A FEITICEIRA ESCARLATE

Talento da protagonista resgata Moça com Brinco de Pérola do calabouço estético

A sofisticação visual de Moça com Brinco de Pérola é inegável. Além da direção de arte e dos figurinos bem cuidados, a câmera chama atenção pelos quadros que produz e pelas cores que impõe ao cenário. O que mais se fala sobre o filme é como a fotografia se apropria da luz das telas de Veermer, o principal coadjuvante do longa de estréia de Peter Webber. A informação rodou tanto que é impossível não ler um texto que não divague sobre a condição de homenagem que o cineasta empregou ao filme. Mas nem tudo que reluz… você deve conhecer o ditado. Se a composição imagética impressiona, Moça com Brinco de Pérola guarda poucas surpresas nas suas opções narrativas. Webber conta com fidelidade cronológica, algo muito reverente e recorrente quando se retrata a vida de artistas no cinema, a aproximação gradual entre o pintor e sua empregada, que viria a se tornar musa de sua obra mais conhecida.

Lugares comuns não faltam. O maior talvez seja a condição demoníaca imposta à filha do artista, cujas cenas de maldades sempre se encerram com pequenos olhares macabros. Os vilões, por sinal, estão espalhados pelos cômodos da casa. A mulher e a sogra do pintor são retratadas como mulheres arrogantes e exploradoras, tanto dos empregados quanto do talento de Veermer. Colin Firth dá ao artista aquele toquezinho de gênio excêntrico, que todo mundo já viu em algum lugar. Diante disso, o maior destaque do filme é a interpretação de Scarlett Johansson, uma das melhores atrizes dos últimos tempos. Discreta e sutil, ela fala pouco e conquista pelo olhar tímido e espantado. A baixinha de rosto perfeito compõe sua personagem com a perspicácia de uma veterana, delicada e sedutora. Uma verdadeira inspiração para qualquer artista.

MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA
Girl With a Pearl Earring, Grã-Bretanha/Luxemburgo, 2003.

Direção: Peter Webber.

Roteiro: Olivia Hetreed, baseado no livro de Tracy Chevalier.

Elenco: Scarlett Johansson, Colin Firth, Tom Wilkinson, Judy Parfitt, Cillian Murphy, Essie Davis, Joanna Scanlan, Alakina Mann, Chris McHallem, Gabrielle Reidy, Rollo Weeks, Anna Popplewell, Anaïs Nepper, Melanie Meyfroid, Nathan Nepper.

Fotografia: Eduardo Serra. Montagem: Kate Evans. Direção de Arte: Ben van Os. Música: Alexandre Desplat. Figurinos: Dien van Straalen. Produção: Andy Paterson e Anand Tucker. Site Oficial: http://www.girlwithapearlearringmovie.com.

nas picapes: I?m Going Bananas, Madonna.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *