Nas últimas semanas, alguns filmes importantes saíram da corrida para o Oscar 2010. Shutter Island, de Martin Scorsese, Green Zone, de Paul Greengrass, e The Tempest deixaram o caminho aberto para a disputa mais esquisita dos últimos 60 anos. Primeiro, a Academia, como forma de promover mais filmes e, assim, enfrentar a crise econômica mundial, passa para 10 o número de indicados na categoria principal, prática abolida desde os anos 40.

E, ontem, avisa que a votação final para melhor filme terá peso (na prática, quem for votado mais vezes em primeiro lugar ganha, mesmo que um outro filme tenha recebido mais votos no total). Num cenário estranho, tudo pode acontecer. Ao lado de filmes que, classicamente, interessam à Academia podem aparecer animações, documentários e até filmes de ficção-científica. Eu separei aqui os 20 que parecem ter mais chances nesta complicada disputa.

Clint Eastwood
1 Invictus
Clint Eastwood

Clint Eastwood foi indicado três vezes ao Oscar nesta década, ganhou um e não quer parar por aí. Esnobado pelo genial Gran Torino no ano passado (quando ainda lançou A Troca), seu Invictus traz Morgan Freeman como Nelson Mandela e é tido como um dos favoritos ao Oscar deste ano. Chances em direção, ator, ator coadjuvante, roteiro adaptado, montagem e trilha.

Lee Daniels
2 Preciosa
Lee Daniels

O indie do ano, bombado desde o começo de 2009, já deveria ter a vaga garantida desde quando ainda se acreditava serem 5 os indicados. Agora, com 10, parece impossível não concorrer. Tem polêmica, ousadia e interpretações elogiadas. A rapper Mo’nique é, até agora, a favorita para atriz coadjuvante. Chances em direção, atriz, atriz coadjuvante, roteiro adaptado e montagem.

Rob Marshall
3 Nine
Rob Marshall

Uma superprodução musical dirigida por um cineasta que já ganhou o Oscar, com um elenco multi-estrelado e um roteiro baseado numa obra-prima de Fellini. Parece imbatível, não é? Mesmo que os musicais não casem tão bem com o momento de crise, este filme certamente terá bastante atenção da Academia. Pode não ganhar, mas deve ter um belo número de indicações. Chances para direção, ator, atrizes coadjuvantes (várias), roteiro adaptado, fotografia, montagem, direção de arte, figurinos, trilha, canção, som e edição de som.

Peter Jackson
4 Um Olhar do Paraíso
Peter Jackson

No ano em que Malick, Cameron e Marshall retornam, a volta de Peter Jackson, sumido desde King Kong, não parece tão importante, mas o filme tem tudo para fazer bonito nas indicações. Um roteiro poético, com tom mágico, uma produção impecável, cortesia de seus habituées, e um elenco que mistura novos talentos (Saoirse Ronan) com gente de peso (Sarandon, Weisz, Tucci). Chances em direção, atriz, ator coadjuvante, atrizes coadjuvantes, roteiro adaptado, efeitos visuais, fotografia, trilha, montagem, direção de arte, figurinos, som e edição de som.

Kathryn Bigelow
5 Guerra ao Terror
Kathryn Bigelow

Filme de guerra dirigido por uma mulher? Sensível e cheio de tensão? Fotografia e montagem excelentes e mais um belo trio de atores desconhecidos? Indicação na certa. Pelo menos é o que se desenha no quadro atual. Lançado em DVD no Brasil, o filme que ganhou muitos elogios em festivais e é sucesso de crítica tem chances de concorrer em direção, ator, ator coadjuvante, roteiro original, fotografia, montagem, som e edição de som.

Lone Scherfig
6 Educação
Lone Scherfig

Ano raro, com quatro mulheres com chances de entrar na lista do Oscar principal. Uma dela é Lone Scherfig, que trabalha com um texto adaptado por Nick Hornby e, com a ajuda de um elenco elogiado, não sai das listas de apostas pro Oscar. Possibilidade em direção, atriz, ator, ator coadjuvante, roteiro, montagem e trilha.

Terrence Malick
7 A Árvore da Vida
Terrence Malick

O (novo) retorno do mestre, quatro anos depois de O Novo Mundo. Com Sean Penn e Brad Pitt. O que falar mais? Nada porque ninguém sabe direito sobre o quê é este filme. Chances em direção, ator, roteiro, fotografia, montagem, direção de arte, trilha e som.

Pete Docter e Bob Peterson
8 Up – Altas Aventuras
Pete Docter e Bob Peterson

Depois da esnobada em Wall-E, no ano passado, pode ser a chance da Pixar voar alto. Sucesso de crítica e de público, é o favorito na categoria de animação (o que pode ajudar ou atrapalhar sua possibilidade de indicação ao Oscar principal). Em todo o caso, com dez vagas, sua indicação parece bem provável. Forte nos quesitos em que a Pixar sempre é lembrada: roteiro original, trilha, som, edição de som, canção e animação.

Jason Reitman
9 Amor Sem Escalas
Jason Reitman

Depois de Juno, Reitman subiu no panteão hollywoodiano. Esse novo filme, com George Clooney, deve consolidar ou não essa condição. O filme está cotadíssimo nas últimas bolsas de apostas. Chances em direção, ator, atriz coadjuvantes (duas), roteiro original, montagem e trilha.

James Cameron
10 Avatar
James Cameron

Se for metade da revolução que se anuncia, Cameron ganha o Globo de Ouro, o Oscar, o Nobel e a Copa do Mundo. Falando sério, as apostas já foram melhores, mas o filme em uma possibilidade bem razoável de indicação. É a volta do diretor que ganhou 11 Oscars por Titanic depois de 12 anos, é o projeto mais ambicioso do ano e um aparato técnico que deve dar chances de indicação em direção, fotografia, montagem, direção de arte, trilha, som, edição de som e efeitos visuais.

Coen Brothers
11 Um Homem Sério
Joel e Ethan Coen

Os Coen estão em alta depois dos Oscar de Onde os Fracos Não Têm Vez. O tom mais particular pode não atrair tantos votantes, mas também pode fazer o filme se encaixar naquela vaguinha tradicional para projetos pequenos (ainda mais com assinatura). Cotadíssimo como coadjuvante, Richard Kind garante a visibilidade. E as chances em roteiro sempre existem. Possibilidades: roteiro, ator e ator coadjuvante.

Jane Campion
12 Brilho de uma Paixão
Jane Campion

No começo da campanha, era um dos filmes mais citados, mas perdeu força nas últimas semanas. No entanto, parece ser um dos principais filmes de época do ano e a Academia adora um figurino pesado, o que pode facilitar sua candidatura. A assinatura de Jane Campion é outro chamariz. Abbie Cornish é figura fácil na lista de melhores atrizes e até o Paul Schneider parece ter chances de indicação. Possibilidades em direçãoo, roteiro original, atriz, ator coadjuvante, fotografia, direção de arte, figurinos e trilha.

John Hillcoat
13 A Estrada
John Hilcoat

Ficção escrita pelo autor de Onde os Fracos Não Têm Vez, perdeu um pouco do impacto porque deveria ter sido lançada no ano passado e foi adiada. Ainda assim, permaneceu na bolsa de apostas, sobretudo com Viggo Mortensen. Chances em ator, ator coadjuvante, roteiro adaptado, fotografia, montagem, trilha, som e edição de som.

Mira nair
14 Amelia
Mira Nair

Cinebiografia que pode se vender pelo gênero que a Academia adora, mas que também pode ficar na indicação de atriz para Hilary Swank. Chances em atriz, roteiro adaptado, fotografia, direção de arte, figurinos, trilha e som.

Neil Bloomkamp
15 Distrito 9
Neil Bloomkamp

A surpresa do ano pode se aproveitar do momento de mudança de critérios dos acadêmicos e parar na lista principal do Oscar. O filme foi elogiadíssimo e está chegando aos US$ 100 milhões de bilheteria. Chances de ganhar, não tem, mas a indicação pode ser um prêmio inesperado. Possibilidades em roteiro original, montagem, som, edição de som e efeitos visuais.

Quentin Tarantino
16 Bastardos Inglórios
Quentin Tarantino

Quando os filmes com cara de Oscar começarem a estrear (e muitos a cair nas bolsas de apostas), pode sobrar algo para o velho Tarantino. Mais maduro, fez um filme bem recebido pela crítica e que é sua maior bilheteria de abertura. Mesmo com o tom menos sério, a Segunda Guerra Mundial ajuda na campanha, Brad Pitt aumenta as atenções e Christoph Waltz, premiado em Cannes, é um dos coadjuvantes mais citados. Chances em fotografia, montagem, direção de arte, figurinos, roteiro original e ator coadjuvante.

Steven Soderbergh
17 O Desinformante
Steven Soderbergh

As chances de aparecer na categoria principal são poucas, mas aumentaram com a saída de alguns nomes fortes. A quantidade de vagas pode abrir possibilidades – e Soderbergh já tem história no Oscar (venceu por Traffic). Como Matt Damon está cotadíssimo para concorrer como melhor ator, o filme não tem chances de passar batido pela Academia. Chances em roteiro adaptado e ator.

Louie Psihoyos
18 The Cove
Louie Psihoyos

Deve ser o documentário do ano, a não ser que Capitalism: A Love Story, do Michael Moore, conquiste todo mundo. Se os adversários enfraquecerem, esse filme elogiado pode ganhar uma vaguinha na categoria principal. Chances em documentário.

Michael Mann
19 Inimigos Públicos
Michael Mann

Grandioso, bem dirigido e com uma produção impecável, fez menos barulho do que prometia, o que diminuiu consideravelmente as chances do diretor e de Johnny Depp serem indicados. Parece, hoje, que se entrar no top 10 da Academia, não terá outras citações em categorias de peso para fortalecer sua candidatura. Chances em direção, ator, atriz coadjuvante, fotografia, montagem, direção de arte, figurinos, som e edição de som.

Spike Jonze
20 Onde Vivem os Monstros
Spike Jonze

Fantasia radical, só entra na lista e outros filmes fantásticos não conseguirem – e isso inclui Avatar – ou se for chamada de obra-prima quando estrear. Mas vale lembrar que o Spike Jonze já concorreu como melhor diretor por um filme bem mais provocador, Quero Ser John Malkovich. Chances em roteiro adaptado, fotografia, direção de arte, trilha e efeitos visuais.

Comentários

comentários

30 comentários sobre “Oscar 2010: os filmes mais cotados”

  1. os outros 50. De qual deles vc não gosta ?
    51- Os incompreendidos ( 1959 ) – François Truffaut
    52- Intriga internacional ( 1959 ) – Alfred Hitchcock
    53- Hiroshima, meu amor ( 1959 ) – Alain Resnais
    54- Acossado ( 1960 ) – Jean-Luc Godard
    55- A Doce vida ( 1960 ) – Federico Fellini
    56- Psicose ( 1960 ) – Alfred Hitchcock
    57- Rocco e seus irmãos ( 1960 ) – Luchino Visconti
    58- Amor, sublime amor ( 1961 ) – Robert Wise
    59- A noite ( 1961 ) – Michelangelo Antonioni
    60- Lawrence da Arábia ( 1962 ) – David Lean
    61- O anjo exterminador ( 1962 ) – Luis Bunuel
    62- 8 ½ ( 1962 ) – Federico Fellini
    63- Vidas secas ( 1963 ) – Nelson Pereira dos Santos
    64- Deus e o diabo na terra do sol ( 1964 ) – Glauber Rocha
    65- Persona ( 1966 ) – Ingmar Bergman
    66- Blow-Up ( 1966 ) – Michelangelo Antonioni
    67- A batalha de Argel ( 1966 ) – Gillo Pontecorvo
    68- A primeira noite de um homem ( 1967 ) – Mike Nichols
    69- 2001 – uma odisséia no espaço ( 1968 ) – Stanley Kubrick
    70- Era uma vez no oeste ( 1968 ) – Sergio Leone
    71- Beijos proibidos ( 1968 ) – François Truffaut
    72- Meu ódio será sua herança ( 1969 ) – Sam Peckinpah
    73- Perdidos na noite ( 1969 ) – John Schlesinger
    74- Laranja mecânica ( 1971 ) – Stanley Kubrick
    75- O poderoso chefão ( 1972 ) – Francis Ford Coppola
    76- Gritos e susurros ( 1972 ) – Ingmar Bergman
    77- O poderoso chefão 2 ( 1974 ) – Francis Ford Coppola
    78- Chinatown ( 1974 ) – Roman Polanski
    79- Amarcord ( 1975 ) – Federico Fellini
    80- Um estranho no ninho ( 1975 ) – Milos Forman
    81- Táxi driver ( 1976 ) – Martin Scorsese
    82- Noivo neurótico, noiva nervosa ( 1977 ) – Woody Allen
    83- Apocalypse Now ( 1979 ) – Francis Ford Coppola
    84- Manhattan ( 1979 ) – Woody Allen
    85- Touro indomável ( 1980 ) – Martin Scorsese
    86- O iluminado ( 1980 ) – Stanley Kubrick
    87- Os caçadores da arca perdida ( 1981 ) – Steven Spielberg
    88- Blade Runner ( 1982 ) – Ridley Scott
    89- Era uma vez na américa ( 1984 ) – Sergio Leone
    90- Amadeus ( 1984 ) – Milos Forman
    91- Os bons companheiros ( 1990 ) – Martin Scorsese
    92- Pulp Fiction ( 1994 ) – Quentin Tarantino
    93- Fargo ( 1996 ) – Ethan e Joel Coen
    94- Trainspotting ( 1996 ) – Danny Boyle
    95- Central do Brasil ( 1998 ) – Walter Salles
    96- Magnólia ( 1999 ) – Paul T. Anderson
    97- Amor a flor da pele ( 2000) – Wong-Kar Wai
    98- Dogville ( 2001 ) – Lars Von Trier
    99- Cidade dos sonhos ( 2001 ) – David Lynch
    100 – Fale com ela ( 2002 ) – Pedro Almodovar

  2. Não tem como ser cinefilo e não gostar de DVD e da festa do Oscar, apesar de estar ficando cada vez mais comercial.
    Chico tem 29 anos e desde a adolescencia
    anoto todos os filmes que assisto. Essa semana cheguei aos 5000 filmes assistidos e resolvi fazer minha lista dos 100 melhores. Deles 89 tenho em dvd
    Os primeiros 50 ( em ordem cronologica )
    1- O nascimento de uma nação ( 1915 ) – D. W. Griffith
    2- Intolerância ( 1916 ) – D. W. Griffith
    3- O gabinete do Dr. Caligari ( 1919 ) – Robert Wiene
    4- Nosferatu ( 1922 ) – F. W. Murnau
    5- A ultima gargalhada ( 1924 ) – F.W. Murnau
    6- Em busca do ouro ( 1925 ) – Charles Chaplin
    7- O encouraçado Potenkim ( 1925 ) – Sergei Eisenstein
    8- Aurora ( 1927 ) – F.W.Murnau
    9- A general ( 1927 ) – Buster Keaton
    10- A paixão de Joana D’Arc ( 1928 ) – Carl Dreyer
    11- Luzes da cidade ( 1931 ) – Charles Chaplin
    12- O atalante ( 1934 ) – Jean Vigo
    13- Aconteceu naquela noite ( 1934 ) – Frank Capra
    14- Branca de neve e os sete anões ( 1937 ) –
    15- A regra do jogo ( 1939 ) – Jean Renoir
    16- O magico de Oz ( 1939 ) – Victor Fleming
    17- A mulher faz o homem ( 1939 ) – Frank Capra
    18- Vinhas da Ira ( 1941 ) – John Ford
    19- Cidadão Kane ( 1941 ) – Orson Welles
    20- Casablanca ( 1941 ) – Michael Curtiz
    21- Pacto de Sangue ( 1944 ) – Billy Wilder
    22- Laura ( 1944 ) – Otto Preminger
    23- O Boulevard do crime ( 1945 ) – Marcel Carné
    24- Desencanto ( 1945 ) – David Lean
    25- Roma, Cidade Aberta ( 1945 ) – Roberto Rossellini
    26- A felicidade não se compra ( 1946 ) – Frank Capra
    27- Interlúdio ( 1946 ) – Alfred Hitchcock
    28- Fuga do passado ( 1947 ) – Jacques Tourneur
    29- Ladrões de bicicletas ( 1948 ) – Vittorio deSicca
    30- O tesouro de Sierra madre ( 1948 ) – John Huston
    31- O terceiro Homem ( 1949 ) – Carol Reed
    32- Crepúsculo dos deuses ( 1950 ) – Billy Wilder
    33- A malvada ( 1950 ) – Joseph L. Mankiewicz
    34- Os esquecidos ( 1950 ) – Luis Bunuel
    35- Rashomon ( 1951 ) – Akira Kurosawa
    36- Cantando na chuva ( 1952 ) – Stanley Donen
    37- Matar ou morrer ( 1952 ) – Fred Zinnemann
    38- O salário do medo ( 1953 ) – Henri- Georges Clouzot
    39- Os sete samurais ( 1954 ) – Akira Kurosawa
    40- Janela indiscreta ( 1954 ) – Alfred Hitchcock
    41- O mensageiro do diabo ( 1955 ) – Charles Laughton
    42- Vidas amargas ( 1955) – Elia Kazan
    43- Rastros de ódio ( 1956 ) – John Ford
    44- Morangos silvestres ( 1957 ) – Ingmar Bergman
    45- 12 homens e 1 sentença ( 1957 ) – Sidney Lumet
    46- Gloria feita de sangue ( 1957 ) – Stanley Kubrick
    47- Testemunha de acusação ( 1957 ) – Billy Wilder
    48- Um corpo que cai ( 1958 ) – Alfred Hitchcock
    49- A marca da maldade ( 1958 ) – Orson Welles
    50- Quanto mais quente melhor ( 1959 ) – Billy Wilder

  3. Querido(a) novo(a) amigo(a),estou precisando muito da ajuda de todos os amigos. estou montando uma minibiblioteca comunitária pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,se voce puder me ajudar estou fazendo uma campanha de doações. pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3, ou pode doar livros ,ou pode doar máquina de costura, ou pode doar retalhos, ou pode doar computador usado. se quizer fazer aguma doação entre em contato com meu email: asilvareis10@gmail.com ,eu darei o endereço de remessa. se voce não puder me ajudar com doações pode divulgar minha campanha, tenho 2 blogs no google gostaria da sua visita: Eulucinha.blogspot.com ,obrigado pela sua atenção

  4. Olá Chico! Bela lista essa. Minha maior expectativa recai sobre Nine, embora não seja muito fã de musicais. Dos que assisti, fiquei surpreendido com Guerra ao Terror. Mas esse não vai levar nada, creio eu. No mais fica a ansiedade pelo novo filme do Spike Jonze que se depender do trailer, tem tudo para impressionar. abs.

  5. Muito bom, Chico! Eu, que não sou muito de acompanhar as prévias do Oscar, fiquei sabendo de filmes que eu nem sabia que existiam. Valeu! Agora, se GUERRA AO TERROR for indicado à categoria principal, a distribuidora vai ter se arrependido de não ter segurado o filme para lançá-lo nos cinemas. hehehe

  6. Querido, só vi Up, The Hurt Locker e Inimigos Públicos. Minha curiosidade sobre Nine é enorme. É provável que alguns títulos estejam no Festival, né? beijão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *