O AMOR É FILME
Nick Cassavetes e todos os clichês do folhetim que minha tia adorava
Confesso que o trailer, o cartaz com um erro grosseiro de português e o plot não haviam me despertado o mínimo interesse em assistir ao filme, o que só aconteceu para apresentar meu amigo Guilherme Lamenha a uma das salas de cinema de Salvador. Diário de uma Paixão me cheirava a filme feito para ganhar dinheiro fácil, sobretudo de mulheres em busca do amor perdido. Parecia mal feito, rasteiro, com poucos encantamentos. A presença de Gena Rowland me fez divagar sobre Nick Cassavetes fazer filmes para empregar a mãe. A primeira meia hora de projeção não mudou muito esta idéia e garantiu bocejos e até rápidas cochiladas. Até que algo mudou.
Cassavetes aos poucos revela que sua trama é mesmo uma básica e clássica história de amor, mas vai além. Ele mergulha profundamente nas entranhas (no que isso remeta ao sexo, também) do folhetim tipicamente norte-americano. Ao contrário de outro grande filme-clichê do ano, Minha Vida Sem Mim, de Isabel Coixet, ele não se apropria e transforma os elementos do gênero, mas apenas reproduz o melodrama com propriedade. O que diferencia o filme de Cassavetes dos de seus colegas é que ele acredita no que filma, seja quando coloca seu casal de protagonistas no meio de um enorme grupo de cisnes brancos ou quando ignora a verossimilhança em nome de uma das mais bem resolvidas cenas finais dos últimos tempos no cinema romântico. Diário de uma Paixão é completamente honesto e puro. Como a tia Leninha achava que as histórias de amor deveriam ser. Haja coração.
DIÁRIO DE UMA PAIXÃO
The Notebook, EUA, 2004.
Direção: Nick Cassavetes.
Roteiro: Jeremy Leven, baseado na novela The Notebook, de Nicholas Sparks (adaptada por Jan Sardi).
Elenco: Ryan Gosling, Rachel McAdams, James Garner, Gena Rowlands, James Marsden, Sam Shepard, David Thornton, Joan Allen, Kevin Connolly, Tim Ivey.
Fotografia: Robert Fraisse. Montagem: Alan Heim. Direção de Arte: Sarah Knowles. Música: Aaron Zigman. Figurinos: Karyn Wagner. Produção: Lynn Harris e Mark Johnson. Site Oficial: www.thenotebookmovie.com.
nas picapes: Lisbela, Los Hermanos.