Frankie 2005 – cena do ano
A mesa do jantar | Marcas da Violência
Na Mostra de SP, antes de assistir ao filme de David Cronenberg, ouvi o comentário de uma estranha: “parece final de produtor”. A moça jurava que estava sendo super inteligente. Vai ver ela não entendeu que quando Viggo Mortensen volta para seu lugar na mesa, Marcas da Violência se encerra em grande estilo. A melhor cena do ano é a melhor cena final de um filme em muito tempo. O final mais coerente, mais bonito, mais desejado.
outras indicadas:
A navalha | Caché *
O tubarão | A Vida Marinha com Steve Zissou
Vaudeville para um gorila | King Kong
“Você vai perder o seu vôo” | Antes do Pôr-do-Sol **
Pois é, mas todas aí me tocaram um bocado.
Nenhuma das duas cenas indicadas que vi me marcaram… Realmente é uma categoria bem difícil, por causa da memória.
chico, eu vi o filme duas vezes no cinema e duas no dvd (foi meu presente de aniver). não teve nenhuma vez q eu não me arrepiasse com essa cena. vou fazer campanha para o alfred, heheheh.
bjs
Tá, pode ser mesmo.
O primeiro jantar, eu até pensei. Mas revendo o filme, acho que os dois jantares têm coisas maravilhosas. Seria injusto colocar um só.
Ah Chico, achei que você fosse incluir o papo no navio de Um Filme Falado. Dessas aí que você escolheu, acho maravilhosa a de A Vida Marinha. E eu acho a cena do acidente com a Thandie Newton muito boa, mesmo o filme sendo uma droga.
Na verdade, não lembrei. É um grande cena. Queria ter visto o filme de novo. Talvez faça isso pro Alfred. Mas eu gosto mais das cenas dele na sala de projeção. Muito Welles.
“baby, you’re gonna miss that plane…” ahhhhhh! lindíssimo!
agora, chico, sei q gosto é gosto, e não se discute e talz, mas… poxa, deixou fora a cena do howard hughes chegando à premiere de hell’s angels?!?!?
Eu sempre dou fora nesta categoria porque nem sempre lembro de tudo. Adoro a cena do quarto do hotel em “O Inferno”, o primeiro jantar em “Um Filme Falado”, a luta final entre Anakin e Obi Wan em “Sith”, o solo do João Miguel em “Cinema, Aspirina”, o museu em “Reis e Rainha” e a morte da família em “A Queda!”.
Acho “Crash” muito fraco.
Meu voto: A cena do carro em Crash!