[do acervo]
[tubarão ]
direção: Steven Spielberg.
Jaws, 1975. Não é à tôa que este filme tenha inventado o conceito do filme de verão, do blockbuster. O segundo longa de Steven Spielberg feito para o cinema é perfeito, em todos os sentidos: no casamento entre fotografia e montagem, na criação do suspense, na invenção e na comunicação com o espectador. Os planos de Bill Butler são magníficos e assitir ao filme em widescreen é uma experiência insuperável. Spielberg usa sua câmera para reinventar uma direção hitchcockiana. A cena em que Roy Scheider tenta enxergar o mar e é impedido por todo tipo de obstáculos é fabulosa; me parece uma homenagem à seqüência inicial de Janela Indiscreta (1954). É a montagem eficientíssima. O trio de protagonistas está muito bem. Roy Scheider tem uma cena maravilhosa à mesa, quando pede um beijo a seu filho. E, bem, existe a trilha. John Williams em um de seus trabalhos mais experimentais e, por isso mesmo, mais clássicos. Spielberg é um dos poucos que conseguem, aliás, que sabem fazer uma obra-prima pop.
Com Roy Scheider, Richard Dreyfuss, Robert Shaw, Lorraine Gray, Murray Hamilton e Carl Gottlieb.
Vou tentar falar com você aqui então. é que eu ia lançar uma matéria sobre o resultado do primeiro semestre da Liga no jornal, porque tem uma pagina que é só de cinema. Ai ia te pedir, se voce lançar o resultado até na noite de sabado, me mandar por e-mail os resultados para eu botar no jornal. Se tiver como me mandar (ou não tiver) me fala. Abraços!
Mateus, daqui no trabalho não tenho como abril email do Gmail. Só vou ver à noite.
Chico, recebeu meu e-mail? Se tiver interessado, me manda logo! Abraços, Mateus
“Eu voltarei!”.
(aí entra aquela gargalhada satânica)…
O Chico sumiu…
Junto com O Feitíço de Áquila, Tubarão é o filme que mais vi nas sessões da tarde na Globo. Mas, depois do post do Chico, preciso pegar o DVD.
Tem até um jogo!
Os extras do DVD também são ótimos, relembrando que a produção sofreu tanto quanto os 3 personagens em alto-mar.
Tubarão é um filme que vi muitas vezes na Globo, dublado. Preciso assistí-lo legendado, decentemente…
Obra-prima mesmo. Não envelheceu nada.