Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Esta é a quarta vez que eu escrevo sobre um filme do Harry Potter neste blogue. Confesso que gosto (ou mais ou menos) de todos eles, mas, embora eu ainda ache Harry Potter e o Cálice de Fogo o mais fraco destes quatro filmes comentados, confesso que saí um pouco decepcionado do cinema. O novo Harry Potter e o Enigma do Príncipe perde principalmente quando comparado ao longa anterior, que marcava a estreia de David Yates no comando da série.

Yates foi o diretor que melhor entendeu o universo de J.K.K. Rowlins. Foi ele quem melhor mesclou o respeito à mitologia e o desenvolvimento dos personagens com a habilidade de seduzir o espectador com os avanços cronológicos da história e com cenas filmadas excepcionalmente. Harry Potter e a Ordem da Fênix é, de longe, o filme mais bem dirigido da série. O único que verdadeiramente produziu encantamento. Não é um filme de ação, pelo contrário, tem um ritmo bem mais tranquilo, mas suas sequências mais, digamos, animadas são de tirar o fôlego (em especial aquela que abre o filme).

No novo longa, Yates opta pela elaboração do cotidiano dos personagens, com pouquíssimo material novo acrescido à mitologia. O Enigma do Príncipe parece mesmo apenas ter a função de ponte entre A Ordem da Fênix e os filmes-gêmeos baseados no último livro da série. Trinta minutos já dariam conta de fazer essa transição. No entanto, mesmo significando pouco para a cronologia, o filme tem um trunfo que o faz valer a pena: David Yates. O diretor conduz a trama com a mesma mão do filme anterior, embora sem a mesma excelência. Isso deixa o material mais encorpado.

Sem muito o que fazer, o cineasta mira num mistério sem grandes consequências, que lança dúvidas sobre alguns personagens, e gera algumas das melhores cenas do filme. Cenas filmadas com a competência habitual de Yates para o visual que ajudam a estabelecer a tensão de que a história carece. Mesmo as cenas de humor, ganham um contorno simples e afetivo, provavelmente por causa da intimidade de Yates com os personagens – ele é o primeiro diretor que comanda dois filmes da série desde Columbus.

O roteiro também centra fogo nos momentos mais cotidianos que remetem aos primeiros filmes, mas que, de quebra, elaboram a aproximação entre os casais e ajudam a transformar Hogwarts numa high school. É como se, já que não pode antecipar o que realmente importa, Yates resolvesse deixar os personagem mais desenvolvido para o desafio final. Mas, curiosamente, essa opção não vem acompanhada por grandes interpretações. O melhor no filme é Alan Rickman, com um humor pontual, mas seu personagem ganha pouquíssimo espaço na tela.

Estranhamente, embora este filme pareça dar mais tempo para trabalhar os personagens, o sub-aproveitamento aqui parece ainda mais grave que nos últimos filmes. Os personagens como o da professora Minerva, Hagrid, Bellatrix Lestrange e Draco Malfoy, este bastante importante para a trama, são mal aproveitados. Até Ronny e Hermione, que praticamente dividiam as cenas mais importantes com Harry nos últimos filmes, ficaram para trás, só ganhando destaque em momentos cômicos. Mesmo assim o filme sai no positivo. Talvez porque David Yates sabe bem como embalar um filme, talvez porque embora nunca seja memorável, Harry Potter e o Enigma do Príncipe é um aperitivo irresistível.

Um top para a série:

1 Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)
2 Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)
3 Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)
4 Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)
5 Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
6 Harry Potter e a Câmera Secreta (2002)

Harry Potter e o Enigma do Príncipe EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
[Harry Potter and the Half-Blood Prince, David Yates, 2009]

Comentários

comentários

43 comentários sobre “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”

  1. Sinceramente, o pior e mais fraco de todos… a não ser que vi o filme errado, até sai com essa impressão do cinema… falram falaram, mas foi lamentável.

  2. muito bom o filme, apesar d nao seguir completamente o livro, com ctz eu nao recomendo o filme pra quem nao leu o livro, pois nao conhece a historia direito e alguns acabam falando mer**

    mas assistam o filme, é otimo

  3. O filme etava sendo ótimo até que chegou no final, aí o filme desandou. Eu não acredito que eles não fizeram a batalha de Hogwarts e o enterro de Dumbledore, sendo esses o ápice do livro.

  4. Oi Chico,

    acho o Prisioniro de Azkabam o melhor deles, o Cálice de fogo também não é dos piores. Os primeiros sim, são meio enfadonhos. O que falta ao Enigma do Príncipe em estória sobra nos efeitos. Assistir a Harry Poter no cinema é delicioso.

    E a partir do momento em que o diretor, e toda a equipe na verdade, veste a camisa tudo fica diferente. Por ser um filme bem focado em adolescentes, ele sofre preconceitos, isso é inegável. Alguns diretores fazem pelo dinheiro, pelo status, apenas pra terem seus nomes vinculados a um sucesso. Yates vibra de verdade com a estória. Li uma entrevista com ele outro dia animadíssimo com esse e com os dois próximos filmes da série. Assim é fácil o trabalho ser bacana e ter o resultado absurdo que tem.

    Beijo.

  5. O filme foi muito bem feito, mas foram feitas muitas alterações comparado-o com o livro.
    Eu reli o livro antes de ver o filme, e a cenas como a que inceideiam e Destroem a TOCA que não acontecem no livro e aparece no filme, e a cena por sinal não tem nada a ver com o enredo do livro
    à Também a ultima cena…Não há a batalha onde o lupin sem querer transforma o Gui( irmão do Rony ) em lobisomen
    Neem aparece a Fleur, que no livro vai casar com o Gui.
    Mas o filme é muito bem feito os efeitos especiais…só mudou um pouco para do livro
    Mas quem nunca leu os livros vai adorar
    Recomendo!

  6. eu assisti o filme hary potter e o inigma do principe hontem,15,no cinema o filme ta muito legal assistam recomendo para todos vcs iram se surpreender com esse novo filme muitas coisas eram acontecer

  7. Ahh como eu quero ver este filme…
    Sei que não é muito fiel ao livro.. e isso me decepciona, porem, espero que valha a pena…
    estou super ansiosa…

  8. Cara adorei seu post ! Fui no cinema hoje assitir junto com minha irmã ! porem ela so chega as 5:30 da tarde e chegamos ao cinema as 6:00 h e fomos direto ao cinema porem Ja tinha esgotados todos os ingressos eu quase tive um treco mais tudo beim ne final de semana eu volto la ! To super anciosa pra ver o filme apezar de não ser fã de HP !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *