PALHAÇO QUE NÃO FAZ RIR

Os irmãos Coen pisam na bola e fazem a comédia mais sem graça dos últimos tempos

Recriar uma obra que já existe precisa de um bom motivo. Ou não? Hitchcock até hoje não deve procurar saber o que atingiu a cabeça de Gus Van Sant para que ele achasse que refilmar Psicose (60) seria uma boa idéia. O Quinteto da Morte, deliciosa comédia britânica de humor negro dirigida por Alexander Mackendrick em 1955, definitivamente não precisa ser refeito. Mas os irmão Joel e Ethan Coen, que pela primeira vez em vinte anos assinam juntos a direção de um filme, acharam que transpor a ironia tipicamente britânica para o sul norte-americano seria justificativa suficiente para recontar a história do grupo de golpistas que se utilizam da casa de uma velha senhora para planejar um assalto. Estavam errados.

Problema número um: o melhor humor negro do mundo é propriedade dos britânicos há decadas. Tentar adaptar esse humor para uma realidade diferente causou estranhamento. As piadas ficaram sem graça, ?o clima? pretendido é raramente conseguido apesar do esforço da dupla de diretores/roteiristas. Problema número dois: o elenco. Não que o grupo seja ruim, mas num filme com esse propósito, ele deveria ser ótimo. E bater Alec Guinness, Peter Sellers e Herbert Lom com um Tom Hanks deslocado e sem saber muito bem bem o que fazer é uma missão bem complicada. Problema número três: o filme nos remete em demasia a obras anteriores do Coen, como Arizona Nunca Mais (87) e E Aí Meu Irmão, Cadê Você? (00). O gosto de piada velha prevalece.

MATADORES DE VELHINHAS
The Ladykillers, EUA, 2004.

Direção e Roteiro: Joel e Ethan Coen, baseados no roteiro de William Rose para o filme O Quinteto da Morte, de Alexander Mackendrick.

Elenco: Tom Hanks, Irma P. Hall, Marlon Wayans, J.K. Simmons, Tzi Ma, Ryan Hurst, Diane Delano, George Wallace.

Fotografia: Roger Deakins. Montagem: Roderick Jaynes. Direção de Arte: Dennis Gassner. Música: Carter Burwell. Figurinos: Mary Zophres. Produção: Ethan Coen, Joel Coen, Tom Jacobson, Barry Josephson e Barry Sonnenfeld.. Site Oficial: www.video.movies.go.com/ladykillers/splash.html.

nas picapes: Long Time Woman, Pam Grier.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *