AMOR NO CAMPO DE BATALHA

Filme israelense se utiliza bem dos clichês para contar uma história de amor gay

As imagens incomodam. Não porque são dois homens se beijando, mas por um detalhe de tradução de linguagem: o filme foi feito para TV e a qualidade técnica cai bastante quando ele é visto numa sala de cinema. Apesar disso, o diretor Eytan Fox, que há algum tempo se aventura pelo tema, domina bem a câmera e consegue produzir cenas bonitas e não tão óbvias. Delicada Relação, título oportunista e claramente inspirado em Delicada Atração (Hattie McDonald, 96), um dos melhores filmes gays da década passada, conta uma história de amor entre dois oficiais do exército israelense. O capitão Yossi, o líder de um grupo de militares num dos pontos de tensão do país, e o soldado Jagger, que ganhou este apelido por ter pinta de rock star, são namorados e, entre uma missão e outra, trocam beijos e carícias.

Pois bem, Fox tinha na mão pelo menos dois pontos polêmicos: o confronto violento Israel-Palestina e a homossexualidade na caserna. Poderia ter feito um filme engajado, tanto no contexto político quanto na militância gay. Mas preferiu o caminho do meio. A guerra e a relação proibida são apenas cenário para o romance entre os militares. Ao evitar o campo minado, o cineasta lava as mãos e se afasta da polêmica. Opção que, num primeiro momento, parece cômoda, mas que, analisada por outro prisma, é bem interessante: o diretor apresenta um relacionamento amoroso, conturbado como qualquer outro, e acompanha seu desenrolar. O conflito acontece na esfera pessoal, particular. O inimigo do amor entre Yossi e Jagger não são os palestinos ou a intolerância, mas suas próprias limitações. Fox se apropria de clichês antigos, mas, como os trabalha bem, raramente é óbvio. Não parece pertinente cobrar qualquer posicionamento mais enfático do cineasta: Yossi & Jagger conta apenas mais uma história de amor. E faz isso bem.

DELICADA RELAÇÃO
Yossi & Jagger, Israel, 2002.

Direção: Eytan Fox.

Roteiro: Avner Bernheimer.

Elenco: Ohad Knoller, Yehuda Levi, Assi Cohen, Aya Steinovitz, Hani Furstenberg, Sharon Raginiano, Yuval Semo, Yaniv Moyal, Hanan Savyon, Erez Kahana, Yael Perl Becker, Shmulik Bernheimer.

Fotografia: Yaron Scharf. Montagem: Yosef Grunfeld. Direção de Arte: Amir Pick. Música: Ivri Lider. Figurinos: Natan Elkanovich. Produção: Amir Harel e Gal Uchovsky. Site Oficial: http://www.yossiandjagger.com.

nas picapes: You’re The Sunshine Of My Life, Stevie Wonder.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *