A Liga dos Blogues Cinematográficos prepara mais um ranking que faz um balanço de uma década do cinema. Os anos 40 e seus Welles, Hitchcocks, Fords, Wilders e Capras – só pra ficar no básico, estão em foco desta vez. Aqui segue minha listinha de 50 mais (somente os 20 primeiros contam na eleição da Liga.
1 Este Mundo é um Hospício (1944), de Frank Capra
2 Cidadão Kane (1941), de Orson Welles
3 As Vinhas da Ira (1940), de John Ford
4 Desencanto (1945), de David Lean
5 Pacto de Sangue (1944), de Billy Wilder
6 O Tesouro de Sierra Madre (1948), de John Huston
7 Bambi (1942), de David Hand
8 Núpcias de Escândalo (1940), de George Cukor
9 Interlúdio (1946), de Alfred Hitchcock
10 Rio Vermelho (1948), de Howard Hawks
Meu primeiro colocado está top ten da minha vida. A comédia de humor negro de Frank Capra fala no meu ouvido. Em seguida, o maior dos clássicos – acho uma bobagem quererem subestimar o filme só porque gostar dele virou clichê. Cidadão Kane é um filme de invenção, um filme que ajuda a transformar uma arte. Poucos são assim. O encontro dos Johns – Ford e Steinbeck – vem depois, abrindo espaço para David Lean e o filme mais romântico do mundo, Billy Wilder e o melhor dos noirs, e mais John Huston, George Cukor, Hitch e Howard Hawks. E por que Bambi? Porque ele é perfeito. E a lista continua:
11 O Terceiro Homem (1949), de Carol Reed
12 O Boulevard do Crime (1945), de Marcel Carné
13 Original Pecado (1943), de George Stevens
14 Os Sapatinhos Vermelhos (1948), de Michael Powell e Emeric Pressburger
15 Laura (1944), de Otto Preminger
16 Na Solidão da Noite (1945), de Alberto Cavalcanti, Charles Crichton, Basil Dearden e Robert Hamer
17 Retrato de Mulher (1944), de Fritz Lang
18 Festim Diabólico (1948), de Alfred Hitchcock
19 Ivan, o Terrível (1944), de Sergei Eisenstein
20 As Oito Vítimas (1949), de Robert Hamer
21 Fantasia (1940), de dez diretores
22 Ladrões de Bicicletas (1948), de Vittorio De Sica
23 Soberba (1942), de Orson Welles
24 Paixão dos Fortes (1946), de John Ford
25 Relíquia Macabra (1941), de John Huston
26 Aniki-Bobó (1942), de Manoel de Oliveira
27 Alemanha Ano Zero (1948), de Roberto Rossellini
28 Consciências Mortas (1944), de William A. Wellman
29 Sabotador (1942), de Alfred Hitchcock
30 Rancor (1947), de Edward Dmytryk
31 Como Era Verde o Meu Vale (1941), de John Ford
32 As Damas do Bois de Bologne (1945), de Robert Bresson
33 Silêncio nas Trevas (1945), de Robert Siodmak
34 Amar Foi Minha Ruína (1945), de John M. Stahl
35 A Sombra de Uma Dúvida (1943), de Alfred Hitchcock
36 Münchhausen (1944), de Josef von Báky
37 Roma, Cidade Aberta (1945), de Roberto Rossellini
38 Carrossel da Esperança (1947), de Jacques Tati
39 Pinóquio (1940), de Hamilton Luske e Ben Sharpsteen
40 A Incrível Suzana (1942), de Billy Wilder
41 A Bela e a Fera (1946), de Jean Cocteau
42 Macbeth – Reinado de Sangue (1948), de Orson Welles
43 Ser ou Não Ser (1942), de Ernst Lubitsch
44 Casablanca (1942), de Michael Curtiz
45 Pai e Filha (1949), de Yasujiro Ozu
46 Duelo ao Sol (1946), de King Vidor
47 A Mulher do Dia (1942), de George Stevens
48 A Grande Ilusão (1949), de Robert Rossen
49 Marujos do Amor (1945), de George Sidney
50 Dumbo (1941), de Ben Sharpsteen
não podemos esquecer de files de capa e espada.para mim o melhor espadachim foi errol flyn,com o inesquecível capitão blood
não se fazem filmes como antigamente ate a década de 70.
Eu acho que dos anos 40, Rebecca de Alfred Hitchcock é o melhor dele.