Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Esta é a quarta vez que eu escrevo sobre um filme do Harry Potter neste blogue. Confesso que gosto (ou mais ou menos) de todos eles, mas, embora eu ainda ache Harry Potter e o Cálice de Fogo o mais fraco destes quatro filmes comentados, confesso que saí um pouco decepcionado do cinema. O novo Harry Potter e o Enigma do Príncipe perde principalmente quando comparado ao longa anterior, que marcava a estreia de David Yates no comando da série.

Yates foi o diretor que melhor entendeu o universo de J.K.K. Rowlins. Foi ele quem melhor mesclou o respeito à mitologia e o desenvolvimento dos personagens com a habilidade de seduzir o espectador com os avanços cronológicos da história e com cenas filmadas excepcionalmente. Harry Potter e a Ordem da Fênix é, de longe, o filme mais bem dirigido da série. O único que verdadeiramente produziu encantamento. Não é um filme de ação, pelo contrário, tem um ritmo bem mais tranquilo, mas suas sequências mais, digamos, animadas são de tirar o fôlego (em especial aquela que abre o filme).

No novo longa, Yates opta pela elaboração do cotidiano dos personagens, com pouquíssimo material novo acrescido à mitologia. O Enigma do Príncipe parece mesmo apenas ter a função de ponte entre A Ordem da Fênix e os filmes-gêmeos baseados no último livro da série. Trinta minutos já dariam conta de fazer essa transição. No entanto, mesmo significando pouco para a cronologia, o filme tem um trunfo que o faz valer a pena: David Yates. O diretor conduz a trama com a mesma mão do filme anterior, embora sem a mesma excelência. Isso deixa o material mais encorpado.

Sem muito o que fazer, o cineasta mira num mistério sem grandes consequências, que lança dúvidas sobre alguns personagens, e gera algumas das melhores cenas do filme. Cenas filmadas com a competência habitual de Yates para o visual que ajudam a estabelecer a tensão de que a história carece. Mesmo as cenas de humor, ganham um contorno simples e afetivo, provavelmente por causa da intimidade de Yates com os personagens – ele é o primeiro diretor que comanda dois filmes da série desde Columbus.

O roteiro também centra fogo nos momentos mais cotidianos que remetem aos primeiros filmes, mas que, de quebra, elaboram a aproximação entre os casais e ajudam a transformar Hogwarts numa high school. É como se, já que não pode antecipar o que realmente importa, Yates resolvesse deixar os personagem mais desenvolvido para o desafio final. Mas, curiosamente, essa opção não vem acompanhada por grandes interpretações. O melhor no filme é Alan Rickman, com um humor pontual, mas seu personagem ganha pouquíssimo espaço na tela.

Estranhamente, embora este filme pareça dar mais tempo para trabalhar os personagens, o sub-aproveitamento aqui parece ainda mais grave que nos últimos filmes. Os personagens como o da professora Minerva, Hagrid, Bellatrix Lestrange e Draco Malfoy, este bastante importante para a trama, são mal aproveitados. Até Ronny e Hermione, que praticamente dividiam as cenas mais importantes com Harry nos últimos filmes, ficaram para trás, só ganhando destaque em momentos cômicos. Mesmo assim o filme sai no positivo. Talvez porque David Yates sabe bem como embalar um filme, talvez porque embora nunca seja memorável, Harry Potter e o Enigma do Príncipe é um aperitivo irresistível.

Um top para a série:

1 Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)
2 Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)
3 Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)
4 Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)
5 Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
6 Harry Potter e a Câmera Secreta (2002)

Harry Potter e o Enigma do Príncipe EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
[Harry Potter and the Half-Blood Prince, David Yates, 2009]

Comentários

comentários

43 comentários sobre “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”

  1. Eu não sei se você sabe, mas rola uma coisa: o roteiro do filme – e ele como um todo – foi finalizado antes do lançamento do sétimo, em 2007, pouco depois da estreia de “A Ordem da Fenix”.

    A Warner preparava um lançamento para 2008 e acabou adiando para 2009, pelos mesmos problemas no roteiro.

    Enfim, por conta disso, muita coisa foi deixada de fora. Mas a real é que o livro de J.K. Rowling não sustenta um filmão como “Ordem da Fênix”, exceto pelas cenas de ação.

    Tô adorando esse blog.

  2. O filme do enigma do principe é ótimo!!!
    Mt massa!!!!!
    Eu so fã de hp e discordo d qm fala q o fime ñ fico bom,ele não é uma cópia do livro,como q vai ponha a história do livro intera no filme se o livro tem 5000 pagina eu acho nem teria como assisti.
    Amo hp e recomendo o sexto filme.

  3. A morte do Dumbledore foi ridicula, não li o livro, não sei se retrata assim, mas convenhamos como um Bruxo poderoso como ele morre daquele jeito.
    Seria melhor ele ter morrido no filme anterior na batalha com Voldemort, mas paciência vamos esperar os próximos.

  4. alguem concorda co migo? porque sera que no filme de reliquias da morte o Harry vai ficar com a gina ou não.mais o livro de reliquias da morte eu acho que é mellhor do que o livro do enigma do principe vamos ver como vai ficar o filme.A Gina ficou dando em cima do Harry toda hora em Harry Potter e o enigma do principe e ele nem falava para ela o seu sentimento por ela. mais ficou muito engraçado o filme quando o rony foi evenenado.as minhas cenas prefiridas foi no natal da toca e a aula de porçoes no começo do filme e as mais chatas foi a morte do Dumbledore e o jogo de quadribol que nem mostrou o Harry jogando e foi muito rapido eles diviam ter aumentado o jogo e ter mostrado o Harry.e a Hermione teve um destaque nesse filme alem de ser o cupido do Harry e da Gina ficou com cíumes do Rony com a Lilá.e o Snape um dos mais legais quase não teve participação na história.mais ficou um pouco bom se vc tentar olhar para o lado bom do filme.

  5. Foi pessimo o filme o pior de todos os filmes eu achei os melhores o cálice de fogo e o prisioneiro de azkaban. O david Yates estragou a história de Harry Potter e que beijo foi aquele do Harry e da Gina foi o pior beijo que eu ja vi tomara que reliquias da morte parte 1 e parte 2 seja melhor.e am morte do Dumbledore não foi tão triste quanto a do cedrico no 4 filme como a morte de um aluno que só apareceu em um filme foi mais triste do que a própria morte do diretor de Hogwars. que faz um papel importantissimo em todos os filmes.eles tiraram tantas partes boas no livro e colocaram cenas que nem existem como a garçonete e a toca sendo atacada.o setimo vai ficar muito estranho porque no enigma do principe o Harry termina o namoro com a gina e no filme ele não termina o namoro com ela.

  6. Os verdadeiros fãs de harry potter iriam acham o filme realmente uma merda, por fugir muuuito do que se diz no livro , mas espera-se que o 7º filme , por ser dividido em 2 partes tenha muito mais detalhes que contém no livro , por dobrar o tempo para o filme (:
    Tirando as dúvidas:
    Zí Potter – acho que a batalha que ele quis dizer foi a do final do 6º livro , aquela em que os comensais da morte invadem hogwarts [spoiler]
    Para Todos – O Gui não apareceu com a Fleur no 6º filme pq ficaria sem nexo em relação aos outros filmes , exatamente por ele não mostra muito o Gui e nem o Carlinhos(irmão mais velho dos weasley)
    Obs.: Eu não acho que o filme tenha realmente sido uma merda , pois demonstrou muita competência em relação aos efeitos , mas podiam muito bem ter caprichado no enredo do filme :/
    Ass : Farofa Potter

  7. Sou super fã de Harry Potter…li todos os livros em menos de 3 meses…e esse com certeza eh o melhor filme da série…foi divertido, teve ação, romance…foi Perfeito!!!!
    Concordo q teve bastante coisas q eles mudaram do livro…mas gte…o filme eh baseado no livro e não uma cópia dele…entaum algumas coisas mudam mesmo…
    Agora algumas correções:
    André…quem morde o Lupin eh o Greyback e naum o Lupin…e a Fleur vai aparecer no sétimo, casando c/ ele (pq o casamento eh no 7º e ñ no 6º).
    David…a batalha de Hogwarts eh no 7º e ñ no 6º…e o enterro do Dumbledore ñ eh o apice do livro…pq eh soh um enterro…naum acontece nada de mais…e eles não colocaram a cena pro filme não fikar mto triste…
    Nando…o harry ñ morre…mas pra saber da história completa vc tem q ler…

  8. Concordo com a Laura alguns personagens fora pouquíssimo aproveitados e pra mim fico a impressão que falto muita coisa e tira essa merda de diretor o Harry potter a e o enigma do príncipe era o filmes mais esperados por todos que são fãs do Harry potter o filme foi uma merda e não correspondeu com o livro !! a morte do damboldor era a coisa mais esperada do filme resumo uma merda tira esse diretor

  9. Bom, na minha opinião este foi um filme que, realmente como você mensionou, pode ser considerado como ponte para o próximo, mas eu achei que poderia ser melhor trabalhado na questão de desenvolvimento de personagens, se essa foi a verdadeira função do filme, alguns personagens foram pouquissimo aproveitados e pra mim ficou a impressão que faltou algo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *