Top 10: os piores filmes de 2013

Filmes ruins podem ser divertidos, mas filmes pretensiosos podem ser bem ruins. Os dez títulos abaixo têm uma coisa em comum: querem ser mais do que realmente são. E é essa pretensão que os colocou entre os piores filmes lançados nos cinemas brasileiros em 2013. Entre uma refilmagem que se aproveita do prestígio do original, um longa que se aproveita de portadores de síndrome de down, um épico musical que mais é uma epopeia cafona, um diretor que conseguiu emplacar dois filmes ruins no mesmo ano, quem ganha a medalha de ouro no ano é um longa que se pretende uma lupa sobre o americano médio, que se vende como uma investigação da violência que carregamos dentro de nós, um filme que parece orgânico, mas que se fundamenta sobre o truque barato das reviravoltas e que só sobrevive por uma quantidade tão imensa de lugares comuns, conceitos usados e estereótipos disfarçados que o pacote não poderia ser pior.

Duro de Matar 5

10 Duro de Matar 5, John Moore

Os Miseráveis

9 Os Miseráveis, Tom Hooper

Cinzas e Sangue

8 Cinzas e Sangue, Fanny Ardant

Caça aos Gângsters

7 Caça aos Gângsters, Ruben Fleischer

O Mordomo da Casa Branca

6 O Mordomo da Casa Branca, Lee Daniels

Carrie, a Estranha

5 Carrie, a Estranha, Kimberly Pierce

Obsessão

4 Obsessão, Lee Daniels

Colegas

3 Colegas, Marcelo Galvão

Pietá

2 Pietá, kim ki-duk

Os Suspeitos

1 Os Suspeitos, Dennis Vileneuve

Comentários

comentários

172 comentários sobre “Top 10: os piores filmes de 2013”

  1. Também não concordo com a alguns filmes da lista, mas não podemos nos esquecer de que opinião é igual o forevis – cada um tem a sua.

  2. Os Suspeitos é um dos melhores filmes do ano. Juntá-lo à filmes tão sem-vergonhas como citados nesta lista é inexplicável. O roteiro do filme é maravilhoso, cheio de pistas e recompensas, os personagens evoluem conforme a trama vai se desenrolando e a direção é um dos grandes destaques do ano. As atuações de Jackman, Gylenhaal e Dano facilmente entram nas melhores do ano. Não consegui entender os motivos pelo qual Chico não gostou do filme, eu gostaria, no entanto, de ler uma crítica dele a respeito e tentar entender o seu ponto de vista – já que muitos estão crucificando o autor, o site e o UOL por uma lista sem ao menos dar chances de defesa.

    Eu entendo que cada um goste ou não goste de filmes por vários motivos – Os Miseráveis, apesar de ter concorrido ao Oscar, é um musical aborrecido e mais longo do que deveria. Por isso que a profissão de crítico é tão odiada. É difícil para o público entender que as pessoas podem ter múltiplas visões de uma obra de arte – o Cinema, antes de entreter, é Arte -,portanto ler algo contra a nossa opinião às vezes é difícil de compreender.

    O Chico não precisa justificar o porquê que escolheu Os Suspeitos (que eu adorei) como o pior filme do ano. Seria interessante, no entanto, ler um texto sobre o filme. Não porque ele PRECISA se defender, mas porque muitos aqui são apreciadores do Filmes do Chico já há alguns anos (onde mais podemos conferir a programação anualmente dos longas de Festivais com uma precisão de rejoalheiro?) e creio que estamos todos curiosos por uma resenha do filme.

    No mais, para mim Os Suspeitos venceria facilmente um prêmio de melhor roteiro do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *