Lisandro Alonso

Liverpool EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, de Lisandro Alonso

Lisandro Alonso tem um grande mérito: tentar criar uma narrativa essencialmente cinematográfica, praticamente abolindo a palavra. Desta forma, cria uma série de imagens imponentes, explorando a rota de busca sem explicações do protagonista. Acompanhar a solidão do personagem é uma experiência bastante interessante, mas Alonso guarda alguns maneirismos, como se perder em detalhes sem importância, ora parecendo estar apenas enchendo lingüiça. No entanto, o conjunto funciona bem. A cena final é bem bonita.

Mark Herman

O Menino do Pijama Listrado Bolinha azul, de Mark Herman

Se eu soubesse que seria O Caçador de Pipas II certamente não teria jogado meu dinheiro fora. O filme é de uma pobreza lastimável, se aproveitando de todos os clichês possíveis e imagináveis da literatura chinfrim que espera produzir lágrimas a esmo explorando criancinhas em situações “inaceitáveis”. Tudo é arredondado para o lado mais fácil, burro e choroso – desde o roteiro tatibitate ao visual que parece de propaganda de sabonete (de época, claro). Nem a presença de atores respeitáveis como Vera Farmiga e David Thewlis salva o pacote.

Albert Serra

O Canto dos Pássaros EstrelinhaEstrelinha, de Albert Serra

Honor de Cavalleria, filme anterior do diretor, tinha o mesmo esboço (personagens sem direção, imagem explorada à exaustão), mas, apesar de sua tendência ao hermetismo, conseguia ter mais conceito e se justificar na relação de dependência entre os protagonistas. Este aqui parece muito mais um experimento formal que não sabe muito bem o que fazer com os personagens, bêbados na imensidão do cenário. A fotografia tem momentos brilhantes, mas o filme parece oco.

Jeff McGary

Alvorada em Sunset Bolinha azul, de Jeff McGary

Típico filmequinho que serve para completar a programação de festivais. Rodado num digital horrendo – parece VHS – joga uma série de casais em quartos de um hotel e tenta discutir amor, sexo, desejo e putaria, saindo virgem de qualquer tentativa de ser bem-sucedido. O elenco, bem fraco, ajuda a enterrar as pretensões do diretor. Só a bitch que não pára de falar garante alguma graça. Pouca.

Domingos Oliveira

Juventude EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, de Domingos Oliveira

Acho que é o primeiro filme da fase digital de Oliveira que consegue ter uma plástica mais inventiva, com muitos momentos bem bonitos. No mais, bebe do velho tema da reunião de amigos para repassar a vida, mas faz isso com humor e inteligência. Paulo José, Aderbal Freire Filho e o próprio cineasta, todos atores e diretores, entregam interpretações bem sólidas. A inserção do teatro à narrativa funciona para reiventar o filme e garante alguns momentos comoventes. Talvez seja o melhor filme de Oliveira desde a obra-prima Todas as Mulheres do Mundo.

Dardenne

O Silêncio de Lorna EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, de Jean-Pierre e Luc Dardenne

Apesar de ter um roteiro mais explicadinho do que seus outros trabalhos, O Silêncio de Lorna é um dos melhores filmes dos Dardenne. Desde Rosetta que eu não me envolvia tanto com um longa dos belgas, que souberam transformar seus personagens geralmente gelados em figuras cheias de camadas. A protagonista se revela aos poucos, seja no roteiro que entrega em pequenas doses o que está se passando na tela quanto na atriz que serve a uma transformação silenciosa de sua personagem. É um Dardenne mais acessível e redondinho. Será que foi por causa disso que eu gostei tanto?

Comentários

comentários

4 comentários sobre “Mostra SP 2008: boletim 2”

  1. Odiei LIVERPOOL. Filme chato completamente sem propósito. Já o PIJAMA LISTRADO não achei tão ruim assim, é comercial, é verdade, mas fora isso, gostei da estória e olhar concretivista do menino.

  2. Odiei LIVERPOOL. Filme chato completamente sem propósito. Já o PIJAMA LISTRADO não achei tão ruim assim, é comercial, é verdade, mas fora isso, gostei da estória e olhar concretivista do menino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *