língua diferente do inglês na festa da Academia.
Mas a boa notícia chama atenção para uma triste estatística: dos 43 longas brasileiros que foram selecionados para concorrer ao Oscar desde 1959, o filme estrelado por Regina Casé é apenas o segundo dirigido por uma mulher. Até hoje, A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, era filho único nesta relação. Isso sem contar com Cidade de Deus, em que Kátia Lund assina a codireção. Um dado impressionante para um país com tantas mulheres cineastas de renome, como Ana Carolina, Lucia Murat, Tata Amaral, Laís Bodanzky, Sandra Werneck, Lina Chamie, Eliane Caffé, para citar só algumas.
A decisão do MinC cristaliza um momento de discussão sobre o machismo no cinema brasileiro. A própria Anna Muylaert vem levantando essa lebre em entrevista que dá dentro e fora do Brasil, denunciando o tratamento diferenciado que recebeu por ter invadido um “Clube do Bolinha”. A polêmica ganhou um capítulo importante e crucial quando a diretora foi impedida de falar num debate pós-exibição de seu filme no Recife. Os amigos dela, os também cineastas Cláudio Assis e Lírio Ferreira, que estariam embriagados, tumultuaram a sessão. E Anna, magnânima, resumiu: “a mulher tem dificuldade de subir no palco e o homem, de descer dele”.
Que Horas Ela Volta? tem a missão de mudar a história do Brasil no Oscar. O filme de Anna Muylaert vem sendo muito cotado nas bolsas de apostas de sites e blogues especializados e arrecadado elogios de críticos e jornalistas. E quem ache que Regina Casé tem chances bem tímidas de terminar entre as finalistas ao prêmio de melhor atriz. Depende de muita coisa, mas não é impossível. O filme já estreou nos Estados Unidos, o que o qualifica para as outras categorias do Oscar, e fez uma bilheteria até razoável.
O Pagador de Promessas, O Quatrilho, O Que é Isso, Companheiro? e Central do Brasil foram os únicos longas nacionais que conseguiram emplacar na lista do Oscar. Um aproveitamento de menos de 10% entre os filmes que o país já selecionou. Carlos Diegues é um campeão de seleções e não-indicações. Seis de seus filmes foram escolhidos pelo Brasil; nenhum conseguiu ser finalista.
Entre os selecionados nacionais, algumas surpresas, como Walter Hugo Khouri e Sérgio Ricardo. Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Luis Sergio Person também já representaram o cinema brasileiro na disputa. Veja a lista completa dos filmes que defenderam o Brasil:
1959 A Morte Comanda o Cangaço, Carlos Coimbra & Walter Guimarães Motta
1961 O Pagador de Promessas , Anselmo Duarte
1963 Deus e o Diabo na Terra do Sol , Glauber Rocha
1964 São Paulo, Sociedade Anônima , Luís Sérgio Person
1966 O Caso dos Irmãos Naves , Luís Sérgio Person
1967 As Amorosas, Walter Hugo Khouri
1969 O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro ½, Glauber Rocha
1970 Pecado Mortal, Miguel Faria Jr.
1971 Pra Quem Fica, Tchau, Reginaldo Farias
1972 Como Era Gostoso o Meu Francês ½, Nelson Pereira dos Santos
1973 A Faca e o Rio, George Sluizer
1974 A Noite do Espantalho ½, Sérgio Ricardo
1975 O Amuleto de Ogum , Nelson Pereira dos Santos
1976 Xica da Silva , Carlos Diegues
1977 Tenda dos Milagres, Nelson Pereira dos Santos
1978 A Lira do Delírio , Walter Lima Jr.
1980 Bye Bye Brasil , Carlos Diegues
1984 Memórias do Cárcere, Nelson Pereira dos Santos
1986 A Hora da Estrela , Suzana Amaral
1987 Um Trem para as Estrelas , Carlos Diegues
1988 Romance de Empregada, Bruno Barreto
1989 Dias Melhores Virão ½, Carlos Diegues
1995 O Quatrilho ½, Fábio Barreto
1996 Tieta do Agreste, Carlos Diegues
1997 O Que é Isso, Companheiro? , Bruno Barreto
1998 Central do Brasil ½, Walter Salles
1999 Orfeu , Carlos Diegues
2000 Eu, Tu, Eles , Andrucha Waddington
2001 Abril Despedaçado ½, Walter Salles
2002 Cidade de Deus ½, Fernando Meirelles
2003 Carandiru , Hector Babenco
2004 Olga , Jayme Monjardim
2005 2 Filhos de Francisco , Breno Silveira
2006 Cinema, Aspirinas e Urubus , Marcelo Gomes
2007 O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias ½, Cao Hamburger
2008 Última Parada 174, Bruno Barreto
2009 Salve Geral , Sérgio Rezende
2010 Lula, o Filho do Brasil , Fábio Barreto
2011 Tropa de Elite 2 ½, José Padilha
2012 O Palhaço , Selton Mello
2013 O Som ao Redor , Kleber Mendonça Filho
2014 Hoje Eu Quero Voltar Sozinho , Daniel Ribeiro
2015 Que Horas Ela Volta? , Anna Muylaert
Acho que vale o registro de que O Ano em que meus pais saíram de férias chegou a ser pré-selecionado. Ficou entre os 9 semi-finalistas para ocupar as 5 vagas. Não quer dizer muita coisa, mas, ao menos, dá aquela sensação de “na trave!”
O Caso dos Irmãos Naves é uma obra-prima. Merecia um prêmio como o Oscar. Depois da Retomada, tentaram fazer os acadêmicos engolir muita porcaria.
Concordo.
Acho que na época do DIAS MELHORES VIRÃO não havia outra opção a não ser esse filme do Diegues. hehe
um dia desses olhando numa loja de dvds,vi um filme chamado orfeu negro,li a sinopse,vi as fotos,os atores e tudo era do brasil e pensei:disseram que o brasil nunca ganhou oscar,mas este filme aqui tem até etiqueta com vencedor do premio!olhei direito depois e vi que ganho realmente o premio,mas pela frança que eram os produtores.até nisso o brasil da zica.
Muito interessante esse post,tanto que fiz um link dele em meu blog quem imagina que Glauber Rocha e Nelson Pereira já foram escolhidos para concorrer.
Mas vocês acreditam mesmo que o Tropa 2 pode levar o careca-de-ouro? Não que seja um filme ruim, pelo contrario, mas ao meu ver o filme brasileiro esta muito distante em temática e conteúdo dos filmes estrangeiros que o oscar vem premiando
Ah, mais uma coisa. Eu acho que ia ser interessante pegar a lista dos filmes que concorreram em cada ano e ver quais poderiam ter ganho de acordo com o nosso gosto pessoal. O que vocês acham da idéia?
Onde você achou essa lista de filmes brasileiros indicados ao oscar? Muito interessante. A impressão que dava é que os militares não tinham grande interesse em mandar filmes para concorrer o oscar.
Pois é, “antes”. Porque, de um tempo pra cá, o perfil é bem diferente.
acho que o Brasil deveria ter 4 Oscar já (pelo tipo de filme que premiam):
O Pagador de Promessas,
Deus e o Diabo na Terra do Sol
São Paulo, Sociedade Anônima
Central do Brasil
pq antes eles premiavam mais filmes de qualidade (Bergman, Kurosawa, Fellini ganhavam naquela época) e Central Do Brasil é onde o Brasil mais esteve perto de ganhar