FILME
12 Anos de Escravidão , Steve McQueen
Capitão Phillips , Paul Greengrass
Ela, Spike Jonze
Gravidade , Alfonso Cuarón
Clube de Compras Dallas ½, Jean-Marc Vallée
O Lobo de Wall Street , Martin Scorsese
Nebraska ½, Alexander Payne
Philomena, Stephen Frears
Trapaça , David O. Russell
Desde que a Academia mudou as regras (de 10 para um número entre 5 e 10 indicados), apenas 9 filmes conseguiram a média necessária para entrar na categoria de melhor filme. Um universo de 13 longas têm alguma chance de indicação e eles parecem estar divididos em três grupos. O primeiro é o dos favoritos (12 Anos de Escravidão, Trapaça e Gravidade), que, hoje, são os únicos que parecem ter chance de vencer nesse quesito e, por isso mesmo, são considerados “locks”, certezas entre os indicados. O segundo grupo traz filmes que não parecem ter grandes possibilidades de vitória, mas que aparecem em praticamente todas as listas de melhores do ano, o que faz deles candidatos muito sólidos. São eles: Capitão Phillips, Nebraska e Ela.
O terceiro grupo é o dos incertos, filmes que entraram em algumas listas, mas perderam outras, ou que geraram polêmica, dividiram opiniões e não podem ser chamados de certezas entre os finalistas ao Oscar. Desse grupo, de sete filmes, os mais fortes, hoje em dia seriam O Lobo de Wall Street, que, além de ser um sucesso de bilheteria e ter a assinatura de Martin Scorsese, o que garante uma população de votos, ganha força porque foi indicado ao prêmio dos diretores e dos produtores, Globo de Ouro e Critics Choice, além de estar no top 10 do American Film Institute. É difícil imaginar que um filme do Scorsese não entre numa lista de 9 ou 10 indicados.
Clube de Compras Dallas foi um filme que surgiu na corrida com as próprias pernas. Começou apenas com aposta nas categorias de ator e ator coadjuvante, mas ganhou uma surpreendente indicação no quesito de melhor elenco no prêmio do sindicato dos atores e é finalista ao prêmio dos produtores, o que deu força a sua candidatura. Philomena, por sua vez, é o filme inglês do ano, o que já garante uma cota importante de votos, conta uma história edificante e real, é dirigido por Stephen Frears e estrelado por Judi Dench. É um Oscar bait completo. Pode muito bem roubar a vaga que seria de Walt nos Bastidores de Mary Poppins, único candidato da Disney, mas que parece não ter empolgado muita gente.
Um filme que passou a corrida inteira como filme de atriz (e roteiro) e cresceu na reta final depois de uma indicação do PGA foi Blue Jasmine, que tem a seu favor o fato de ser um filme de Woody Allen, realeza de Hollywood. O Mordomo da Casa Branca foi moldado para o Oscar, mas, ruim que dói, só empolgou o sindicato dos atores, que garantiu três indicações para o filme. De resto, nem Oprah Winfrey, que começou como favorita foi indicada ao Globo de Ouro. Pode acontecer, mas é muito provável que fique na trave. Inside Llewyn Davis já esteve melhor na corrida: entrou na lista do AFI, mas começou a perder todos os grandes prêmios (PGA, DGA, Bafta). Virou coadjuvante na disputa.
DIREÇÃO
Alexander Payne, Nebraska ½
Alfonso Cuarón, Gravidade
David O. Russell, Trapaça
Paul Greengrass, Capitão Phillips
Steve McQueen, 12 Anos de Escravidão
A essa altura do campeonato, Alfonso Cuarón, Steve McQueen e David O. Russell são os frontrunners da corrida pelo Oscar de direção, com Paul Greengrass logo atrás, mesmo sem chance alguma de vitória. Greengrass se manteve estável durante toda a temporada, terminando com indicações para o Globo de Ouro, o BAFTA e o DGA. Além do que, Capitão Phillips é o tipo de filme em que o esforço técnico é visível (como Gravidade), o que mantém suas chances intocáveis. A disputa é pela quinta vaga que tem três candidatos possíveis: Martin Scorsese seria a opção natural, já que foi indicado ao DGA por O Lobo de Wall Street, e Spike Jonze, de Ela, pode representar um voto jovem, talvez o mesmo que deu a indicação a Benh Zeitlin no ano passado. Mas Alexander Payne parece uma opção mais segura para a Academia. Nebraska é melancólico e independente na medida certa, enquanto Scorsese tem gerado polêmicas e Jonze pode ser visto com indie demais. E Payne tem a seu favor o fato de já ter tido duas indicações para o Oscar de diretor.
ATOR
Bruce Dern, Nebraska ½
Chiwetel Ejiofor, 12 Anos de Escravidão
Leonardo Di Caprio, O Lobo de Wall Street
Matthew McCounaghey, Clube de Compras Dallas ½
Tom Hanks, Capitão Phillips
Esta é uma categoria em que muita coisa pode acontecer. De certo mesmo, as indicações de Matthew McConaughey e Chiwetel Ejiofor, os frontrunners desde que a corrida começou. O Oscar deve ficar com um dos dois, caso a Academia não resolva impulsionar a boa interpretação de Bruce Dern num prêmio pelo conjunto da obra, que acontece, mas não parece ser o caso. No entanto, Dern também parece seguro entre os indicados, assim como Tom Hanks, que, assim como o filme que estrelou, nunca é uma real ameaça,m mas nunca deixa de ser citado. A quinta vaga é que parece ser o problema. Robert Redford, de Até o Fim, seria a opção natural (lenda viva do cinema, nunca ganhou um Oscar como ator, num filme que é apenas ele, um tour de force de um oitentão).
Mas a interpretação dele não empolgou todo mundo, nem o sindicato dos atores, que preferiu Forest Whitaker, já oscarizado, de O Mordomo da Casa Branca, que não parece uma alternativa forte já que só foi lembrado pelo SAG. Christian Bale, outro oscarizado, poderia ser uma boa saída já que Trapaça tem chances de ser multiplamente indicado nas categorias de elenco, mas o fato é que ele mal apareceu nas listas afora. Sobra um ator que a Academia adora ignorar e que está num dos filmes mais polêmicos do ano, mas Leonardo Di Caprio pode ter os votos suficientes para conseguir a vaga final.
ATRIZ
Cate Blanchett, Blue Jasmine
Emma Thompson, Walt nos Bastidores de Mary Poppins
Judi Dench, Philomena
Meryl Streep, Álbum de Família ½
Sandra Bullock, Gravidade ½
A grande questão é: eles conseguiriam excluir a Meryl Streep em prol da Amy Adams, por Trapaça? Eu acho que não. Streep é uma das Top 5 desde cedo (esta categoria se blindou muito rapidamente com 5 oscarizadas) e Adams só apareceu com alguma força bem no final da corrida. A veterana tem como ponta contra o fato de seu filme não ter muitas chances fora desta categoria ao contrário do longa de Adams, mas desde quando isso foi problema para ela, que tem um séquito fiel de súditos? Esse impasse nos leva ao seguinte pensamento: será que Emma Thompson está tão segura assim? Nossa inglesa favorita pode ser mais frágil do que Streep, mas neste quesito aqui, vou ficar com as cinco de sempre. Cate Blanchett, Sandra Bullock e Judi Dench seguem inabaláveis.
ATOR COADJUVANTE
Barkhad Abdi, Capitão Phillips ½
Daniel Brühl, Rush – No Limite da Emoção
Jared Leto, Clube de Compras Dallas
Michael Fassbender, 12 Anos de Escravidão ½
Will Forte, Nebraska ½
Essa insistência minha em defender o Will Forte deve me levar à ruína na bolsa de apostas, mas a voz interior, que pode estar falando bobagem, insiste que ele seria uma daquelas indicações que a Academia nos entrega de vez em quando: sempre possível, mas nunca ratificado por nenhum precursor. O fato é que Forte é a alma de Nebraska, o personagem que move o filme, e a Academia adorar fechar pacotes e mandar pro Oscar (tipo Ethan Hawke, que pegou carona em Denzel Washington em Dia de Treinamento; James Coburn, que pongou na indicação de Nick Nolte por Temporada de Caça – e ganhou; Maggie Gyllenhaal, que se beneficiou do favoritismo de Jeff Bridges em Coração Louco), só para citar alguns que estavam meio fora do radar e entraram. Forte pode ocupar a quinta vaga, já que Leto, Fassbender e Abdi são locks, Brühl é quase isso e ninguém se acerta muito sobre quem entra depois deles. Bradley Cooper, de Trapaça, é uma possibilidade forte, e podem sobrar votos para o finado James Gandolfini, por À Procura do Amor, que entrou no SAG, mas não parece ser o caso. Então, vou dar uma chance ao Will Forte.
ATRIZ COADJUVANTE
Jennifer Lawrence, Trapaça
Julia Roberts, Álbum de Família
June Squibb, Nebraska
Lupita Nyong’o, 12 Anos de Escravidão
Oprah Winfrey, O Mordomo da Casa Branca ½
Ainda realmente estou incerto quanto a quem cairia caso a Sally Hawkins conseguisse uma vaga por Blue Jasmine, se beneficiando da indicação e do favoritismo de Cate Blanchett em atriz. Ela concorreu ao Globo de Ouro e disputa o Bafta, o que dá certa relevância. Mas como acho difícil que Oprah Winfrey perca sua vaga, mesmo achando que O Mordomo da Casa Branca vai ser ignorado de uma maneira geral, e que Julia Roberts, séria e velha em Álbum de Famíia, deve comover bastante gente, vou deixar Hawkins de fora. Margo Martindale, também de Álbum de Família, e Octavia Spencer, em Fruitvale Station, são outra duas possibilidade para fechar a lista. Lupita Nyong’o, Jennifer Lawrence e June Squibb são as garotas papo firme do ano, com Squibb, 84, parecendo uma opção irresistível contra a juventude e o anonimato da primeira e a juventude e o Oscar recente da segunda, para uma eventual vitória.
ROTEIRO ORIGINAL
Blue Jasmine , Woody Allen
Clube de Compras Dallas ½, Craig Borten & Melissa Wallack
Ela, Spike Jonze
Nebraska , Bob Nelson
Trapaça , David O. Russell & Eric Singer
ROTEIRO ADAPTADO
12 Anos de Escravidão , John Ridley & Steve McQueen
Capitão Phillips , Billy Ray
Antes da Meia-Noite , Richard Linklater, Ethan Hawke & Julie Delpy
O Lobo de Wall Street , Terence Winter
Philomena, Jeff Pope & Steve Coogan
FILME DE ANIMAÇÃO
Os Croods , Chris Sanders & Kirk De Micco
Frozen ½, Chris Buck, Jennifer Lee
Meu Malvado Favorito 2 , Pierre Coffin & Chris Renaud
Universidade Monstros , Dan Scanion
The Wind Rises ½, Hayao Miyazaki
FILME ESTRANGEIRO
Alabama Monroe , Felix Van Groeningen (Bélgica)
A Caça ½, Thomas Vintenberg (Dinamarca)
A Grande Beleza ½, Paolo Sorrentino (Itália)
The Notebook, Janos Szasz (Hungria)
Omar ½, Hany Abu-Assad (Palestina)
DOCUMENTÁRIO
20 Feet from Stardom, Morgan Neville
O Ato de Matar , Joshua Oppenheimer
Blackfish, Gabriela Cowperthwaite
The Square, Jehane Noujaim
Stories We Tell, Sarah Polley
FOTOGRAFIA
12 Anos de Escravidão , Sean Bobbitt
Capitão Phillips ½, Barry Ackroyd
Gravidade , Emmanuel Lubezki
Inside Llewyn Davis ½, Bruno Delbonnel
Nebraska ½, Phedon Papamichael
MONTAGEM
12 Anos de Escravidão , Joe Walker
Capitão Phillips , Christopher Rouse
Gravidade , Alfonso Cuarón & Marc Sanger
O Lobo de Wall Street , Thelma Schoonmaker
Trapaça , Daniel P. Hanley & Mike Hill
DESENHO DE PRODUÇÃO
12 Anos de Escravidão ½, Adam Stochausen & Alice Baker
O Grande Gatsby ½, Catherine Martin & Beverly Dunn
O Hobbit: A Desolação of Smaug, Dan Hennah & Ra Vincent
Gravidade , Andy Nicholson & Rosie Goodwin
Trapaça ½, Judy Becker & Heather Loeffler
FIGURINOS
12 Anos de Escravidão ½, Patricia Norris
O Grande Gatsby , Catherine Martin
Jogos Vorazes: Em Chamas ½, Trish Summerville
Trapaça , Michael Wilkinson
Walt nos Bastidores de Mary Poppins ½, Daniel Orlandi
MAQUIAGEM E CABELOS
Clube de Compras Dallas
O Grande Gatsby
Trapaça
TRILHA SONORA
12 Anos de Escravidão ½, Hans Zimmer
Até o Fim ½, Alexander Ebert
Gravidade , Steven Price
A Menina que Roubava Livros, John Williams
Walt nos Bastidores de Mary Poppins , Thomas Newman
CANÇÃO
“Happy” ½, Meu Malvado Favorito 2
“Let it Go” , Frozen
“The Moon Song”, Ela
“Ordinary Love”, Mandela
“Young and Beautiful” , O Grande Gatsby
MIXAGEM DE SOM
12 Anos de Escravidão
Capitão Phillips
O Grande Herói
Gravidade
Rush – No Limite da Emoção
EDIÇÃO DE SOM
Até o Fim ½
Capitão Phillips ½
Gravidade
Homem de Ferro 3
O Grande Herói
EFEITOS VISUAIS
Círculo de Fogo ½
Gravidade
O Hobbit: A Desolação of Smaug ½
Homem de Ferro 3
Oblivion ½
Sinceramente, parece um Oscar delicioso, como não víamos há tempos. Certeza mesmo só garanto as vitórias de Cate Blanchett (maravilhosa num papel muito conturbado) e Jared Leto (sou um fã assíduo, desde “Réquiem” e da banda 30 Second to Mars).
Nas categorias de melhor ator, ficaria muito feliz se o Bruce Dern ganhasse. Gosto muito dele, apesar de que se o Leonardo di Caprio vencesse, iria ficar muito feliz. É o ator mais versátil (topa tudo) hoje em Hollywood. Seus papéis cada vez mais me emocionam.
Na categoria de atriz coadjuvante, acho muito cedo para a Lupita ganhar. Tem muito estrada pela frente, por mais que sua atuação seja a mais “dramática” na categoria. Vou torcer inconstantemente pela JUNE SQUIBB. Espero que os votantes velhinhos da Academia a premiam. “Nebraska” é um sonho, é Payne, né.
Grandes apostas, segue as minhas de melhor ator:
Bruce Dern, Nebraska ½
Chiwetel Ejiofor, 12 Anos de Escravidão
Christian Bale, Trapaça
Matthew McCounaghey, Clube de Compras Dallas ½
Robert Redford, All is Lost
Boa lista!
Como seria legal umas surpresas que na verdade seria indicaçôes justas e merecidas. O ator e o diretor de a Caça,uma das atrizes de Azul é a cor mais quente,kleber Mendonça indicado a diretor por o Som ao redor.Mas logico que isso é um delirio meu e não me lembro de alguém indicado sem ter passado por premiações anteriores ao oscar. Ao meu ver este ano está melhor e mais equilibrado que as ultimas edições,pois para mim as unicas barbadas é atriz (Cate) ,ator coadjuvante( Jared), e efeitos especiais(Gravidade).
Essas seriam surpresas mesmo, Flávio!
Olá, Chico, parabéns pelos palpites comentados. É fácil citar aleatoriamente os indicados e apenas poucos se arriscam nos comentários. Show de bola e concordo com quase tudo. Uma dúvida: as estrelas representam a sua cotação para cada filme? Por que na maioria dos casos Gravidade possui 5 estrelas e quando você comenta sobre Melhor atriz, o filme aparece com 3 1/2? Neste caso, as estrelas referem-se à interpretação da Sandra Bullock?
Obrigado
As estrelas são minha cotação para cada indicado em cada categoria, Henrique.