Quem vê a figura de Marcelo Rezende na televisão não imagina o outro lado do jornalista. O apresentador do Cidade Alerta, um dos rostos mais conhecidos do telejornalismo brasileiro, também é um leitor voraz, um profundo admirador de vinhos e, sempre que a rotina apertada permite, um cinéfilo de carteirinha. Rezende já assistiu Lincoln, de Steven Spielberg, duas vezes, e vez por outra volta aos filmes de James Bond estrelados pelo Sean Connery. “Vi Skyfall, mas não é a mesma coisa”, explica.
O interesse pelo cinema é antigo, mas já foi compulsão. “Quando abriu uma locadora perto de casa, vi 654 filmes em dois anos. Alugava todo dia”, confessa, e diz que sempre tenta dar uma escapada para assistir alguma coisa em cartaz. O Filmes do Chico perguntou para Marcelo Rezende se ele aceitaria eleger seus dez filmes favoritos. Como não poderia ser diferente, o homem respondeu: “corta pra mim”. A lista está em ordem cronológica.
Cidadão Kane
[Citizen Kane, OrsonWelles, 1941]
Casablanca
[Casablanca, Michael Curtiz, 1942]
Morangos Silvestres
[Smultronstället, Ingmar Bergman, 1957]
A Faca na Água
[Nóz w Wodzie, Roman Polanski, 1962]
2001 – Uma Odisseia no Espaço
[2001: A Space Odyssey, Stanley Kubrick, 1968]
Perdidos na Noite
[Midnight Cowboy, John Schlesinger, 1969]
O Poderoso Chefão
[The Godfather, Francis Ford Coppola, 1972]
Roma de Fellini
[Fellini-Roma, Federico Fellini, 1972]
Chinatown
[Chinatown, Roman Polanski, 1974]
Caçadores da Arca Perdida
[Raiders of the Lost Ark, Steven Spielberg, 1981]
Roman Polanski foi o único cineasta que ganhou dois filmes na lista. Sobre A Faca na Água, estreia do diretor, que concorreu ao Oscar de filme estrangeiro, ele disse que considera a cena em que o personagem brinca com a faca entre os dedos uma das mais angustiante que ele já viu. Marcelo Rezende também adora uma história de bastidor sobre Roma: “uma jornalista foi entrevistar o Fellini e tentou explicar que entendeu o significado dele ter colocado uma atriz gorda perto de uma porta. Ele falou: – não, minha filha, a atriz tinha faltado e eu precisava preencher a tela”. E como o cinema pode ser tão simples quanto a vida, resolvi fazer mais uma pergunta pro ilustre entrevistado:
– Algum filme pro Percival?
– Um que ele entenda? Mazzaropi!
Interessante como uma pessoa tão interessada pelo conhecimento, um leitor voraz, um cinéfilo, voraz por cultura, após assistir tantos filmes, a maioria em língua inglesa, não sabe pronunciar Assassin’s Creed e nem se dá ao trabalho de pesquisar nada sobre o jogo antes de, como formador de opinião que é, começar a vomitar ignorâncias completamente absurdas e incoerentes.
Se ele é detentor de tamanha cultura, deveria demonstrar no ar. No ar a impressão que todos têm é que ele é outro sensacionalista enchedor de linguiça.
Sobre essa lista, já vi muitos sites que consideram esses filmes como os melhores de todos os tempos, principalmente na ordem Cidadão Kane, Casablanca e Morangos Silvestres. Ctrl+C Ctrl+V, não é mesmo? Conta outra Sr. Marcelo Resende, porque de intelectual o Sr. não tem nada.
O Leandro e vc acredita que aquele apresentador é de fato o verdadeiro Marcelo Rezende? Na quede mormente ele é apenas um personagem hilário tentado um espaço no horário do jornalismo, acho que só isso.
Percebo que você não vê o programa dele com frequência. Mas tudo bem, o cara que está na televisão tem que aprender a ser julgado diariamente….
Agora eu te pergunto, o cara tem ou não bom gosto para filmes??? Percival de Souza, como pode isso?
O Marcelo Rezende (carioca ou fluminense?) é muito bom.
Os filmes que ele assiste ou assistiu, vários dele eu já vi.
Vale a pena assistir o programa desse moço na TV Record, ele é muito bom! Parabéns. Alfredo 77
Também sou uma cinéfila Resende, prá vc ter umaidéia já assisti O Poderoso Chefão 34 vezes, de verdade. Adorei os seus filmes, alguns ainda não vi, mas tem uns que vc esqueceu ou não viu ou não gostou:
A sombra e a Escuridão
O Imperio do Sol
Kill Bil
e tantos outros maravilhosos.
Um abraço.
Um Homem admirável esse Marcelo Rezende!
DAYSY.
Quando retorno do trabalho,vejo sempre o “Cidade Alerta”.Eu não
perco um programa.
Adriel Batista Correia de Melo
Bom, tá na hora de mudar então, porque na TV já deu. Quando começa a namorar o repórter do Rio é um pé no saco, e, prá continuar a aberração e encher linguiça, quando começa a falar com o Percival a respeito de sua condição de vida ( ? ), é outro pé no saco. Aí já aperto o controle remoto, fácil.
Estou contigo.O programa está chato de doer.Eu também mudo de canal quando entra o reporter Bach e também o Percival.Aliás o Percival está mal aproveitado no programa.Parece que ele está encostado.
O seu televisor possui a tecla desligar/mudar de canal?
Use-os!
CARÍSSIMO MESTRE MARCELO RESENDE, AINDA BEM QUE EXISTE JORNALISTA COMO VOCE. SOU SEU ADMIRADOR (MACACO DE AUDITÓRIO – FILA DO GARGAREJO), ASSÍDUO.!!!!!!!!
SOU UM IDOSO NOVO, CREIA. NAS HORAS DE FOLGA, ESCREVO ALGUMAS CRÔNICAS, – GOSTARIA DE MANDAR ALGO PARA VC LER, EXTENSIVO PARA O ECLÉTICO PERCIVAL. RESPONDA-ME AUTORIZANDO, OU NÃO. AAHH, FILME PARA O PERCIVAL, LA VAI:
– OS CANHÕES DE NAVARONI;
– O BELO ANTONIO.
OBRIGAGO, TENHAM AMBOS, UM ÓTIMO DIA, UMA NOITE TRANQUILIZADORA E UM DESPERTAR MARAVILHOSO. E, PARABENS PELOS PROGRAMAS.
WALTER.
A partir das 17:00 ligo na TV Record só para me divertir com as coisas que você fala e faz , desde o Percival, mas o Bachi, Comandante Hamilton e o Lente Nervosa. As vezes acho que você é duro com o Capitão Hamilton e o Lente Nervosa, parece que você esquece que eles estão no ar, mas mesmo assim, me divirto com você. Não é só tragédia e morbidez, mas também um pouco de comicidade, que faz bem a gente.
Obrigada,
Sofia
cada um curti o q qizer , embora besta pra alguem mais valioso pra outros !