Festival do Rio 2013: 5 filmes que podem concorrer ao Oscar

Durante o Festival do Rio, o Filmes do Chico vai produzir uma série de Top 5s com destaques do evento. O primeiro reúne filmes que têm chance de aparecer entre os indicados ao Oscar. Todos com exibições durante o festival.

Gravidade

Gravidade, Alfonso Cuarón

É um dos favoritos para a temporada de prêmios. O impacto do longa quando estreou no Festival de Veneza foi enorme. Sandra Bullock está cotadíssima para ganhar uma nova indicação ao Oscar, quatro anos depois da premiação por Um Sonho Possível, e o filme pode aparecer em várias categorias, desde as principais, como filme e direção, o que é notável para uma ficção-científica, até as técnicas (fotografia, montagem, efeitos visuais, além dos quesitos de som).

O Mordomo da Casa Branca

O Mordomo da Casa Branca, Lee Daniels

Já fez mais de U$ 100 milhões nas bilheterias americanas, o que aumentou sua força na bolsa de apostas. Lee Daniels já fez bastante sucesso com Preciosa e, pelo jeito, deve repetir parte da façanha com a história do mordomo que atravessou os mandatos de sete presidentes americanos. O elencão tem, entre outros, Forest Whitaker, Robin Williams, Vanessa Redgrave, Jane Fonda e Oprah Winfrey, que é uma das favoritas ao Oscar de atriz coadjuvante.

Nebraska

Nebraska, Alexander Payne

Alexander Payne geralmente desperta atenção da Academia. Foi indicado ao Oscar por Sideways e Os Descendentes. Este filme parecia ter mais chances nas categorias de atuação (Bruce Dern é um veterano que nunca ganhou um Oscar e June Squibb parece preencher os quesitos que geralmente interessam a Academia, elogiada, experiente e desconhecida). Mas nos últimos tempos, vários experts no Oscar apontam o filme como virtual candidato na categoria principal, com possibilidades em direção e roteiro.

Diana

Diana, Olivier Hirschbiegel

Com Grace of Monaco adiado pro ano que vem, as chances de indicação de Naomi Watts aumentaram. Ela é a única princesa na parada, mas a batalha nesta categoria está especialmente difícil. Além da já citada Sandra Bullock, Meryl Streep, Emma Thompson, Judi Dench e Cate Blanchett, todas já oscarizadas e respeitadas, são empecilhos para Watts. Os prêmios anteriores ao Oscar, como o Globo de Ouro e os de associações de críticos, vão definir as chances do filme.

 

Fruitvale Station

Fruitvale Station, Ryan Coogler

Tem boas chances de ser o indie do ano, como foi Indomável Sonhadora no ano passado. Fez bastante barulho em sua estreia em Sundance, tem um elenco majoritariamente negro, o que faz o filme atacar em outra frente, com destaque para Michael B. Jordan, bem elogiado, e a vencedora do Oscar, Octavia Spencer, que pode repetir a indicação entre as coadjuvantes. O roteiro do filme também tem chances razoáveis de emplacar.

Comentários

comentários

3 comentários sobre “Festival do Rio 2013: 5 filmes que podem concorrer ao Oscar”

  1. Mesmo sendo um diretor muito ruim, O Lee Daniels ainda conseguiu fazer o seu melhor filme. The Butler nao eh essa maravilha toda, explora eventos da historia de uma forma bastante didatica e superficial para assim explorar o racismo no pais! Tem momentos interessantes e eh bonitinho! Em poucas cenas Oprah consegue sair da sua persona. Nao acho que foi uma boa escolha para o papel, mas provavelmente vai ser indicadao ao OSCAR! O resto do elenco eh melhor do que Oprah! Nota 5/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *