David Fincher

5 O Curioso Caso de Benjamin Button
The Curious Case of Benjamin Button
David Fincher, 2008

David Fincher sempre dividiu opiniões, mas depois de Zodíaco parecia ter caído nas graças de um público inteligente e da crítica que odeia Clube da Luta. Tudo era novo: a narrativa, a câmera belíssima, a temática. Benjamin Button seria a prova dos nove. E Fincher passou no teste: sua adaptação do conto fantástico de F. Scott Fitzgerald foi reconhecida no Oscar (11 indicações) e terminou elogiada por quase todo mundo. Mas não é bem tudo isso. O diretor adota um tom que, se não cai no melodrama fácil, chega a ser apático em muitos momentos. O filme dura mais do que deveria e Brad Pitt nem fede, nem cheira.

Veredito: sem sal, mas tem seus momentos.

Clint Eastwwod

4 A Troca
Changeling
Clint Eastwood, 2008

Basta Clint Eastwood ligar a câmera para chamarem seu novo filme de obra-prima. Às vezes, ele é (Gran Torino é, por exemplo). Outras vezes, está bem longe disso. A Troca não é um filme ruim, mas tem umas falhas imperdoáveis. A primeira é a montagem. As duas linhas narrativas funcionam bem, mas separadamente. Quando se juntam, enfraquecem. A cena mais importante do filme, em que um garoto revela a existência de um crime, simplesmente não funciona porque o menino é mal dirigido e não consegue dar credibilidade à sequência. Em outro momento, quando John Malkovich fala para Angelina Jolie, em boa performance, sobre a corrupção da polícia, o diálogo é ilustrado por uma “reconstituição” da ação dos policiais. Tipo assim, “Linha Direta”.

Veredito: básico, poderia ser melhor.

Stephen Daldry

3 O Leitor
The Reader
Stephen Daldry, 2008

Alguém me explica o que é que esse O Leitor tem para ser “tão bom”, como muita gente acha? Eu saí do cinema certo de que vi um dramalhão de quinta, que ainda tem a audácia de querer ser um filme importante, se apoiando num tema que abala geral, o Holocausto. Melhor seria ter parado no soft porn dos primeiros minutos, mas Stephen Daldry resolve levar a fundo sua trama maniqueísta, abarrotada de clichês e com um pequeno grande mistério mais fácil de se descobrir do que o Geninho no final do desenho da She-ra. A cena final, que pretende encerrar o filme com chave de ouro, ajuda a afundar tudo. E Kate Winslet, convenhamos, está caricata e mal maquiada.

Veredito: sofrível.

Matheus de Souza

2 Apenas o Fim
Apenas o Fim
Matheus Souza, 2008

Ouvimos muita besteira sobre este Apenas o Fim. Será que citar o Super Mario Bros., a Vovó Mafalda e mais uns 7 quilos e meio de referências representa uma geração? Será que fazer um filme de D.R., todo no bate-papo, basta para ser comparado à nostalgia sóbria de um Antes do Pôr-do-Sol ou ao repertório de experiências dos filmes do Domingos Oliveira? Bem, o longa do Matheus Souza é imensamente simpático, fácil e gostoso de assistir, só não é a salvação do cinema nacional. No mínimo uma pausa para respirar e dar umas risadinhas.

Veredito: bonitinho, mas ordinário.

Danny Boyle

1 Quem Quer Ser um Milionário?
Slumdog Millionaire
Danny Boyle, 2008

Taí um filme que dividiu as opiniões. Uns vêem um filme maniqueísta, um romance piegas, água-com-açúcar, com montagem de videoclipe para cooptar que vê muita televisão e dono de uma temática étnica oportunista. É uma visão exagerada, mas mais exagerada ainda é a opinião daqueles que acham que este filme uma pequena obra-prima, a primeira do mundo globalizado, com a Índia infestando Hollywood, uma odisséia de bom coração pronta para conquistar pela simplicidade, pureza e “fé”. É um trabalho, sim, agradável de se assistir, competente como entretenimento, mas raso, bobo, e, apenas, bonitinho – e não passa disso. Não merecia nenhum dos inacreditáveis oito Oscars que ganhou, apesar de que não há pecado algum em se fazer uma love story pop, né?

Veredito: não era pra tanto.

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Comentários

comentários

108 comentários sobre “Top 5: mais superestimados do semestre 2009”

  1. Adorei Benjamin Button. Ainda está no meu TOP 5 (de melhores) do ano.

    A Troca é bem ruinzinho mesmo. Mas superestimado? O Clint apanhou mais que mulher de malandro por causa desse!

    O Leitor é frio. Odeio esse argumento. Mas o filme do Daldry merece.

    Concordo sobre Slumdog. Mas ainda assim acho bem legal.

    O Nacional eu não vi.

  2. Chico, não sei se o Benjamin Button pode ser chamado de superestimado, por tanta crítica negativa que se viu por ai na internet em geral, nos blogs, nas comunidades do orkut, revistas de cinema, etc. Creio que foram poucas os elogios altamente elogiosos (lembro só do Merten e algum que outro) e mesmo as resenhas mais positivas quase sempre vinham carregadas com algumas ressalvas. Mas tudo isso é só a minha impressão, e pode ser que para muitos o termo certo seja de que o filme foi uma das decepções do ano, não propriamente um dos superestimados (mas até que gosto de muita coisa do filme, tanto que o incluo entre os melhores do ano, numa posição mais intermediária).

  3. Chico desses filmes eu ainda não assisti o apenas o fim.
    Dos outros o que posso dizer: discordo do smudog achei muito bom e uma ideia fantastica apesar d que eu alteraria algumas coisas.

    Nos outros eu concordo plenamente, o pior é falar isso pras pessoas e elas dizerem: ta loco, todos concorreram ao oscar e tal.
    Abraços

  4. povo nervoso…concordo com o thyaguinho lá em cima…
    O Chico disse a opinião dele.e só.Foi até educado. Desses filmes só vi o Button. Vi, gostei, é um bom entretenimento e só. Não endeuso as produtoras e estúdios de cinema. pagam milhões prum Brad Pitt, vc paga mó caro no cinema e não pode abrir a boca pq num é “otoridade”? Quanto aos “ceguinho” do oscar, q são cegos coisa nenhuma, imaginem a máfia q rola lá dentro, os filmes são escolhidos por razões políticas, mercadológicas, estratégicas e o diabo a quatro. Chorem vendo Titanic , mas não sejam ingênuos.

  5. Assisti Quem quer ser um milionário, adorei, achei um filme fantástico, e também assisti Apenas o Fim, não gostei não, achei fraquinho demais. Vendo e ouvindo os comentários, vejo que essa opinião não é só minha, muita gente não gostou desse filme. Quem não viu,não perdeu nada, pode acreditar.

  6. Concordo plenamente com o Humberto!
    Sua critica que é superestimada. Geralmente quando alguem propõe a comentar sobre cinema, espera-se que estude sobre o tema, e pelo que percebi você não entendeu nada sobre “O leitor” (que é muito bom na sua proposta), que fala sobre alienação
    que os alemães sofreram durante a ascenção do nazismo e mostra o comportamento da sociedade alemã no pós-guerra.(podemos sentir a diferença de conceitos)
    Então quando assisto um filme que não entendo, procuro pesquisar sobre a tematica, antes de fazer críticas idiotas.

  7. Gente! quantos comentários ruins a respeito desse filme Apenas o Fim. Não vou nem arriscar vê-lo, deve ser uma porcaria. Mas com tantas boas opções, prefiro não arriscar. Valeu a dica.

  8. Vi o filme com a Angelina, maravilhoso, e o do Brad, geninal. Agora esse longa nacional, Apenas o Fim, detestei, que porcaria é essa gente ????

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