Top 11: filmes sobre futebol

Mesmo em clima de Copa do Mundo, foi difícil fechar um top 10 de filmes sobre futebol. Mas eu resolvi ir além e eleger uma seleção inteira de filmes que tocam no assunto. Tanto que alguns dos títulos desta lista não são exatamente sobre o esporte, mas o futebol surge como elemento importante em todos eles. Meus onze jogadores já estão em campo. Divirtam-se e façam suas listinhas nos comentários.

Sonke Wortmann

11 O Milagre de Berna
Das wunder von Bern, Sonke Wörtmann, 2003

Bem bonitinho apesar de não ir muito além disso. Uma cena muito boa é a que uma pelada jogada por meninos é mostrada com o áudio de uma partida oficial da seleção alemã durante a copa do mundo. Não sei o que há de real na história do filme, mas ela funciona bem apesar do clima de redenção do final.

John Huston Pelé

10 Fuga para a Vitória
Victory/Escape to Victory, John Huston, 1981

Na verdade, esse filme de John Huston não é tão bom assim, mas é bem divertido. Durante a Segunda Guerra, um grupo de prisioneiros enfrenta um time de oficiais alemães numa partida de futebol enquanto planeja sua fugA. É tão inusitado ver Pelé num filme que não foi feito como veículo para ele que sua vaga aqui já seria obrigatória.

Murillo Salles

9 Todos os Corações do Mundo
Todos os Corações do Mundo, Murillo Salles, 1995

O brasileiro Murillo Salles dirigiu o documentário oficial da Fifa sobre a Copa do Mundo de 1994, em que o Brasil conseguiu o tetracampeonato. O filme, apesar de convencional, vale muito a pena por tentar imprimir a sua narrativa um clima festivo tipicamente brasileiro ao doc, o que minimiza o caráter oficialesco.

Ken Loach

8 À Procura de Eric
Looking for Eric, Ken Loach, 2009

Não é exatamente um filme sobre futebol, mas ele está presente em todos os momentos. Ken Loach assumiu o projeto por conta de Eric Cantona, que interpreta ele mesmo, numa versão guia espiritual, para o protagonista. Os velhos temas do diretor ganham um molho especial.

Walter Salles Daniela Thomas

7 Linha de Passe
Linha de Passe, Walter Salles e Daniela Thomas, 2008

O sonho do personagem de Vinícius de Oliveira de virar astro do futebol é apenas uma das cinco histórias deste belo e esquemático filme de Walter Salles e Daniela Thomas. Mas é o esporte que batiza o longa, que desdramatiza a paixão pela bola com seu tratamento realista e documental.

Emir Kusturica

6 Maradona by Kusturica
Maradona by Kusturica, Emir Kusturica, 1998

Emir Kusturica explora o “personagem” Maradona para tentar entender e explicar quem é esse homem. O resultado é, no mínimo, curioso, com os discursos políticos do argentino divindindo espaço com suas performances mais memoráveis e cenas de seus cotodidiano. Maradona, assina Kusturica, é bem mais que um jogador de futebol.

Cao Hamburger

5 O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, Cao Hamburger, 2006

Taí um filme que não é sobre futebol, mas que conversa lindamente com a época em que vivemos. Cao Hamburger demonstra uma habilidade rara ao usar a Copa do Mundo como cenário para uma investigação delicada sobre a ditadura, os anos setenta e o comportamento do brasileiro durante o período.

Khyentse Norbu

4 A Copa
Phörpa, Khyentse Norbu, 1999

Este filme parece ter sido feito para conquistar pelo exótico e pela história bonitinha – monges do Butão fazem de tudo para assistir aos jogos da Copa do Mundo de 1998. E o pior é que a fórmula arriscada dessa vez deu certo. O roteiro é conduzido com tanta leveza que é quase impossível não torcer pelos personagens.

Stepen Chow

3 Kung Fu Futebol Clube
Siu Lam Juk Kau, Stephen Chow, 2001

Muita gente já comparou Stephen Chow a Jerry Lewis, influência realmente muito forte, mas ele tem muito da inocência de Chaplin, com suas gags visuais e seu sentimentalismo que funcionam muito bem no universo do futebol. Seu grande trunfo é unir um humor simples a efeitos visuais muito eficientes, e quase cartunescos, como um desenho animado das antigas. Os personagens caricatos acertam o tom.

Jafar Panahi

2 Fora de Jogo
Jafar Panahi, 2007

Quando foi lançado, este filme deu um novo vigor ao cinema iraniano, que andava meio acomodado. O diretor Jafar Panahi, preso recentemente, explorando as peculiaridades cotidianas étnicas e migrou para um cinema mais urbano, nova fase que continua aqui, num exercício inteligente, onde se faz um filme sobre futebol – ou melhor, sobre o amor ao futebol – sem mostrar futebol. Um filme dentro de um estádio sem mostrar o campo. O fascínio está no texto, na expectativa das garotas barradas quando tentavam entrar disfarçadas. A partir disso, o diretor se dedica a questionar costumes e ainda fazer um pequeno ensaio político e sociológico sobre seu país. Mas o que importa mesmo é que o Irã foi para a Copa do Mundo!

Ugo Giorgetti

1 Boleiros – Era uma Vez o Futebol
Boleiro – Era Uma Vez o Futebol, Ugo Giorgetti, 1998

O brasileiro discute futebol em casa, no trabalho, no twitter, mas não há lugar mais perfeito para isso do que uma mesa de bar. Este filme de Ugo Giorgetti entendeu isso como ninguém e, na forma de bate papo entre amigos, traduziu a paixão pelo futebol como nunca outro filme conseguiu.

Comentários

comentários

18 comentários sobre “Top 11: filmes sobre futebol”

  1. Boleiros é um filme Genial, que a cultura ama passar nas sessões de filmes brasileiros, e eu sempre teimo em assistir ! E tem tambem o ‘Boleiros 2 – vencedores e vencidos’ que é uma continuação e tem um enredo similar ao primeiro otimo filme tambem !

  2. Oi Davi, não sabia da existência deste filme, vou procurar.

    Layo, também não vi este.

    Paulo, já tinha ouvido falar deste, mas nunca cheguei a ver.

    Raphael, o doc sobre o Garrincha eu não vi, mea culpa, mas o longa dramatizado é uma vergonha.

  3. Nao sei se for disponivel no Brasil, mas “A Minor Miracle” (1983 EUA) foi uma filme joia – e incluiu Pele´ tambem! Do site RottenTomatoes.com: “A heartwarming story of two stubborn priests, the world’s greatest soccer player, and a dozen determined orphans who band together to save their home from being condemned by the local city planners.”

  4. Viu “Zidane 24 quadros por segundo”? Eu não, mas tenho muita vontade. Pelo que li, deve ser bom a ponto de entrar na lista. Alguém aqui nos comments já viu e pode opinar? rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *