Top 10: filmes baseados em HQs

Homem de Ferro 2 chega às telas nesta sexta-feira e, na cola dele, convoquei dez apaixonados dos quadrinhos para elegerem os melhores filmes baseados em HQs. Valiam revistas de heróis, quadrinhos adultos, graphic novels, mangás e até tiras de jornal. O resultado segue abaixo:


Kirsten Dunst, Tobey Maguire

10 Homem-Aranha
Spider-Man,
Sam Raimi, 2002
61 pontos; 4 votos

Park Chanwook

9 Oldboy
Oldboy,
Park Chanwook, 2003
63 pontos; 4 votos

Ron Perlman

8 Hellboy
Hellboy,
Guillermo del Toro, 2006
63 pontos; 5 votos

Thora Birch Scarlett Johansson

7 Mundo Cão
Ghost World,
Terry Zwigoff, 2001
72 pontos; 5 votos

Hugh Jackman

6 X-Men 2
X2: X-Men United,
Bryan Singer, 2003
81 pontos; 5 votos

Robert Downey Jr.

5 Homem de Ferro
Iron Man,
Jon Favreau, 2008
97 pontos; 7 votos

Tobey Maguire

4 Homem-Aranha 2
Spider-Man 2,
Sam Raimi, 2004
121 pontos; 8 votos

Viggo Mortensen Maria Bello

3 Marcas da Violência
A History of Violence,
David Cronenberg, 2005
123 pontos; 7 votos

Heath Ledger

2 Batman – O Cavaleiro das Trevas
The Dark Knight,
Christopher Nolan, 2008
134 pontos; 8 votos

Christopher Reeve

1 Superman – O Filme
Superman,
Richard Donner, 1978
138 pontos; 8 votos

Além de mim (@chicofireman), os dez eleitores foram recrutados pelo Twitter: @ailtonmonteiro, @cadusimoes, @deniscp, @doni, @flaviagasi, @filipefurtado, @hectorlima, @marcelohessel, @pablocasado e @tcordeiro. Cada votante mandou seus dez preferidos, na ordem. Foram atribuídos 20 pontos para o primeiro, 19 para o segundo e assim por diante até o décimo ganhar 11 pontos. O número de pontos foi o primeiro critério de classificação. O número de votos foi usado para desempates. Ao todo, 38 filmes receberam pelo menos um voto.

Comentários

comentários

51 thoughts on “Top 10: filmes baseados em HQs”

  1. E Century XX Boys? Asterix? 300? Sin City? Estrada para a perdição? MIB? Conan (só virou filme por causa do gibi, entonces…)? Blade?…

  2. Joel, “300” e “Sin City” receberam algumas citações, mas só apareceriam numa lista de 20 mais.

    Manhunter, “Mundo Cão” foi o título com que o filme passou no Telecine. Dos outros que vê citou, apenas “Century XX Boys” não teve votos. Os demais foram lembrados, mas não chegaram a ganhar votos suficientes para entrar na lista.

  3. Opa, esqueceram
    “Estrada para perdição” com Tom Hanks.

    “Watchmen”

    “300” …this is sparta!!!!!…

    “Sin City”

    “War Zone – Punisher” este é sangrento.

    enfim um monte de bons filmes baseados na 8ª arte

  4. “Akira” é um dos meus favoritos, Murai. Votei nele. No geral, ficaria no top 20.

    Não vi o novo “Justiceiro”.

    “Estrada para Perdição” teve alguns votos, mas não o suficiente para entrar na lista.

  5. E o Incrível Hulk, estrelado por Edward Norton, sempre competente, mereceria um lugar na lista tirando a vaga de um dos Homem-Aranha!!!

  6. Bom, certamente faltou Watchman. Seria segundo colocado sem sombra de dúvidas, atrás de “O Cavaleiro das Trevas”. E em terceiro viria, ainda, “Batman Begins”, seguido por Oldboy e Marcas da Violência, fechando o Top 5. O resto é resto…

  7. “Motoqueiro Fantasma” deve ser facilmente achado numa lata de lixo próxima, não?

    “O Corvo”, “Blade” e “Batman Begins” tiveram votos. O único “Hulk” que recebeu menção foi o do Ang Lee.

  8. Onde estão 300 e Sin City?

    Os filmes do Homem Aranha foram péssimos, elenco principal abaixo da mediocridade, total falta de expressão e fidelidade apenas nas origens, além da total falta de respeito com o verdadeiro amor de Peter Parker: Gwen Stacy!

    O Corvo é um excelente filme, assim como Incr´vel Hulk acabou sendo. E verdade seja dita, para quem LEU Watchmen, o filme foi uma gigantesca decepção!

  9. Puxa vida… faltaram alguns bons… como por exemplo: Akira, Sin City, Watchmen(o qual por sinal ficou muito bem adaptado)…

  10. O Senhor do Anéis antes da adaptação do livro lá fora chegou a virar HQ, pelo menos parte dele. Não seria o caso dele ser votado também?
    Ghost in the Shell, o desenho, é uma adaptação e ficou muito bom também.
    Abraços!

  11. AFFFFFSSSSS
    coisa horrorosa, o superman em primeiro, que lixo…

    tantas boas adaptações… esses caras não sabem de nada…

    fail!!

  12. Uma coisa é fato: Superman só foi lembrado pq passou esta semana na TV aberta.
    Já fazia anos que em listas semelhantes sobre o mesmo tema a serie Superman (a original e não aquela recente do almofadinha) sequer era lembrada.

    Mas qual o critério?? A qualidade cinematográfica (o que inclui a condução do enredo em si) ou a fidelidade à obra original???

  13. Senti falta de filmes como Sin City, Watchmen, 300, que facilmente tomam o lugar de Old Boy (bom filme, nem tão boa adaptação), Mundo Cão (não é uma boa adaptação, nem um bom filme) e Marcas da Violência (não é um bom filme).

  14. Superman – O filme ganhar o prmeiro lugar só pode ser uma piada né? Ele não deveria nem fazer parte dessa lita Existem muitos outros que poderiam ser citados e não foram como Watchmen e Sin City, esses sim são excelentes filmes.

  15. Com certeza o melhor é o Homem de Ferro!!!!!!É o super herói mais carismatico de todos, o Robert Downey ficou perfeito no papel, ao contrário dos outros!

  16. Super Homem na frente do Batman… e o pior… em primeiro lugar… numa lista sem watchman, the spirit, 300, sin city e porque não os longas animados de asterix? (qualquer longa do asterix é melhor que o filme do super homem)

  17. aff…

    1º ninguem merece x-men, o negocio deixou o wolverine como original sendo que o líder na ausência do Prof. X é o Ciclope.

    2º Superman, nem tem o que dizer, o cara fazer voltar o tempo pra salvar Lois, nem nos HQ isso foi possível.

    3º Batman – O Cavaleiro das Trevas deixou o Coringa como principal e o nome do filme é BATMAN.

    e agora uma pergunta para os fissurados em HQ pois o filme que vou pergunta, ainda não vi e não conheço quem tenha visto.

    SPIRIT tem qualidade boa e segue os padrões do HQ?

  18. aff…

    1º ninguem merece x-men, o negocio deixou o wolverine como original sendo que o líder na ausência do Prof. X é o Ciclope.

    2º Superman, nem tem o que dizer, o cara fazer voltar o tempo pra salvar Lois, nem nos HQ isso foi possível.

    3º Batman – O Cavaleiro das Trevas deixou o Coringa como principal e o nome do filme é BATMAN.

    e agora uma pergunta para os fissurados em HQ pois o filme que vou pergunta, ainda não vi e não conheço quem tenha visto.

    SPIRIT tem qualidade boa e segue os padrões do HQ?

  19. fala serio oldboy,supermam cade sincity 300,watchman,e o novo hulk tem certeza que chamaram caras que entendem de hq proxima vez fala comigo

  20. Marcio, a fonte para “O Senhor dos Anéis” são os livros, então, os filmes não entram. “Ghost in the Shell” merecia ter entrado mesmo.

    Eric, eu nem sabia que “Superman” tinha passado na TV aberta. Votei nele (foi meu segundo colocado) por adoro o filme.

    O critério é responder à pergunta “quais são os melhores filmes baseados em HQs?”.

    Matheus, discordo radicalmente de você quanto a “Marcas da Violência”. Acho o filme uma obra-prima.

    Pedro, que bobagem! E “The Spirit” entraria facilmente numa lista de piores adaptações de HQs para o cinema.

    Jorge, respondi sua pergunta bem aqui em cim. Sobre as mudanças, acho que é impossível transportar uma obra vinda de outra média sem que haja “adaptações”. A própria palavra já diz. Fiquei incomodado com as mudanças cronológicas em “X-Men”, mas entendo. Também não gosto do fim de “Superman”, mas o resto é obra-prima e muito fiel ao herói. Heath Ledger chama mais atenção do que Christian Bale porque era um grande ator e o outro não.

  21. fala sério né…nem os primeiros filmes do super homem mereciam entrar numa lista de melhores adptações de hq…o ultimo então , c aquele superhomem c cara de almofadinha gay…sem comentários…e faltou watchmen (eu li e achei a adaptação mto boa) , 300 , sin city…os homem aranha tb não são tão bons assim…

  22. não sabia que marcas da violencia e oldboy eram de quadrinhos. a lista está ok, exceto por homem aranha 1, que parece um episodio dos power rangers.

  23. Eu gostei da lista, concordo com quase todos os filmes, só retiraria o primeiro filme do Homem-Aranha, que é um filmão também, para colocar o Anti-Herói Americano (American Splendor).

  24. Bom, pra começar esse pessoal que avaliou a votoção não entendi de nada e nunca tiveram a oportunidade de ler revista em quadrinhos, tem muitos superhérois que poderiam estar em 1 lugar, mas nao supermem, não sei qual seria o 1 na minha opinião 1 wolverine não pelo filme mas por ser um dos superherois que tem um poder que todos querem ter o poder de cura,2 batmam rico e que se dedica a combater bandido,3 homem aranha todos gostam 4 motoqueiro fantasma ou melhor cavaleiro fantasma e por ai vai cada um tem sua preferencia mas supermam em 1 lugar ninguem merece!!!!!!!!!!!!!!

  25. Peguei o Ghost World pra assistir, influenciado pela lista. Fora uma Scarlett Johansson adolescente, não vi nada de positivo no filme.

    Como diz um colega de um fórum, achei RUIM COM FORÇA!

    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *