Quem vê a figura de Marcelo Rezende na televisão não imagina o outro lado do jornalista. O apresentador do Cidade Alerta, um dos rostos mais conhecidos do telejornalismo brasileiro, também é um leitor voraz, um profundo admirador de vinhos e, sempre que a rotina apertada permite, um cinéfilo de carteirinha. Rezende já assistiu Lincoln, de Steven Spielberg, duas vezes, e vez por outra volta aos filmes de James Bond estrelados pelo Sean Connery. “Vi Skyfall, mas não é a mesma coisa”, explica.

O interesse pelo cinema é antigo, mas já foi compulsão. “Quando abriu uma locadora perto de casa, vi 654 filmes em dois anos. Alugava todo dia”, confessa, e diz que sempre tenta dar uma escapada para assistir alguma coisa em cartaz. O Filmes do Chico perguntou para Marcelo Rezende se ele aceitaria eleger seus dez filmes favoritos. Como não poderia ser diferente, o homem respondeu: “corta pra mim”. A lista está em ordem cronológica.

Cidadão Kane

Cidadão Kane
[Citizen Kane, OrsonWelles, 1941]

Casablanca

Casablanca
[Casablanca, Michael Curtiz, 1942]

Morangos Silvestres

Morangos Silvestres
[Smultronstället, Ingmar Bergman, 1957]

A Faca na Água

A Faca na Água
[Nóz w Wodzie, Roman Polanski, 1962]

2001

2001 – Uma Odisseia no Espaço
[2001: A Space Odyssey, Stanley Kubrick, 1968]

Perdidos na Noite

Perdidos na Noite
[Midnight Cowboy, John Schlesinger, 1969]

O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão
[The Godfather, Francis Ford Coppola, 1972]

Roma de Fellini

Roma de Fellini
[Fellini-Roma, Federico Fellini, 1972]

Chinatown

Chinatown
[Chinatown, Roman Polanski, 1974]

Caçadores da Arca Perdida

Caçadores da Arca Perdida
[Raiders of the Lost Ark, Steven Spielberg, 1981]

Roman Polanski foi o único cineasta que ganhou dois filmes na lista. Sobre A Faca na Água, estreia do diretor, que concorreu ao Oscar de filme estrangeiro, ele disse que considera a cena em que o personagem brinca com a faca entre os dedos uma das mais angustiante que ele já viu. Marcelo Rezende também  adora uma história de bastidor sobre Roma: “uma jornalista foi entrevistar o Fellini e tentou explicar que entendeu o significado dele ter colocado uma atriz gorda perto de uma porta. Ele falou: – não, minha filha, a atriz tinha faltado e eu precisava preencher a tela”. E como o cinema pode ser tão simples quanto a vida, resolvi fazer mais uma pergunta pro ilustre entrevistado:

– Algum filme pro Percival?
– Um que ele entenda? Mazzaropi!

Comentários

comentários

51 comentários sobre “Top 10: os filmes do Marcelo Rezende”

  1. Não sou muito fã do marcelo resende, muito menos dessa emissora. Mas a quando ele mostrou seus filmes favoritos não pude deixar de comentar. O Poderoso Chefão pra mim, é o filme dos filmes. Tem outros muito bons como Os Intocaveis, Scarface, Kill Bill e a Trilogia Bourne.

  2. Parabéns Marcelo Rezende, vc é o cara….rsrsrs assisto todos os dias mas é por tudo pelas notícias em si pq são muito boas e bem narradas por vc. Mas principalmente pq sou sua fã vc é lindo independente de idade ou qualquer outra coisa vc me desperta…e me passa que vc é um homem sensacional. Sei que nunca o conhecerei mas vc é D+. BJS

  3. Prezados Senhores,

    Sou fã incondicional do Jornalista Marcelo Rezende , acompanho sua carreira há algum tempo. É completo , sensível , inteligentíssimo,
    , comprometido com o jornalismo sério , ama seu trabalho , eu ficaria descrevendo suas qualidades que são infinitas. Ele merece todo o sucesso do mundo. Esqueci de algo, é muito charmoso e bonitão. Gostaria de mandar um abraço ao Percival, presença indispensável no cidade alerta.
    “Corta para mim: Marcelo e Percival um grande abraço a vocês , Deus abençoe vossas vidas”.

    Márcia Botelho
    Consultora imobiliária

  4. Assisto vc todos os dias, adoro suas brincadeiras, seu jeito de falar sério e tbém as críticas sobre a melhora da segurança no país , principalmente em SP, vc é 1000!!!!!!!!!!!!!!!!!! Te admiro nuito pela coragem de dizer o que pensa, continue assim . Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Saudações, Marcelo Rezende e amigos amantes da bela arte do cinema.
    Para mim, cinema não tem idade. Muitos dos filmes que estão em minha modesta coleção, são bem antigos, tais como King-Kong (1933), a série de Reis do Riso (Comedy Capers – começo do século passado) e Doze homes e uma Sentença (1957). Também tenho a série de O Poderoso Chefão. E uma coleção a parte com filmes cujo palco é a Segunda Guerra Mundial. Daria para falar (escrever) horas sobre tantos outros que marcaram gerações e que permanecem na lembrança, mesmo porque não cansamos de assistir.
    Quanto aos 10 Tops, Lágrimas do Sol e A Corrida do Século são sugestões.
    A Regina Lima também deu uma boa indicação com A Sobra e a Escuridão.
    Um abraço.

  6. Parabéns Marcelo Rezende=homem de fibra-brincalhão nas horas que conseque para seu programa ficar um pouco mais leve- pois o Brasil virou só mortes -vinganças-aberrações e ladrões que esta na moda -O menino de ouro enche os olhos de todos=O Percival fecha o quadro-Gosto do programa-Referindo os Filmes muito bom;Uma Odisseia no Espaço o Poderoso Chefão=Casablanca=Parabéns Um Homem admirável=este Marcelo Rezende=Deus te proteja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *