Diego Luna
Abel EstrelinhaEstrelinha
[Abel, Diego Luna, 2010]

O filme de estreia do ator Diego Luna na direção começa delicado, com uma câmera que parece buscar o enquadramento mais carinhoso do protagonista. Os primeiros muitos minutos de Abel são simpaticíssimos, genuinamente engraçados. O cineasta novato parecia ter descoberto um ponto de equilíbrio entre a sensibilidade de mostrar uma criança doente e a leveza da comédia dramática. As coisas se complicam quando o filme começa a ficar mais sério. A mudança de tom não é o problema, mas a decisão de Luna de manter o humor na mesma medida. O filme parece caçoar do próprio protagonista. O tema sério fica banalizado. Quando o diretor decide que “vamos falar sério”, o filme está meio de uma nebulosa. Para resolver as coisas, ele inventa um clímax que parece mais maneirista do que outra coisa. Pior do que isso: parece ter sido feito apenas para que o diretor criasse uma imagem.

Noomi Rapace Ola Rapace
Beyond EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Svinalängorna, Pernilla August, 2010

A premissa de Beyond é semelhante a de A Primeira Coisa Linda: filha que vive isolada precisa encarar a mãe moribunda e o passado que estava enterrado. Mas, ao contrário da leveza do longa italiano, a estreia da atriz Pernilla August na direção de longas, carrega toda a carga dramática da cinematografia nórdica. Pernilla aumenta a carga gradativamente, num movimento crescente quase musical que revela aos poucos a fragilidade da protagonista. Pernilla, além do talento para comandar a encenação (sem ranço teatral), surpreende na composição de imagens. As várias cenas da piscina, que demarcam a história, são filmadas lindamente.

Zhang Yimou
Uma Mulher, uma Arma e uma Loja de Macarrão Estrelinha
San qiang pai an jing qi, Zhang Yimou, 2009

Esse remake de Gosto de Sangue, dos irmãos Coen, é o filme mais desnecessário dos últimos tempos. Zhang Yimou transporta a trama noir para uma China de época e abraça o pastelão como projeto artístico. Pelo menos, é fiel até o final, embora raramente crie cenas engraçadas de verdade como a sequência do macarrão. O filme fica quase mudo em seu terço final, o que poderia tornar as coisas mais interessantes, mas, sem ritmo, e exagerando no modelo fake, Yimou deixa tudo enfadonho. Stephen Chow faria bem melhor.

Joachim Tier
Reprise EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
[Reprise, Joachim Tier, 2006]

Apesar da estrutura noventista, cheia de manerismos engraçadinhos na narração e na montagem, Reprise faz um belo trabalho no desenvolvimento dos protagonistas, dois amigos que tentam começar suas carreiras literárias. Joachim Tier dá bastantes texturas aos personagens, psicologicamente complexos e indefinidos. Os clichês não chegam a incomodar.

Marcélia Cartaxo, Paula Gaitán
Agreste EstrelinhaEstrelinha
[Agreste, Paula Gaitán, 2010]

Abandonei a sala vinte minutos antes de o filme acabar, portanto podem desconsiderar o que eu vou escrever. Mas Agreste me pareceu uma reunião de ideias velhas. Paula Gaitán usa Marcélia Cartaxo para versar sobre representação – Coutinho já fez melhor – enquanto faz uma viagem ao Nordeste nas mesmas imagens de sempre: rostos marcados, fitas que mostram fins de festas, vegetação árida, animais no pasto seco e rochas, muitas rochas.

Comentários curtos e primeiras impressões sobre os filmes da Mostra no Twitter

Lista com todos os filmes vistos na Mostra SP 2010

mais Mostra SP:

Indicados ao Oscar de filme estrangeiro na Mostra SP
Metrópolis, de Fritz Lang, restaurado, exibido de graça
Top 20 Mostra SP 2009

Comentários

comentários

84 comentários sobre “Mostra SP 2010: post 3”

  1. Let me start by saying nice post. Im unsure if it has been talked about, but when utilizing Chrome I can never get the whole site to load with out refreshing many times. Might simply be my computer. Thanks.

  2. Today, I went to the beach front with my children. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had to tell someone!

  3. Today, while I was at work, my sister stole my iPad and tested to see if it can survive a 40 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now destroyed and she has 83 views. I know this is completely off topic but I had to share it with someone!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *