O desafio foi fuçar o baú da Academia e apontar quais das mais de 80 atrizes que ganharam o Oscar de protagonista são as minhas favoritas. Separei dez, sacrificando algumas performances que adoro. Junto das minhas escolhidas, os vídeos do momento em que elas receberam o prêmio. Deixem nos comentários as favoritas de vocês.
10 Diane Keaton, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
[Annie Hall, Woody Allen, 1977]
9 Jane Fonda, Klute – O Passado Condena
[Klute, Alan J. Pakula, 1971]
8 Holly Hunter, O Piano
[The Piano, Jane Campion, 1993]
7 Ingrid Bergman, À Meia-Luz
[Gaslight, George Cukor, 1944]
6 Jessica Lange, Blue Sky
[Blue Sky, Tony Richardson, 1994]
5 Kathy Bates, Louca Obsessão
[Misery, Rob Reiner, 1990]
4 Louise Fletcher, Um Estranho no Ninho
[One Flew Over the Cuckoo’s Nest, Milos Forman, 1975]
3 Frances McDormand, Fargo
[Fargo, Joel Coen, 1996]
2 Vivien Leigh, Uma Rua Chamada Pecado
[A Streetcar Named Desire, Elia Kazan, 1951]
1 Meryl Streep, A Escolha de Sofia
[Sophie’s Choice, Alan J. Pakula, 1982]
Acho que a Katherine Hepburn interpretava sempre uma variação de si mesma: mulheres fortes, meio “duras”, com alguma vulnerabilidade. A Holly Hunter mereceu seu Oscar, mas doeu ver a Angela Bassett perder por Tina. Acredito que algumas interpretações biográficas são mais difíceis porque existe a comparação com o original e o risco de sempre se fazer uma cópia da pessoa real, tirando o calor do trabalho da atriz. Oscars absurdos, cujas atrizes nem mereciam as indicações: Gwynneth Paltrow, Reese Witherspoon, Jennifer Lawrence. E quase tão pior que o prêmio dado a Gwyneth foi o entregue a Julia Roberts, que estava muito inferior a incrível interpretação da Ellen Burstyn por Réquiem para um sonho.
Minha lista então seria:
Marion Cotillard: Piaf
Holly Hunter: O Piano
Hillary Swank: Meninos não choram
Kathy Bates: Louca Obsessão
Sally Field: Norma Rae
Helen Mirren: A Rainha
Vivien Leigh: Uma rua chamada pecado
Jodie Foster: O silêncio dos inocentes
Ellen Burstyn: Alice não mora mais aqui
Eu não acompanho tanto o Oscar mas me lembro de vencedoras de filmes que eu vi e concordei com a entrega dos mesmos: “Os meninos não choram” (esqueci o nome da atriz – me lembra a que fez “A Menina de Ouro”).
Halle Barry – “A Ultima céia” (chorrei junto com ela na entrega no premio – Ela estava tão emocionada!!)
Natalie Portman por “Cisne Negro”.
Marion Cotillard e Katharine Hepburn ganharam com trabalhos incríveis. Nicole Kidman, Judi Dench e Jennifer Lawrence ganharam merecidamente, mas pelo filme errado.
Liza Minnelli em Cabaret… não menos que sublime..digna de antologia..não poderia ter e esquecido..mas aqui vai o registro
Eu também esqueci que a Gloria Swanson não tinha ganho o oscar para mim a maior performance feminina da historia , acho injustiça não ter citado a Katharine Hepburn , outra opinião diferente e em relacão a Vivien Leigh uma atuacão teatral demais apesar do filme ser excepcional, a citada Hilary Swank merecia um posto e mais recentemente achei perfeito o trabalho da Natalie Portman em Cisne Negro oque você achou , muito bom o site não conhecia vou acompanhar assiduamente agora Parabéns pela lista e por nos relembrar de tantos clássicos excelentes
O problema é que a Katharine não ganhou pelos filmes em que mais gosto dela, Atie.
Excluiria da lista Louise Fletcher e Jessica Lange. São boas atrizes de um único filme. Meryl Streep é insuperável!
Louise Fletcher pode até ser, depois do Oscar ficou meio esquecida, sem papéis importantes à altura de seu talento, mas Jessica Lange é uma das grandes atrizes americanas de todos os tempos, foi indicada 6 vezes ao Oscar e ganhou 2, uma como coadjuvante por Tootsie em 82, com belíssimas interpretações em Frances, Sweet Dreams, Music Box, entre outros.
Acho que a escolha do papel de Merryl Streep na Escolha de Sofia foi errada. Para mim, a propria Merryl ja fez papeis muito melhores no cinema, eu nao gosto muito dessa atuacao dela em particular.
Em relacao ao resto da lista, todos muito bem colocados. Entretanto, senti falta de Gloria Swanson em Crepusculo dos Deuses.
Gloria Swanson ganhou o Oscar por “Crespúsculo dos Deuses” ? Tem certeza? Você precisa se informar melhor, meu caro…
Você precisa se informar melhor Reginaldo. Quem venceu nesse ano(1950) não foi Gloria e sim Judy Holliday por “Nascida Ontem”.
Arno, foi exatamente isto que eu quis dizer na minha respota: este leitor Leonardo indica que faltou Swanson numa lista que só tem vencedoras. Então eu perguntei “Tem certeza?”, indicando que ele estava errado ao afirmar isso e que deveria se informar melhor! Isto dá entender que eu SEI que ela não ganhou. Você não sabe interpretar textos? Em algum momento eu disse que Swanson tinha ganho?
Leonardo, a Gloria Swanson concorreu, mas perdeu o Oscar para a Judy Holliday, por “Nascida Ontem”, que por sinal está muito inferior à assombrosa performance da Gloria. Um dia eu faço uma lista com as melhores interpretações de atrizes que perderam o Oscar.
Outra coisa: a Meryl Streep ganhou 2 Oscars de melhor atriz, que é o recorte desta lista. Um foi por “A Escolha de Sofia”; o outro pelo muito inferior “A Dama de Ferro”. Você não chegou a ler a apresentação?
Gloria Swanson? Canastrona!
96 foi muito concorrido! Se não fosse pela Frances, torceria pra Emily Watson levar, tenho um carinho especial por ela no papel da Bess…
E ainda tinha a Brenda Blethyn.
96 foi muito concorrido! Se não fosse pela Frances, torceria pra Emily Watson levar, tenho um carinho especial por ela no papel da Bess…
Sem dúvida, as atuações acima são todas excepcionais, mas eu também teria posto o desempenho de Meryl Streep por A Escolha de Sofia em 1º lugar. O trabalho dela neste filme é algo de sobrenatural. Outro grande momento: Holly Hunter, outra atuação magnífica por O Piano, o trabalho dela também foi fora de série (mesmo ano dos Oscars de A Lista de Schindler, não me esqueço). Mas na minha lista particular, eu não teria esquecido de Jodie Foster por O Silêncio dos Inocentes.
Confesso que não sou muito fã da Jodie Foster. Acho que ela é muito careteira.