Nas últimas semanas, alguns filmes importantes saíram da corrida para o Oscar 2010. Shutter Island, de Martin Scorsese, Green Zone, de Paul Greengrass, e The Tempest deixaram o caminho aberto para a disputa mais esquisita dos últimos 60 anos. Primeiro, a Academia, como forma de promover mais filmes e, assim, enfrentar a crise econômica mundial, passa para 10 o número de indicados na categoria principal, prática abolida desde os anos 40.
E, ontem, avisa que a votação final para melhor filme terá peso (na prática, quem for votado mais vezes em primeiro lugar ganha, mesmo que um outro filme tenha recebido mais votos no total). Num cenário estranho, tudo pode acontecer. Ao lado de filmes que, classicamente, interessam à Academia podem aparecer animações, documentários e até filmes de ficção-científica. Eu separei aqui os 20 que parecem ter mais chances nesta complicada disputa.
Clint Eastwood
Clint Eastwood foi indicado três vezes ao Oscar nesta década, ganhou um e não quer parar por aí. Esnobado pelo genial Gran Torino no ano passado (quando ainda lançou A Troca), seu Invictus traz Morgan Freeman como Nelson Mandela e é tido como um dos favoritos ao Oscar deste ano. Chances em direção, ator, ator coadjuvante, roteiro adaptado, montagem e trilha.
Lee Daniels
O indie do ano, bombado desde o começo de 2009, já deveria ter a vaga garantida desde quando ainda se acreditava serem 5 os indicados. Agora, com 10, parece impossível não concorrer. Tem polêmica, ousadia e interpretações elogiadas. A rapper Mo’nique é, até agora, a favorita para atriz coadjuvante. Chances em direção, atriz, atriz coadjuvante, roteiro adaptado e montagem.
Rob Marshall
Uma superprodução musical dirigida por um cineasta que já ganhou o Oscar, com um elenco multi-estrelado e um roteiro baseado numa obra-prima de Fellini. Parece imbatível, não é? Mesmo que os musicais não casem tão bem com o momento de crise, este filme certamente terá bastante atenção da Academia. Pode não ganhar, mas deve ter um belo número de indicações. Chances para direção, ator, atrizes coadjuvantes (várias), roteiro adaptado, fotografia, montagem, direção de arte, figurinos, trilha, canção, som e edição de som.
Peter Jackson
No ano em que Malick, Cameron e Marshall retornam, a volta de Peter Jackson, sumido desde King Kong, não parece tão importante, mas o filme tem tudo para fazer bonito nas indicações. Um roteiro poético, com tom mágico, uma produção impecável, cortesia de seus habituées, e um elenco que mistura novos talentos (Saoirse Ronan) com gente de peso (Sarandon, Weisz, Tucci). Chances em direção, atriz, ator coadjuvante, atrizes coadjuvantes, roteiro adaptado, efeitos visuais, fotografia, trilha, montagem, direção de arte, figurinos, som e edição de som.
Kathryn Bigelow
Filme de guerra dirigido por uma mulher? Sensível e cheio de tensão? Fotografia e montagem excelentes e mais um belo trio de atores desconhecidos? Indicação na certa. Pelo menos é o que se desenha no quadro atual. Lançado em DVD no Brasil, o filme que ganhou muitos elogios em festivais e é sucesso de crítica tem chances de concorrer em direção, ator, ator coadjuvante, roteiro original, fotografia, montagem, som e edição de som.
Lone Scherfig
Ano raro, com quatro mulheres com chances de entrar na lista do Oscar principal. Uma dela é Lone Scherfig, que trabalha com um texto adaptado por Nick Hornby e, com a ajuda de um elenco elogiado, não sai das listas de apostas pro Oscar. Possibilidade em direção, atriz, ator, ator coadjuvante, roteiro, montagem e trilha.
Terrence Malick
O (novo) retorno do mestre, quatro anos depois de O Novo Mundo. Com Sean Penn e Brad Pitt. O que falar mais? Nada porque ninguém sabe direito sobre o quê é este filme. Chances em direção, ator, roteiro, fotografia, montagem, direção de arte, trilha e som.
Pete Docter e Bob Peterson
Depois da esnobada em Wall-E, no ano passado, pode ser a chance da Pixar voar alto. Sucesso de crítica e de público, é o favorito na categoria de animação (o que pode ajudar ou atrapalhar sua possibilidade de indicação ao Oscar principal). Em todo o caso, com dez vagas, sua indicação parece bem provável. Forte nos quesitos em que a Pixar sempre é lembrada: roteiro original, trilha, som, edição de som, canção e animação.
Jason Reitman
Depois de Juno, Reitman subiu no panteão hollywoodiano. Esse novo filme, com George Clooney, deve consolidar ou não essa condição. O filme está cotadíssimo nas últimas bolsas de apostas. Chances em direção, ator, atriz coadjuvantes (duas), roteiro original, montagem e trilha.
James Cameron
Se for metade da revolução que se anuncia, Cameron ganha o Globo de Ouro, o Oscar, o Nobel e a Copa do Mundo. Falando sério, as apostas já foram melhores, mas o filme em uma possibilidade bem razoável de indicação. É a volta do diretor que ganhou 11 Oscars por Titanic depois de 12 anos, é o projeto mais ambicioso do ano e um aparato técnico que deve dar chances de indicação em direção, fotografia, montagem, direção de arte, trilha, som, edição de som e efeitos visuais.
Joel e Ethan Coen
Os Coen estão em alta depois dos Oscar de Onde os Fracos Não Têm Vez. O tom mais particular pode não atrair tantos votantes, mas também pode fazer o filme se encaixar naquela vaguinha tradicional para projetos pequenos (ainda mais com assinatura). Cotadíssimo como coadjuvante, Richard Kind garante a visibilidade. E as chances em roteiro sempre existem. Possibilidades: roteiro, ator e ator coadjuvante.
Jane Campion
No começo da campanha, era um dos filmes mais citados, mas perdeu força nas últimas semanas. No entanto, parece ser um dos principais filmes de época do ano e a Academia adora um figurino pesado, o que pode facilitar sua candidatura. A assinatura de Jane Campion é outro chamariz. Abbie Cornish é figura fácil na lista de melhores atrizes e até o Paul Schneider parece ter chances de indicação. Possibilidades em direçãoo, roteiro original, atriz, ator coadjuvante, fotografia, direção de arte, figurinos e trilha.
John Hilcoat
Ficção escrita pelo autor de Onde os Fracos Não Têm Vez, perdeu um pouco do impacto porque deveria ter sido lançada no ano passado e foi adiada. Ainda assim, permaneceu na bolsa de apostas, sobretudo com Viggo Mortensen. Chances em ator, ator coadjuvante, roteiro adaptado, fotografia, montagem, trilha, som e edição de som.
Mira Nair
Cinebiografia que pode se vender pelo gênero que a Academia adora, mas que também pode ficar na indicação de atriz para Hilary Swank. Chances em atriz, roteiro adaptado, fotografia, direção de arte, figurinos, trilha e som.
Neil Bloomkamp
A surpresa do ano pode se aproveitar do momento de mudança de critérios dos acadêmicos e parar na lista principal do Oscar. O filme foi elogiadíssimo e está chegando aos US$ 100 milhões de bilheteria. Chances de ganhar, não tem, mas a indicação pode ser um prêmio inesperado. Possibilidades em roteiro original, montagem, som, edição de som e efeitos visuais.
Quentin Tarantino
Quando os filmes com cara de Oscar começarem a estrear (e muitos a cair nas bolsas de apostas), pode sobrar algo para o velho Tarantino. Mais maduro, fez um filme bem recebido pela crítica e que é sua maior bilheteria de abertura. Mesmo com o tom menos sério, a Segunda Guerra Mundial ajuda na campanha, Brad Pitt aumenta as atenções e Christoph Waltz, premiado em Cannes, é um dos coadjuvantes mais citados. Chances em fotografia, montagem, direção de arte, figurinos, roteiro original e ator coadjuvante.
Steven Soderbergh
As chances de aparecer na categoria principal são poucas, mas aumentaram com a saída de alguns nomes fortes. A quantidade de vagas pode abrir possibilidades – e Soderbergh já tem história no Oscar (venceu por Traffic). Como Matt Damon está cotadíssimo para concorrer como melhor ator, o filme não tem chances de passar batido pela Academia. Chances em roteiro adaptado e ator.
Louie Psihoyos
Deve ser o documentário do ano, a não ser que Capitalism: A Love Story, do Michael Moore, conquiste todo mundo. Se os adversários enfraquecerem, esse filme elogiado pode ganhar uma vaguinha na categoria principal. Chances em documentário.
Michael Mann
Grandioso, bem dirigido e com uma produção impecável, fez menos barulho do que prometia, o que diminuiu consideravelmente as chances do diretor e de Johnny Depp serem indicados. Parece, hoje, que se entrar no top 10 da Academia, não terá outras citações em categorias de peso para fortalecer sua candidatura. Chances em direção, ator, atriz coadjuvante, fotografia, montagem, direção de arte, figurinos, som e edição de som.
Spike Jonze
Fantasia radical, só entra na lista e outros filmes fantásticos não conseguirem – e isso inclui Avatar – ou se for chamada de obra-prima quando estrear. Mas vale lembrar que o Spike Jonze já concorreu como melhor diretor por um filme bem mais provocador, Quero Ser John Malkovich. Chances em roteiro adaptado, fotografia, direção de arte, trilha e efeitos visuais.
os outros 50. De qual deles vc não gosta ?
51- Os incompreendidos ( 1959 ) – François Truffaut
52- Intriga internacional ( 1959 ) – Alfred Hitchcock
53- Hiroshima, meu amor ( 1959 ) – Alain Resnais
54- Acossado ( 1960 ) – Jean-Luc Godard
55- A Doce vida ( 1960 ) – Federico Fellini
56- Psicose ( 1960 ) – Alfred Hitchcock
57- Rocco e seus irmãos ( 1960 ) – Luchino Visconti
58- Amor, sublime amor ( 1961 ) – Robert Wise
59- A noite ( 1961 ) – Michelangelo Antonioni
60- Lawrence da Arábia ( 1962 ) – David Lean
61- O anjo exterminador ( 1962 ) – Luis Bunuel
62- 8 ½ ( 1962 ) – Federico Fellini
63- Vidas secas ( 1963 ) – Nelson Pereira dos Santos
64- Deus e o diabo na terra do sol ( 1964 ) – Glauber Rocha
65- Persona ( 1966 ) – Ingmar Bergman
66- Blow-Up ( 1966 ) – Michelangelo Antonioni
67- A batalha de Argel ( 1966 ) – Gillo Pontecorvo
68- A primeira noite de um homem ( 1967 ) – Mike Nichols
69- 2001 – uma odisséia no espaço ( 1968 ) – Stanley Kubrick
70- Era uma vez no oeste ( 1968 ) – Sergio Leone
71- Beijos proibidos ( 1968 ) – François Truffaut
72- Meu ódio será sua herança ( 1969 ) – Sam Peckinpah
73- Perdidos na noite ( 1969 ) – John Schlesinger
74- Laranja mecânica ( 1971 ) – Stanley Kubrick
75- O poderoso chefão ( 1972 ) – Francis Ford Coppola
76- Gritos e susurros ( 1972 ) – Ingmar Bergman
77- O poderoso chefão 2 ( 1974 ) – Francis Ford Coppola
78- Chinatown ( 1974 ) – Roman Polanski
79- Amarcord ( 1975 ) – Federico Fellini
80- Um estranho no ninho ( 1975 ) – Milos Forman
81- Táxi driver ( 1976 ) – Martin Scorsese
82- Noivo neurótico, noiva nervosa ( 1977 ) – Woody Allen
83- Apocalypse Now ( 1979 ) – Francis Ford Coppola
84- Manhattan ( 1979 ) – Woody Allen
85- Touro indomável ( 1980 ) – Martin Scorsese
86- O iluminado ( 1980 ) – Stanley Kubrick
87- Os caçadores da arca perdida ( 1981 ) – Steven Spielberg
88- Blade Runner ( 1982 ) – Ridley Scott
89- Era uma vez na américa ( 1984 ) – Sergio Leone
90- Amadeus ( 1984 ) – Milos Forman
91- Os bons companheiros ( 1990 ) – Martin Scorsese
92- Pulp Fiction ( 1994 ) – Quentin Tarantino
93- Fargo ( 1996 ) – Ethan e Joel Coen
94- Trainspotting ( 1996 ) – Danny Boyle
95- Central do Brasil ( 1998 ) – Walter Salles
96- Magnólia ( 1999 ) – Paul T. Anderson
97- Amor a flor da pele ( 2000) – Wong-Kar Wai
98- Dogville ( 2001 ) – Lars Von Trier
99- Cidade dos sonhos ( 2001 ) – David Lynch
100 – Fale com ela ( 2002 ) – Pedro Almodovar
Não tem como ser cinefilo e não gostar de DVD e da festa do Oscar, apesar de estar ficando cada vez mais comercial.
Chico tem 29 anos e desde a adolescencia
anoto todos os filmes que assisto. Essa semana cheguei aos 5000 filmes assistidos e resolvi fazer minha lista dos 100 melhores. Deles 89 tenho em dvd
Os primeiros 50 ( em ordem cronologica )
1- O nascimento de uma nação ( 1915 ) – D. W. Griffith
2- Intolerância ( 1916 ) – D. W. Griffith
3- O gabinete do Dr. Caligari ( 1919 ) – Robert Wiene
4- Nosferatu ( 1922 ) – F. W. Murnau
5- A ultima gargalhada ( 1924 ) – F.W. Murnau
6- Em busca do ouro ( 1925 ) – Charles Chaplin
7- O encouraçado Potenkim ( 1925 ) – Sergei Eisenstein
8- Aurora ( 1927 ) – F.W.Murnau
9- A general ( 1927 ) – Buster Keaton
10- A paixão de Joana D’Arc ( 1928 ) – Carl Dreyer
11- Luzes da cidade ( 1931 ) – Charles Chaplin
12- O atalante ( 1934 ) – Jean Vigo
13- Aconteceu naquela noite ( 1934 ) – Frank Capra
14- Branca de neve e os sete anões ( 1937 ) –
15- A regra do jogo ( 1939 ) – Jean Renoir
16- O magico de Oz ( 1939 ) – Victor Fleming
17- A mulher faz o homem ( 1939 ) – Frank Capra
18- Vinhas da Ira ( 1941 ) – John Ford
19- Cidadão Kane ( 1941 ) – Orson Welles
20- Casablanca ( 1941 ) – Michael Curtiz
21- Pacto de Sangue ( 1944 ) – Billy Wilder
22- Laura ( 1944 ) – Otto Preminger
23- O Boulevard do crime ( 1945 ) – Marcel Carné
24- Desencanto ( 1945 ) – David Lean
25- Roma, Cidade Aberta ( 1945 ) – Roberto Rossellini
26- A felicidade não se compra ( 1946 ) – Frank Capra
27- Interlúdio ( 1946 ) – Alfred Hitchcock
28- Fuga do passado ( 1947 ) – Jacques Tourneur
29- Ladrões de bicicletas ( 1948 ) – Vittorio deSicca
30- O tesouro de Sierra madre ( 1948 ) – John Huston
31- O terceiro Homem ( 1949 ) – Carol Reed
32- Crepúsculo dos deuses ( 1950 ) – Billy Wilder
33- A malvada ( 1950 ) – Joseph L. Mankiewicz
34- Os esquecidos ( 1950 ) – Luis Bunuel
35- Rashomon ( 1951 ) – Akira Kurosawa
36- Cantando na chuva ( 1952 ) – Stanley Donen
37- Matar ou morrer ( 1952 ) – Fred Zinnemann
38- O salário do medo ( 1953 ) – Henri- Georges Clouzot
39- Os sete samurais ( 1954 ) – Akira Kurosawa
40- Janela indiscreta ( 1954 ) – Alfred Hitchcock
41- O mensageiro do diabo ( 1955 ) – Charles Laughton
42- Vidas amargas ( 1955) – Elia Kazan
43- Rastros de ódio ( 1956 ) – John Ford
44- Morangos silvestres ( 1957 ) – Ingmar Bergman
45- 12 homens e 1 sentença ( 1957 ) – Sidney Lumet
46- Gloria feita de sangue ( 1957 ) – Stanley Kubrick
47- Testemunha de acusação ( 1957 ) – Billy Wilder
48- Um corpo que cai ( 1958 ) – Alfred Hitchcock
49- A marca da maldade ( 1958 ) – Orson Welles
50- Quanto mais quente melhor ( 1959 ) – Billy Wilder
Querido(a) novo(a) amigo(a),estou precisando muito da ajuda de todos os amigos. estou montando uma minibiblioteca comunitária pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,se voce puder me ajudar estou fazendo uma campanha de doações. pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3, ou pode doar livros ,ou pode doar máquina de costura, ou pode doar retalhos, ou pode doar computador usado. se quizer fazer aguma doação entre em contato com meu email: asilvareis10@gmail.com ,eu darei o endereço de remessa. se voce não puder me ajudar com doações pode divulgar minha campanha, tenho 2 blogs no google gostaria da sua visita: Eulucinha.blogspot.com ,obrigado pela sua atenção
Faltou “Mega Shark Vs. Giant Octopus” :P.
Olá Chico! Bela lista essa. Minha maior expectativa recai sobre Nine, embora não seja muito fã de musicais. Dos que assisti, fiquei surpreendido com Guerra ao Terror. Mas esse não vai levar nada, creio eu. No mais fica a ansiedade pelo novo filme do Spike Jonze que se depender do trailer, tem tudo para impressionar. abs.
O Clint anda falhando ao retratar histórias reais. Não boto muita fé em INVICTUS. E UP IN THE AIR deve ser a grande surpresa da temporada.
Ela já deve estar arrependida, Ailton.
Muito bom, Chico! Eu, que não sou muito de acompanhar as prévias do Oscar, fiquei sabendo de filmes que eu nem sabia que existiam. Valeu! Agora, se GUERRA AO TERROR for indicado à categoria principal, a distribuidora vai ter se arrependido de não ter segurado o filme para lançá-lo nos cinemas. hehehe
Também só vi esses, Jr. Espero que o Festival do Rio e a Mostra de SP tragam vários destes.
Querido, só vi Up, The Hurt Locker e Inimigos Públicos. Minha curiosidade sobre Nine é enorme. É provável que alguns títulos estejam no Festival, né? beijão