Já escrevi sobre muitos dos candidatos ao Oscar, entre eles sobre os nove indicados a melhor filme. Neste post, estão relacionadas todas as críticas que publiquei sobre os finalistas no Filmes do Chico.
filmes indicados na categoria principal
12 Anos de Escravidão, Steve McQueen
indicado em filme, direção, ator (Chiwetel Ejiofor), ator coadjuvante (Michael Fassbender), atriz coadjuvante (Lupita N’Yongo), roteiro adaptado, montagem, desenho de produção e figurinos.
Capitão Phillips, Paul Greengrass
indicado em filme, ator coadjuvante (Barkhad Abdi), roteiro adaptado, montagem, mixagem de som e edição de som.
Clube de Compras Dallas, Jean-Marc Vallée
indicado em filme, ator (Matthew McConaughey), ator coadjuvante (Jared Leto), roteiro original, montagem e maquiagem.
Ela, Spike Jonze
indicado em filme, roteiro original, desenho de produção, trilha sonora e canção (“The Moon Song”).
Gravidade, Alfonso Cuarón
indicado em filme, direção, atriz (Sandra Bullock), fotografia, montagem, desenho de produção, trilha sonora, mixagem de som, edição de som e efeitos visuais.
O Lobo de Wall Street, Martin Scorsese
indicado em filme, direção, ator (Leonardo Di Caprio), ator coadjuvante (Jonah Hill) e roteiro adaptado.
Nebraska, Alexander Payne
indicado em filme, direção, ator (Bruce Dern), atriz coadjuvante (June Squibb), roteiro original e fotografia.
Philomena, Stephen Frears
indicado em filme, atriz (Judi Dench), roteiro adaptado e trilha sonora.
Trapaça, David O. Russell
indicado em filme, direção, ator (Christian Bale), atriz (Amy Adams), ator coadjuvante (Bradley Cooper), atriz coadjuvante (Jennifer Lawrence), roteiro original, montagem, desenho de produção e figurinos.
fimes indicados em outras categorias
Além da Escuridão – Star Trek, JJ Abrams
indicado em efeitos visuais.
Antes da Meia-Noite, Richard Linklater
indicado em roteiro adaptado.
O Ato de Matar, Joshua Oppenheimer
indicado em documentário.
Blue Jasmine, Woody Allen
indicado em atriz (Cate Blanchett) e atriz coadjuvante (Sally Hawkins).
A Caça, Thomas Vintenberg
indicado em filme estrangeiro.
A Imagem que Falta, Rithy Panh
indicado em filme estrangeiro.
Inside Llewyn Davis, Joel & Ethan Coen
indicado em fotografia e mixagem de som.
Acho o Leonardo Di Caprio o maior injustiçado da história do Oscar!!! Ele já fez papéis grandiosos em filmes magníficos como em “O aviador”, “Titanic”, “O grande Gatsby”, mas em filmes que são pouco apreciados pelos críticos, que na maioria das vezes, só enaltecem aqueles filmes cabeças, que normalmente odiamos ou nos decepcionamos quando assistimos…
Gostaria de vê-lo ganhando a estatueta este ano, pois sua atuação em “O Lobo de Wallstreet” está simplesmente DIVINA!!!
Sei que gostar não é poder, e que provavelmente o Christian Bale ou o Matthew McConaughey irão ganhar, mas não custa sonhar com o dia em que a academia vai reconhecer o trabalho do Leonardio Di Caprio e remediar todas as injustiças que vem cometendo com esse brilhante ator!
“12 Anos de Escravidão” é apenas mais um filme sobre a escravidão. Uma pena que “Ela” está sendo pouco vista, porque é DE LONGE, o melhor de todos eles.
Excelente materia!!! Uma das melhores que li sobre o Oscar e os filmes que concorrem! As fotos, apresentaçao, comentarios, diagramaçao. Parabens ao jornalista!!
Obrigado Nita!
A Cate em Blue Jasmine estava esplêndida, porém o roteiro do filme não teve uma adaptação muito boa, por isso ainda acho a surpresa da Sandra Bulock por ter carregado um filme inteiro nas costas merecer levar essa 🙂
Assisti todos os filmes, acho que o Oscar deste ficará bem dividido, doze anos de escravidão deve levar como filme, gravidade por direção, atores principal e coadjuvante clube de compras em dallas, atriz Cate Blanchet, atriz coadjuvante a Jeniffer Lawrence, prêmios técnicos Gravidade, roteiro Trapaça, animação Frozen.
“O LOBO DE WALL STREET” e “TRAPAÇA”. Grandes e perfeitos filmes. Esse Oscar o Leonardo di Caprio Fácil. Para mim são os vitoriosos da noite.
Acho que esse ano vamos ter a Cate finalmente levando o Oscar de melhor atriz… Depois do Globo de Ouro e dos Sag’s, acho que ela está com as mãos na estatueta… Alguma chance do chute pegar na trave e de ela morrer na praia???
Uauuu, ótimo artigo. Já vi alguns da lista, mas vou atrás de outros. Pena que em cidade do interior tudo é mais complicado.
Eu assisti “Doze anos de Escravidão” on line.. e…. Meu DEUS!!! Grandioso!!!! Certamente ele vai reinar no Oscar… assim também como “Clube de Compras Dallas” que achei também perfeito, deve ganhar alguma estatueta. Por enquanto não ví “Ela” na qual as pessoas estão falando muito bem. Mas 12 anos de escravidão sem dúvidas será o vencedor da noite.