James Wan e Leigh Whannell são os principais responsáveis pela monstruosa tsunami de filmes de tortura que domina o terror no cinema há alguns bons anos. A dupla assinou direção e roteiro de Jogos Mortais, um filme de exploitation plastificada que não gerou apenas uma série de tumores secundários como infectou meio mundo e espalhou a metástase pelo gênero. Por isso mesmo, é surpreendente que esses mesmos dois tenham feito, sem recorrer à violência explícita, o filme de espíritos mais assustador dos últimos anos.
Sobrenatural é tudo o que Revelação, de Robert Zemeckis, tenta, mas não consegue ser: uma homenagem aos longas de terror dos anos 70 e 80 que passeavam por casas assombradas e colocavam os personagens frente ao desconhecido. E o filme faz isso da maneira mais simples e eficiente possível. Os criadores usam os elementos mais clássicos do gênero (vozes macabras, aparições na janela e vultos pela casa) sem chances para que o espectador pare para respirar. E não se trata de velocidade, mas intensidade. O resultado é um assombro. De verdade.
É interessante como o roteiro avança pelo tema. O sobrenatural surge com insinuações, mas vai se materializando aos poucos até o momento em que assume completamente a mitologia do gênero, com direito a caçadores de fantasmas e uma legião de seres de outro mundo. Wan sabe manter o mistério, dando um tratamento visual macabro ao filme, embora nunca passe do ponto. O diretor se arrisca muitas vezes nesse processo, mas, exceto pela cena em que o protagonista chega ao covil do inimigo, tudo se encaixa direitinho.
A escalação do elenco ajuda a dar corpo ao filme. Patrick Wilson e Rose Byrne estão muito bem. E Lin Shaye e Barbara Hershey nos fazem crer em parapsicologia. Atores sérios projetam o filme, que passeia com orgulho pelos limites entre o kitsch e susto, para literalmente outro plano. Criam um tipo de relação mais sólida com o espectador. Aproveitando essa sustentação, Wan cria intermináveis sequências de pavor. E, me perdoem os defensores do cerebral, das texturas e do improviso, mas é exatamente isso o que a gente espera de um filme de terror.
Sobrenatural
[Insidious, James Wan, 2010]
Não tenho certeza se meu comentário anterior seguiu adiante, acho q. ficou no além… rsrs Bom, eu gostei bastante do filme, mas o terço final me decepcionou com sua visão do “além” bem aquém do q. o filme permitia supor, de qq. forma, o final ousado recupera a força do filme e ele realmente dá mtos sustos, mas confesso q. sessões espíritas foram melhor filmadas por Kiyoshi; Brian Forbes; Fritz Lang; o cara q. fez “O Orfanato” e Khouri em “O Desejo”, neste filme faltou alguma nas sessões espíritas, mas as atrizes mandaram bem.
Nem me fale. Passei uma semana com medo de ir dormir.
Vi ontem à noite e estou com medo até agora, Chico. Fui pra casa rezando pro meu marido ter chegado antes de mim, pra eu não ter que ficar sozinha no apartamento. Ó que vergonha. 😀
Prefiro a direção do zemeckis. Gostei do filme, me diverti, me envolvi e senti medo. Mas a falta de acabamento de algumas soluções do roteiro (e de algumas cenas) não me deixou empolgar tanto.
Tirando o fato de eu gostar tanto de JOGOS MORTAIS quanto de REVELAÇÃO, concordo com tudo o mais. Filmaço. Um dos melhores do ano e que está pegando muita gente de surpresa.
Eu quero! =D
Fiquei muito curioso. Quando eu ía no cinema e via o poster/trailer, eu não dava nada pro filme. Mas agora que estreiou estou vendo as pessoas falarem muito bem dele. Vou ver!
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