Oitenta e sete filmes já foram premiados com o Oscar de melhor filme. Alguns deles estão entre os maiores clássicos do cinema. A vitória de outros, é bem difícil de explicar. Nos últimos tempos, deflagrei uma minicampanha minha mesmo para ver os filmes que levaram o prêmio e que eu ainda não tinha assistido. Eram oito. Vi O Bom Pastor, que não é um dos melhores do Leo McCarey, mas me parece digno. Depois veio O Homem que Não Vendeu Sua Alma, belo filme teatral dirigido pelo Fred Zinneman e com uma atuação estupenda do Paul Scofield. Em seguida veio o drama-western Cimarron, dramalhão sobre a construção da América em que pouco se salva além da curiosidade. Na sequência vi o delicioso As Aventuras de Tom Jones, filme anarquista por excelência, ousadíssimo ao trazer um roteiro de comédia alucinada e uma edição cheia de truques para um longa de época; obra do ótimo Tony Richardson, com um elenco muito à vontade. Assisti ainda ao belo, ainda que formal, Patton: Rebelde ou Herói?, filme bem rigoroso do Franklin J. Schaffner, com roteiro do Coppola e um protagonista excelente chamado George C. Scott, que, por sinal, recusou o Oscar de melhor ator. Segui com a biografia acomodada A Vida de Emile Zola, que se salva pela ótima sequência de tribunal em que reencena o caso Dreyfus, e depois pelo pioneiro Asas, um filme de 1927 que impressiona até hoje por construção visual, tanto na fotografia quanto nos efeitos especiais maravilhosos. É difícil ver o filme e saber o que é efeito e o que não é. E Clara Bow é uma das maiores divas do cinema silencioso, embora o filme não a valorize tanto. Ziegfeld, o Criador de Estrelas, burocrática biografia – de três horas! – de um mito do teatro de revista, encerrou os trabalhos. Depois da maratona, resolvi fazer esta lista, com os 87 vencedores, do pior até o melhor, seguindo meu gosto pessoal.
87 Crash – No Limite
[Crash, Paul Haggis, 2004 (ganhou por 2005)]
86 Uma Mente Brilhante
[A Beautiful Mind, Ron Howard, 2001]
85 Cimarron
[Cimarron, Wesley Ruggles, 1931 (ganhou pelo biênio 1930-1931]
84 Cavalgada
[Cavalcade, Frank Lloyd, 1933 (ganhou pelo biênio 1932-1933]
83 Quem Quer Ser um Milionário?
[Slumdog Millionaire, Danny Boyle, 2008]
82 Grande Hotel
[Grand Hotel, Edmund Goulding, 1932 (ganhou o Oscar pelo biênio 1931-1932)]
81 Carruagens de Fogo
[Chariots of Fire, Hugh Hudson, 1981]
80 A Volta ao Mundo em 80 Dias
[Around the World in Eighty Days, Michael Anderson, 1956]
79 O Discurso do Rei
[The King’s Speech, Tom Hooper, 2010]
78 Gandhi
[Gandhi, Richard Attenborough, 1982]
77 Melodia da Broadway
[The Broadway Melody, Harry Beaumont, 1929]
76 A Vida de Émile Zola
[The Life of Emile Zola, William Dieterle, 1937]
75 Ziegfeld, o Criador de Estrelas
[The Great Ziegfeld, Robert Z. Leonard, 1936]
74 Entre Dois Amores
[Out of Africa, Sydney Pollack, 1985]
73 O Grande Motim
[Mutiny on the Bounty, Frank Lloyd, 1935]
72 O Último Imperador
[The Last Emperor, Bernardo Bertolucci, 1987]
71 Os Melhores Anos de Nossas Vidas
[The Best Years of Our Lives, William Wyler, 1946]
70 Conduzindo Miss Daisy
[Driving Miss Daisy, Bruce Beresford, 1989]
69 Rosa da Esperança
[Mrs. Miniver, William Wyler, 1942]
68 O Bom Pastor
[Going My Way, Leo McCarey, 1944]
67 O Paciente Inglês
[The English Patient, Anthony Minghella, 1996]
66 Rain Man
[Rain Man, Barry Levinson, 1988]
65 Argo
[Argo, Ben Affleck, 2012]
64 Shakespeare Apaixonado
[Shakespeare in Love, John Madden, 1998]
63 Birdman
[Birdman, Alejandro G. Iñarritu, 2014]
62 O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
[The Lord of the Rings: The Return of the King, Peter Jackson, 2003]
61 Gladiador
[Gladiator, Ridley Scott, 2000]
60 Dança com Lobos
[Dances with the Wolves, Kevin Costner, 1990]
59 Laços de Ternura
[Terms of Endearment, James L. Brooks, 1983]
58 O Maior Espetáculo da Terra
[The Greatest Show on Earth, Cecil B. De Mille, 1952]
57 Coração Valente
[Braveheart, Mel Gibson, 1995]
56 Kramer vs. Kramer
[Kramer vs. Kramer, Robert Benton, 1979]
55 Marty
[Marty, Delbert Mann, 1955]
54 Chicago
[Chicago, Rob Marshall, 2002]
53 12 Anos de Escravidão
[12 Years a Slave, Steve McQueen, 2013]
52 Platoon
[Platoon, Oliver Stone, 1986]
51 Forrest Gump
[Forrest Gump, Robert Zemeckis, 1994]
50 Hamlet
[Hamlet, Laurence Olivier, 1948]
49 Oliver!
[Oliver!, Carol Reed, 1968]
48 Gigi
[Gigi, Vincente Minnelli, 1958]
47 Os Infiltrados
[The Departed, Martin Scorsese, 2006]
46 O Homem que Não Vendeu Sua Alma
[A Man for All Seasons, Fred Zinnemann, 1966]
45 A Noviça Rebelde
[The Sound of Music, Robert Wise, 1965]
44 O Artista
[The Artist, Michel Hazanavicius, 2011]
43 Gente como a Gente
[Ordinary People, Robert Redford, 1980]
42 Asas
[Wings, William A. Wellman, 1927 (ganhou pelo biênio 1927-1928)]
41 Rocky, um Lutador
[Rocky, John G. Avildsen, 1976]
40 Menina de Ouro
[Million Dollar Baby, Clint Eastwood, 2004]
39 Guerra ao Terror
[The Hurt Locker, Kathryn Bigelow, 2008 (ganhou pelo ano de 2009)]
38 A um Passo da Eternidade
[From Here to Eternity, Fred Zinneman, 1953]
37Beleza Americana
[American Beauty, Sam Mendes, 1999]
36 Rebecca, a Mulher Inesquecível
[Rebecca, Alfred Hitchcock, 1940]
35 Amadeus
[Amadeus, Milos Forman, 1984]
34 Golpe de Mestre
[The Sting, George Roy Hill, 1973]
33 As Aventuras de Tom Jones
[Tom Jones, Tony Richardson, 1963]
32 Patton – Rebelde ou Herói?
[Patton, Franklin J. Schaffner, 1970]
31 Amor, Sublime Amor
[West Side Story, Robert Wise & Jerome Robbins, 1961]
30 No Calor da Noite
[In the Heat of the Night, Norman Jewison, 1967]
29 A Ponte do Rio Kwai
[The Bridge on the River Kwai, David Lean, 1957]
28 O Silêncio dos Inocentes
[The Silence of the Lambs, Jonathan Demme, 1991]
27 Titanic
[Titanic, James Cameron, 1997]
26 Ben-Hur
[Ben-Hur, William Wyler, 1959]
25 Farrapo Humano
[The Lost Weekend, Billy Wilder, 1945]
24 A Grande Ilusão
[All the King’s Men, Robert Rossen, 1949]
23 A Luz é para Todos
[Gentlemen’s Agreement, Elia Kazan, 1947]
22 Um Estranho no Ninho
[One Flew Over the Cuckoo’s Nest, Milos Forman, 1975]
21 Onde os Fracos Não Têm Vez
[No Country for Old Men, Joel Coen & Ethan Coen, 2007]
20 Do Mundo Nada se Leva
[You Can’t Take It with You, Frank Capra, 1938]
19 A Lista de Schindler
[Schindler’s List, Steven Spielberg, 1993]
18 Sinfonia em Paris
[An American in Paris, Vincente Minnelli, 1951]
17 Operação França
[The French Connection, William Friedkin, 1971]
16 Sem Novidades no Front
[All Quient on the Western Front, Lewis Milestone, 1930 (ganhou pelo biênio 1929-1930]
15 …E o Vento Levou
[Gone with the Wind, Victor Fleming, 1939]
14 O Franco-Atirador
[The Deer Hunter, Michael Cimino, 1978]
13 Aconteceu Naquela Noite
[It Happened One Night, Frank Capra, 1934]
12 Como Era Verde o Meu Vale
[Como Era Verde o Meu Vale, John Ford, 1941]
11 Casablanca
[Casablanca, Michael Curtiz, 1942 (ganhou pelo ano de 1943]
10 A Malvada
[All About Eve, Joseph L. Mankiewicz, 1950]
9 Os Imperdoáveis
[Unforgiven, Clint Eastwood, 1992]
8 Se Meu Apartamento Falasse
[The Apartment, Billy Wilder, 1960]
7 Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
[Annie Hall, Woody Allen, 1977]
6 Minha Bela Dama
[My Fair Lady, George Cukor, 1964]
5 Lawrence da Arábia
[Lawrence of Arabia, Davis Lean, 1962]
4 Perdidos na Noite
[Midnight Cowboy, John Schlesinger, 1969]
3 O Poderoso Chefão – 2ª Parte
[The Godfather – Part II, Francis Ford Coppola, 1974]
2 Sindicato de Ladrões
[On the Waterfront, Elia Kazan, 1954]
1 O Poderoso Chefão
[The Godfather, Francis Ford Coppola, 1972]
O filme mais recente do meu Top 10 é Os Imperdoáveis, de 1992. Além dele, entre meus dez favoritos, só há filmes dos anos 50, 60 e 70. Nostalgia? Talvez, sim. Mas de filmes realmente bons sendo premiados. A verdade é que, embora tenha sido injusto muitas vezes ao longo de sua história, a qualidade dos vencedores do Oscar ficou bem questionável dos anos 80 pra cá. Faz tempo que um O Poderoso Chefão ou um Perdidos na Noite não ganha.
A Academia jura que não, mas, no primeiro ano do Oscar, havia dois prêmios de melhor filme. Um deles foi o de melhor produção, categoria em que Asas foi o vencedor. E tinha uma outra categoria, que era a de “qualidade artística de produção”, prêmio ganho por Aurora, de F.W. Murnau, clássico do cinema e, por um acaso, meu filme favorito. Na prática, era um prêmio para o filme mais bem produzido e outro o melhor “filme de arte”. A Academia trata o troféu dado para Aurora como um prêmio especial na timeline do Oscar, mas, no meu coração, o filme de Murnau está no topo da lista de melhores vencedores do Oscar em todos os tempos.
verdadeiro número 1: Aurora
[Sunrise: A Song of Two Humans, F.W. Murnau, 1927]
Que lista deliciosa, Chico! Não vi todos, mas, dos que vi, acho que estão bem colocados. Trocaria poucos – “Uma mente brilhante” eu gosto bastante e colocaria mais no meinho da lista; “Chicago” seria o meu #87, nunca achei um filme tão insuportável – talvez “Birdman” chegue perto dessa insuportabilidade. Duas opiniões pessoais: quanto mais assisto a “The Departed” (e revejo bastante…), mais acho que constaria no meu top 10 de todos os tempos. Assim como “Casablanca” – que na sua lista está em #11, mas eu puxaria pra mais perto ainda do topo.
Mas preciso dizer que o melhor das suas listas é que elas dão uma inspiração gigantesca pros próximos filmes a serem assistidos. Obrigada por compartilhar com a gente. 🙂
Achei Guerra ao Terror bem fraco, nunca ficaria na frente de Forrest Gump e de outros que vc citou, mas a lista foi bem legal.
Falta agora uma listinha com os filmes que deveriam ter ganho o oscar de melhor filme.
Por que uma posição tão ruim para The Best Years of Our Lives?
“…resolvi fazer esta lista, com os 87 vencedores, do pior até o melhor, seguindo meu gosto pessoal.”
Gosto pessoal, galera.
Essa lista não é debatível com o Chico. É só para apreciar e entender um pouco como é o gosto dele perante a Academia.
Eu sempre achei que os filmes que ganharam o Oscar de melhor filme estrangeiro, no geral, são melhores que os filmes que ganharam na categoria principal. Sendo assim, você bem que poderia fazer a “sua lista” para os ganhadores na categoria de filme estrangeiro… O que acha da sugestão? Tudo de bom!
Colocaria Birdman no lugar de Crash !
Vi 67 desses filmes. Tá faltando 20. 🙂
Wendell, concordo com você. Os críticos de cinema pisam muito na bola e deixaram de reconhecer diversos grandes filmes quando lançados à época. Quase tudo do Kubrick, Hitchcock, Hawks, Welles, Nicolas Roeg, Douglas Sirk, entre outros.
E 1976 foi brincadeira. Rocky é um bom filme, mas havia muitos filmes bem melhores, como os que você citou. Também levando em conta o tremendo preconceito da Academia contra ficção científica e terror, que excluía coisas como O Homem Que Caiu na Terra e Carrie.
Christian – Não sei se colocaria Silêncio dos Inocentes tão no alto assim. É um ótimo filme, mas para ser sincero acho que não resistiu tão bem ao tempo. Sei que minha opinião é polêmica. Talvez porque “Silêncio…” tenha sido tão copiado que perdeu o impacto que tinha de filme “chocante” da época que foi lançado. Na verdade acho que é um filme inferior à Tubarão e Star Wars, que você criticou. 🙂 Também estes muito copiados, mas resistem bem quando assistidos muitos vezes. Fora que Silêncio dos Inocentes tem aquela coisa meio atrasada de colocar um gay como vilão supremo. Mas a despeito destas críticas que faço, é ainda um baita filme, que merece estar numa lista dos melhores, só não colocaria tão alto. Também merece valorização como um raro filme de terror premiado pelo Oscar.
Também colocaria Titanic e Coração Valente nas últimas posições da lista. São filmes de “entretenimento puro” tanto quanto Star Wars, só que mais pretensiosos. Apesar disso, ainda gosto bastante dos dois, principalmente Titanic. Aliás, Ben-Hur é outro filme desse tipo que eu jogaria no final da lista.
Colocaria Marty e Gente como a Gente mais no topo da lista, pois são raras as vezes em que o cinema americano tratou de gente comum e sem “glamour” tão bem.
Aurora é mesmo um excelente filme, incrível como os filmes mudos dos anos 20 parecem bem mais “avançados” na parte de fotografia, cenários, enquadramento, etc. do que os filmes falados da década seguinte. Mas o filme que eu queria que tivesse ganho em 1929 é A General de Buster Keaton, mas acho que esse é de 1926, e a cerimônia era só para filmes de 1927 e 1928. Pena. Mas mesmo que fosse, não teria ganho na época, outro filme que demorou mais de 30 anos para que os críticos descobrissem que era obra-prima.
Mas os críticos não votam no Oscar!
Verdade. Estava mais comentando o que o Wendell Charles disse sobre filmes que melhoram ou pioram com o tempo, e filmes que não foram compreendidos pela crítica no momento do lançamento.
Mas, de modo geral, os grandes filmes que os críticos menosprezaram também foram menosprezados pela Academia. Acho que a maior diferença entre os dois grupos (se é que podemos colocar os críticos num “grupo”) é que a Academia supervaloriza espetáculos de época e filmes com mensagem, e os críticos costumam não gostar tanto assim destes filmes.
Amigo Rene obrigado pelo comentario. Tambem sou muito fã de A General, aliás como é dificil encontrar os filmes de Buster Keaton aqui no Brasil. Em geral nenhum filme que venceu o oscar de Melhor filme eu considero ruim. Agora a quantidade de injustiças… isso sim. A injustiça mais lembrada sempre é Shakespeare apaixonado ter vencido O resgate do Soldado Ryan e Crash ter vencido O segredo de Brockeback Mountain, más tem uma que bate todos os recordes; em 1974 os indicados a melhor ator eram Al Pacino ( O poderoso Chefão II ), Jack Nicholson ( Chinatown ) , Dustin Hoffman ( Lenny ),
Albert Finney( Assassinato no expresso oriente ) e deram a estatueta para um tal de Art carney ( O amigo de tonto ). Um ator que nunca emplacou o filme é pouco conhecido, sem falar que esqueceram de Gene Hackman ( A Conversação ) . Da para acreditar. Chico seu problema com Crash é sua mensagem política ? ou ele ruim como cinema num todo ?