Karim Aïnouz e Sergio Machado

Alice, a série que Karim Aïnouz e Sérgio Machado dirigiram para a HBO (que já tinha nos brindando com a excelente Filhos do Carnaval), estreou ontem à noite com uma semelhança interessante com uma linha do cinema contemporâneo que lança seus protagonistas em busca de seu lugar no mundo. A Alice de Andréia Horta, ótima atriz, tem um quê da Hermila de O Céu de Suely ou da Emily de Clean. Todas se descobrem, das mais variadas maneiras, insatisfeitas com seus papéis, seus espaços, suas condições. No caso de Hermila, mudar de cidade significa passar a existir, buscar um significado. Já para Emily, tentar a carreira na música significa completar algo que estava perdido, retomar as rédeas da próprias vida.

Ainda não dá pra saber para onde Alice nos levará. Ela se deu conta de maneira tão súbita seu incômodo que, se aproveitar de um deslize para escolher ficar ao invés de ir, foi uma decisão natural. Perceber que estava perdida numa cidade imensa teria feito a moça perceber que estava perdida mesmo na sua vidinha normal? É assim, sem muita explicação, que as coisas acontecem. Alice me fez lembrar quando eu decidi que queria morar em São Paulo. Foi em outubro de 99. Na Mostra de Cinema. Minha primeira vez aqui. Decidi que queria o cinema mais perto, que queria o mundo mais inteiro, que queria todas as possibilidades. Se eu, como Alice, já me sentia perdido na minha vidinha normal, melhor seria escolher me perder por conta própria, na imensidão que esta cidade oferece.

Comentários

comentários

4 comentários sobre “Alice”

  1. …para..: “uma mente sem lembranças..”…
    …sabe, amigo ou amiga,…..não se deixe levar,..muito pelo cinema,…pois são paulo,….é uma BIG cidadezinha do INTERIORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR…!!
    ….NADA, mais que isso…!!!!!!!……..
    ..é onde todos BUSCAM seus 15 minutinhos,
    ….de poderzinho…!!!……………..
    ..e PISAM nos outros com toda força, parecida.., com a qual foram pisados,…!
    ..então, vai um conselho de amigo invisível….!!!Venha a são paulo,..prá
    curtí a lado legal,….da cidade,…..e volte prá tua
    térrinha,…..prá viver tua rotina..!!!
    …NÃO CAIA na PROPAGANDA ENGANÓSA,….
    …….da BIG APPLE,……amigo,…..
    …..pois éla tem muito mais BIGATO,..
    ……………do POLPA..!!!

  2. lendo sua história fiquei bastante curioso sobre como foram os primeiros meses aí, pois tenho uma enorme curiosidade, mas tenho medo da imensidão de são paulo, sei lá, essa cidade mexe comigo como nenhuma outra.
    se puder gastar um pouco do seu tempo compartilhando essas idéias, ficaria bemmm grato!
    abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *