Esta é a quarta vez que eu escrevo sobre um filme do Harry Potter neste blogue. Confesso que gosto (ou mais ou menos) de todos eles, mas, embora eu ainda ache Harry Potter e o Cálice de Fogo o mais fraco destes quatro filmes comentados, confesso que saí um pouco decepcionado do cinema. O novo Harry Potter e o Enigma do Príncipe perde principalmente quando comparado ao longa anterior, que marcava a estreia de David Yates no comando da série.
Yates foi o diretor que melhor entendeu o universo de J.K.K. Rowlins. Foi ele quem melhor mesclou o respeito à mitologia e o desenvolvimento dos personagens com a habilidade de seduzir o espectador com os avanços cronológicos da história e com cenas filmadas excepcionalmente. Harry Potter e a Ordem da Fênix é, de longe, o filme mais bem dirigido da série. O único que verdadeiramente produziu encantamento. Não é um filme de ação, pelo contrário, tem um ritmo bem mais tranquilo, mas suas sequências mais, digamos, animadas são de tirar o fôlego (em especial aquela que abre o filme).
No novo longa, Yates opta pela elaboração do cotidiano dos personagens, com pouquíssimo material novo acrescido à mitologia. O Enigma do Príncipe parece mesmo apenas ter a função de ponte entre A Ordem da Fênix e os filmes-gêmeos baseados no último livro da série. Trinta minutos já dariam conta de fazer essa transição. No entanto, mesmo significando pouco para a cronologia, o filme tem um trunfo que o faz valer a pena: David Yates. O diretor conduz a trama com a mesma mão do filme anterior, embora sem a mesma excelência. Isso deixa o material mais encorpado.
Sem muito o que fazer, o cineasta mira num mistério sem grandes consequências, que lança dúvidas sobre alguns personagens, e gera algumas das melhores cenas do filme. Cenas filmadas com a competência habitual de Yates para o visual que ajudam a estabelecer a tensão de que a história carece. Mesmo as cenas de humor, ganham um contorno simples e afetivo, provavelmente por causa da intimidade de Yates com os personagens – ele é o primeiro diretor que comanda dois filmes da série desde Columbus.
O roteiro também centra fogo nos momentos mais cotidianos que remetem aos primeiros filmes, mas que, de quebra, elaboram a aproximação entre os casais e ajudam a transformar Hogwarts numa high school. É como se, já que não pode antecipar o que realmente importa, Yates resolvesse deixar os personagem mais desenvolvido para o desafio final. Mas, curiosamente, essa opção não vem acompanhada por grandes interpretações. O melhor no filme é Alan Rickman, com um humor pontual, mas seu personagem ganha pouquíssimo espaço na tela.
Estranhamente, embora este filme pareça dar mais tempo para trabalhar os personagens, o sub-aproveitamento aqui parece ainda mais grave que nos últimos filmes. Os personagens como o da professora Minerva, Hagrid, Bellatrix Lestrange e Draco Malfoy, este bastante importante para a trama, são mal aproveitados. Até Ronny e Hermione, que praticamente dividiam as cenas mais importantes com Harry nos últimos filmes, ficaram para trás, só ganhando destaque em momentos cômicos. Mesmo assim o filme sai no positivo. Talvez porque David Yates sabe bem como embalar um filme, talvez porque embora nunca seja memorável, Harry Potter e o Enigma do Príncipe é um aperitivo irresistível.
Um top para a série:
1 Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)
2 Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)
3 Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)
4 Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)
5 Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
6 Harry Potter e a Câmera Secreta (2002)
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
[Harry Potter and the Half-Blood Prince, David Yates, 2009]
Sinceramente, o pior e mais fraco de todos… a não ser que vi o filme errado, até sai com essa impressão do cinema… falram falaram, mas foi lamentável.
muito bom o filme, apesar d nao seguir completamente o livro, com ctz eu nao recomendo o filme pra quem nao leu o livro, pois nao conhece a historia direito e alguns acabam falando mer**
mas assistam o filme, é otimo
O filme etava sendo ótimo até que chegou no final, aí o filme desandou. Eu não acredito que eles não fizeram a batalha de Hogwarts e o enterro de Dumbledore, sendo esses o ápice do livro.
eu sou muito fa e adoro todos os filmes do harry poter…
Oi Chico,
acho o Prisioniro de Azkabam o melhor deles, o Cálice de fogo também não é dos piores. Os primeiros sim, são meio enfadonhos. O que falta ao Enigma do Príncipe em estória sobra nos efeitos. Assistir a Harry Poter no cinema é delicioso.
E a partir do momento em que o diretor, e toda a equipe na verdade, veste a camisa tudo fica diferente. Por ser um filme bem focado em adolescentes, ele sofre preconceitos, isso é inegável. Alguns diretores fazem pelo dinheiro, pelo status, apenas pra terem seus nomes vinculados a um sucesso. Yates vibra de verdade com a estória. Li uma entrevista com ele outro dia animadíssimo com esse e com os dois próximos filmes da série. Assim é fácil o trabalho ser bacana e ter o resultado absurdo que tem.
Beijo.
O filme foi muito bem feito, mas foram feitas muitas alterações comparado-o com o livro.
Eu reli o livro antes de ver o filme, e a cenas como a que inceideiam e Destroem a TOCA que não acontecem no livro e aparece no filme, e a cena por sinal não tem nada a ver com o enredo do livro
à Também a ultima cena…Não há a batalha onde o lupin sem querer transforma o Gui( irmão do Rony ) em lobisomen
Neem aparece a Fleur, que no livro vai casar com o Gui.
Mas o filme é muito bem feito os efeitos especiais…só mudou um pouco para do livro
Mas quem nunca leu os livros vai adorar
Recomendo!
ESTOU COM DUVIDA O AUTOR PRINCIPAL OU SEJA O HARRY POTTER ELE MORRE OU NAO MORRE?
eu assisti o filme hary potter e o inigma do principe hontem,15,no cinema o filme ta muito legal assistam recomendo para todos vcs iram se surpreender com esse novo filme muitas coisas eram acontecer
Ahh como eu quero ver este filme…
Sei que não é muito fiel ao livro.. e isso me decepciona, porem, espero que valha a pena…
estou super ansiosa…
Cara adorei seu post ! Fui no cinema hoje assitir junto com minha irmã ! porem ela so chega as 5:30 da tarde e chegamos ao cinema as 6:00 h e fomos direto ao cinema porem Ja tinha esgotados todos os ingressos eu quase tive um treco mais tudo beim ne final de semana eu volto la ! To super anciosa pra ver o filme apezar de não ser fã de HP !