[homens ao mar]


À nova encarnação do navio Poseidon falta o charme do filme original, um dos melhores espécimes do cinema catástrofe dos anos 70, gênero que, confesso, eu adoro. O tom emocional que o longa de Ronald Neame tinha aos quilos foi colocado num andar abaixo na versão do veterano marinheiro Wolfgang Petersen, que preferiu se ater ao clima mais claustrofóbico. Mas, de certa forma, uma característica se sobrepõe à outra. O novo Poseidon navega por águas tão interessantes quanto o primeiro.

As personagens eram a espinha dorsal do filme de Neame, todos mais bem delineados e mais atrativos do que os sobreviventes do novo desastre. Estavam lá desde a presença da excelente rechonchuda Shelley Winters até a ótima ex-prostituta interpretada por Stella Stevens. O duelo entre Ernest Bornigne e Gene Hackman, o duelo do cético e do homem de fé, vai do começo ao fim do filme. Petersen reensaia este embate com a dupla Josh Lucas e Kurt Russell, nosso mais querido herói alternativo, mas o choque entre os dois é diluído durante o filme. Nem o homossexual abandonado de Richard Dreyfuss ou a revoltada de Mia Maestro animam tanto quanto; os dramas existem, mas nunca chegam aos pés dos do grupo original.

Mas Petersen já provou diversas vezes seu domínio de espaços fechados. E aqui não é diferente. Num filme curto, de ritmo incessante, ele transforma o navio afundado numa trincheira desconhecida, cheia de armadilhas, com pelo menos uma seqüência asfixiante: a do duto de ar, em que os problemas se acumulam até o espectador quase perder o fôlego. As cenas subaquáticas (eu sempre tento acompanhar as personagens prendendo a respiração – o que me leva a crer que eu seria o primeiro a morrer num filme destes) são bem filmadas, embora sua duração torne a trama questionável. De uma maneira geral, o filme inteiro é bem feitinho, pronto para ser consumido como diversão rápida, preparado para deixar alguns espectadores tensos. É muito bom ver o cinema disposto a não ter vergonha do que é.

[poseidon ]
direção: Wolfgang Petersen.
roteiro: Paul Attanasio, Akiva Goldsman e Mark Protosevich, baseado em livro de Paul Gallico.
elenco: Josh Lucas, Kurt Russell, Jacinda Barrett, Richard Dreyfuss, Jimmy Bennett, Emmy Rossum, Mike Vogel, Mia Maestro, Andre Braugher, Kevin Dillon, Freddy Rodriguez, Kirk B.R. Woller, Kelly McNair e Stacy Ferguson.
fotografia: John Seale. montagem: Peter Honess. música: Klaus Badelt. desenho de produção: William Sandell. figurinos: Erica Edell Phillips. produção: Mike Fleiss, Duncan Henderson e Wolfgang Petersen. site oficial:
poseidon. duração: 99 min. poseidon, estados unidos, 2006.

nas picapes: [The Morning After, Maureen McGovern]

Comentários

comentários

3 comentários sobre “[poseidon]”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *