Oscar 2014

FILME

12 Anos de Escravidão EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Steve McQueen
Capitão Phillips EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Paul Greengrass
Ela, Spike Jonze
Gravidade EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Alfonso Cuarón
Clube de Compras Dallas EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Jean-Marc Vallée
O Lobo de Wall Street EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Martin Scorsese
Nebraska EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Alexander Payne
Philomena, Stephen Frears
Trapaça EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, David O. Russell

Desde que a Academia mudou as regras (de 10 para um número entre 5 e 10 indicados), apenas 9 filmes conseguiram a média necessária para entrar na categoria de melhor filme. Um universo de 13 longas têm alguma chance de indicação e eles parecem estar divididos em três grupos. O primeiro é o dos favoritos (12 Anos de Escravidão, Trapaça e Gravidade), que, hoje, são os únicos que parecem ter chance de vencer nesse quesito e, por isso mesmo, são considerados “locks”, certezas entre os indicados. O segundo grupo traz filmes que não parecem ter grandes possibilidades de vitória, mas que aparecem em praticamente todas as listas de melhores do ano, o que faz deles candidatos muito sólidos. São eles: Capitão Phillips, Nebraska e Ela.

O terceiro grupo é o dos incertos, filmes que entraram em algumas listas, mas perderam outras, ou que geraram polêmica, dividiram opiniões e não podem ser chamados de certezas entre os finalistas ao Oscar. Desse grupo, de sete filmes, os mais fortes, hoje em dia seriam O Lobo de Wall Street, que, além de ser um sucesso de bilheteria e ter a assinatura de Martin Scorsese, o que garante uma população de votos, ganha força porque foi indicado ao prêmio dos diretores e dos produtores, Globo de Ouro e Critics Choice, além de estar no top 10 do American Film Institute. É difícil imaginar que um filme do Scorsese não entre numa lista de 9 ou 10 indicados.

Clube de Compras Dallas foi um filme que surgiu na corrida com as próprias pernas. Começou apenas com aposta nas categorias de ator e ator coadjuvante, mas ganhou uma surpreendente indicação no quesito de melhor elenco no prêmio do sindicato dos atores e é finalista ao prêmio dos produtores, o que deu força a sua candidatura. Philomena, por sua vez, é o filme inglês do ano, o que já garante uma cota importante de votos, conta uma história edificante e real, é dirigido por Stephen Frears e estrelado por Judi Dench. É um Oscar bait completo. Pode muito bem roubar a vaga que seria de Walt nos Bastidores de Mary Poppins, único candidato da Disney, mas que parece não ter empolgado muita gente.

Um filme que passou a corrida inteira como filme de atriz (e roteiro) e cresceu na reta final depois de uma indicação do PGA foi Blue Jasmine, que tem a seu favor o fato de ser um filme de Woody Allen, realeza de Hollywood. O Mordomo da Casa Branca foi moldado para o Oscar, mas, ruim que dói, só empolgou o sindicato dos atores, que garantiu três indicações para o filme. De resto, nem Oprah Winfrey, que começou como favorita foi indicada ao Globo de Ouro. Pode acontecer, mas é muito provável que fique na trave. Inside Llewyn Davis já esteve melhor na corrida: entrou na lista do AFI, mas começou a perder todos os grandes prêmios (PGA, DGA, Bafta). Virou coadjuvante na disputa.

DIREÇÃO

Alexander Payne, Nebraska EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½
Alfonso Cuarón, Gravidade EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
David O. Russell, Trapaça EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Paul Greengrass, Capitão Phillips EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Steve McQueen, 12 Anos de Escravidão EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha

A essa altura do campeonato, Alfonso Cuarón, Steve McQueen e David O. Russell são os frontrunners da corrida pelo Oscar de direção, com Paul Greengrass logo atrás, mesmo sem chance alguma de vitória. Greengrass se manteve estável durante toda a temporada, terminando com indicações para o Globo de Ouro, o BAFTA e o DGA. Além do que, Capitão Phillips é o tipo de filme em que o esforço técnico é visível (como Gravidade), o que mantém suas chances intocáveis. A disputa é pela quinta vaga que tem três candidatos possíveis: Martin Scorsese seria a opção natural, já que foi indicado ao DGA por O Lobo de Wall Street, e Spike Jonze, de Ela, pode representar um voto jovem, talvez o mesmo que deu a indicação a Benh Zeitlin no ano passado. Mas Alexander Payne parece uma opção mais segura para a Academia. Nebraska é melancólico e independente na medida certa, enquanto Scorsese tem gerado polêmicas e Jonze pode ser visto com indie demais. E Payne tem a seu favor o fato de já ter tido duas indicações para o Oscar de diretor.

ATOR

Bruce Dern, Nebraska EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½
Chiwetel Ejiofor, 12 Anos de Escravidão EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Leonardo Di Caprio, O Lobo de Wall Street EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Matthew McCounaghey, Clube de Compras Dallas EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½
Tom Hanks, Capitão Phillips EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha

Esta é uma categoria em que muita coisa pode acontecer. De certo mesmo, as indicações de Matthew McConaughey e Chiwetel Ejiofor, os frontrunners desde que a corrida começou. O Oscar deve ficar com um dos dois, caso a Academia não resolva impulsionar a boa interpretação de Bruce Dern num prêmio pelo conjunto da obra, que acontece, mas não parece ser o caso. No entanto, Dern também parece seguro entre os indicados, assim como Tom Hanks, que, assim como o filme que estrelou, nunca é uma real ameaça,m mas nunca deixa de ser citado. A quinta vaga é que parece ser o problema. Robert Redford, de Até o Fim, seria a opção natural (lenda viva do cinema, nunca ganhou um Oscar como ator, num filme que é apenas ele, um tour de force de um oitentão).

Mas a interpretação dele não empolgou todo mundo, nem o sindicato dos atores, que preferiu Forest Whitaker, já oscarizado, de O Mordomo da Casa Branca, que não parece uma alternativa forte já que só foi lembrado pelo SAG. Christian Bale, outro oscarizado, poderia ser uma boa saída já que Trapaça tem chances de ser multiplamente indicado nas categorias de elenco, mas o fato é que ele mal apareceu nas listas afora. Sobra um ator que a Academia adora ignorar e que está num dos filmes mais polêmicos do ano, mas Leonardo Di Caprio pode ter os votos suficientes para conseguir a vaga final.

ATRIZ

Cate Blanchett, Blue Jasmine EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Emma Thompson, Walt nos Bastidores de Mary Poppins EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Judi Dench, Philomena
Meryl Streep, Álbum de Família EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½
Sandra Bullock, Gravidade EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½

A grande questão é: eles conseguiriam excluir a Meryl Streep em prol da Amy Adams, por Trapaça? Eu acho que não. Streep é uma das Top 5 desde cedo (esta categoria se blindou muito rapidamente com 5 oscarizadas) e Adams só apareceu com alguma força bem no final da corrida. A veterana tem como ponta contra o fato de seu filme não ter muitas chances fora desta categoria ao contrário do longa de Adams, mas desde quando isso foi problema para ela, que tem um séquito fiel de súditos? Esse impasse nos leva ao seguinte pensamento: será que Emma Thompson está tão segura assim? Nossa inglesa favorita pode ser mais frágil do que Streep, mas neste quesito aqui, vou ficar com as cinco de sempre. Cate Blanchett, Sandra Bullock e Judi Dench seguem inabaláveis.

ATOR COADJUVANTE

Barkhad Abdi, Capitão Phillips EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½
Daniel Brühl, Rush – No Limite da Emoção EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Jared Leto, Clube de Compras Dallas  EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Michael Fassbender, 12 Anos de Escravidão EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½
Will Forte, Nebraska EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½

Essa insistência minha em defender o Will Forte deve me levar à ruína na bolsa de apostas, mas a voz interior, que pode estar falando bobagem, insiste que ele seria uma daquelas indicações que a Academia nos entrega de vez em quando: sempre possível, mas nunca ratificado por nenhum precursor. O fato é que Forte é a alma de Nebraska, o personagem que move o filme, e a Academia adorar fechar pacotes e mandar pro Oscar (tipo Ethan Hawke, que pegou carona em Denzel Washington em Dia de Treinamento; James Coburn, que pongou na indicação de Nick Nolte por Temporada de Caça – e ganhou; Maggie Gyllenhaal, que se beneficiou do favoritismo de Jeff Bridges em Coração Louco), só para citar alguns que estavam meio fora do radar e entraram. Forte pode ocupar a quinta vaga, já que Leto, Fassbender e Abdi são locks, Brühl é quase isso e ninguém se acerta muito sobre quem entra depois deles. Bradley Cooper, de Trapaça, é uma possibilidade forte, e podem sobrar votos para o finado James Gandolfini, por À Procura do Amor, que entrou no SAG, mas não parece ser o caso. Então, vou dar uma chance ao Will Forte.

ATRIZ COADJUVANTE

Jennifer Lawrence, Trapaça  EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Julia Roberts, Álbum de Família EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
June Squibb, Nebraska EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Lupita Nyong’o, 12 Anos de Escravidão EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Oprah Winfrey, O Mordomo da Casa Branca Estrelinha½

Ainda realmente estou incerto quanto a quem cairia caso a Sally Hawkins conseguisse uma vaga por Blue Jasmine, se beneficiando da indicação e do favoritismo de Cate Blanchett em atriz. Ela concorreu ao Globo de Ouro e disputa o Bafta, o que dá certa relevância. Mas como acho difícil que Oprah Winfrey perca sua vaga, mesmo achando que O Mordomo da Casa Branca vai ser ignorado de uma maneira geral, e que Julia Roberts, séria e velha em Álbum de Famíia, deve comover bastante gente, vou deixar Hawkins de fora. Margo Martindale, também de Álbum de Família, e Octavia Spencer, em Fruitvale Station, são outra duas possibilidade para fechar a lista. Lupita Nyong’o, Jennifer Lawrence e June Squibb são as garotas papo firme do ano, com Squibb, 84, parecendo uma opção irresistível contra a juventude e o anonimato da primeira e a juventude e o Oscar recente da segunda, para uma eventual vitória.

ROTEIRO ORIGINAL

Blue Jasmine EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Woody Allen
Clube de Compras Dallas EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Craig Borten & Melissa Wallack
Ela, Spike Jonze
Nebraska EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Bob Nelson
Trapaça EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, David O. Russell & Eric Singer

ROTEIRO ADAPTADO

12 Anos de Escravidão EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, John Ridley & Steve McQueen
Capitão Phillips EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Billy Ray
Antes da Meia-Noite EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Richard Linklater, Ethan Hawke & Julie Delpy
O Lobo de Wall Street EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Terence Winter
Philomena, Jeff Pope & Steve Coogan

FILME DE ANIMAÇÃO

Os Croods EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Chris Sanders & Kirk De Micco
Frozen EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Chris Buck, Jennifer Lee
Meu Malvado Favorito 2 EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Pierre Coffin & Chris Renaud
Universidade Monstros EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Dan Scanion
The Wind Rises EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Hayao Miyazaki

FILME ESTRANGEIRO

Alabama Monroe EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Felix Van Groeningen (Bélgica)
A Caça EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Thomas Vintenberg (Dinamarca)
A Grande Beleza EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Paolo Sorrentino (Itália)
The Notebook, Janos Szasz (Hungria)
Omar EstrelinhaEstrelinha½, Hany Abu-Assad (Palestina)

DOCUMENTÁRIO

20 Feet from Stardom, Morgan Neville
O Ato de Matar EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Joshua Oppenheimer
Blackfish, Gabriela Cowperthwaite
The Square, Jehane Noujaim
Stories We Tell, Sarah Polley

FOTOGRAFIA

12 Anos de Escravidão EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Sean Bobbitt
Capitão Phillips EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Barry Ackroyd
Gravidade EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Emmanuel Lubezki
Inside Llewyn Davis EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Bruno Delbonnel
Nebraska  EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Phedon Papamichael

MONTAGEM

12 Anos de Escravidão EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Joe Walker
Capitão Phillips EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Christopher Rouse
Gravidade  EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Alfonso Cuarón & Marc Sanger
O Lobo de Wall Street  EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Thelma Schoonmaker
Trapaça EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Daniel P. Hanley & Mike Hill

DESENHO DE PRODUÇÃO

12 Anos de Escravidão EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Adam Stochausen & Alice Baker
O Grande Gatsby EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Catherine Martin & Beverly Dunn
O Hobbit: A Desolação of Smaug, Dan Hennah & Ra Vincent
Gravidade EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Andy Nicholson & Rosie Goodwin
Trapaça EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Judy Becker & Heather Loeffler

FIGURINOS

12 Anos de Escravidão EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Patricia Norris
O Grande Gatsby EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Catherine Martin
Jogos Vorazes: Em Chamas EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Trish Summerville
Trapaça EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Michael Wilkinson
Walt nos Bastidores de Mary Poppins EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Daniel Orlandi

MAQUIAGEM E CABELOS

Clube de Compras Dallas
O Grande Gatsby
Trapaça

TRILHA SONORA

12 Anos de Escravidão EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Hans Zimmer
Até o Fim EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Alexander Ebert
Gravidade EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Steven Price
A Menina que Roubava Livros, John Williams
Walt nos Bastidores de Mary Poppins EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Thomas Newman

CANÇÃO

“Happy” EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½, Meu Malvado Favorito 2
“Let it Go”  EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Frozen
“The Moon Song”, Ela
“Ordinary Love”, Mandela
“Young and Beautiful” EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, O Grande Gatsby

MIXAGEM DE SOM

12 Anos de Escravidão EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Capitão Phillips EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
O Grande Herói
Gravidade EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Rush – No Limite da Emoção EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha

EDIÇÃO DE SOM

Até o Fim  EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½ 
Capitão Phillips EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½
Gravidade EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Homem de Ferro 3 EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
O Grande Herói

EFEITOS VISUAIS

Círculo de Fogo EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½
Gravidade EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
O Hobbit: A Desolação of Smaug  EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½
Homem de Ferro 3 EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Oblivion EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha½

Comentários

comentários

8 comentários sobre “Oscar 2014: apostas finais”

  1. Sinceramente, parece um Oscar delicioso, como não víamos há tempos. Certeza mesmo só garanto as vitórias de Cate Blanchett (maravilhosa num papel muito conturbado) e Jared Leto (sou um fã assíduo, desde “Réquiem” e da banda 30 Second to Mars).

    Nas categorias de melhor ator, ficaria muito feliz se o Bruce Dern ganhasse. Gosto muito dele, apesar de que se o Leonardo di Caprio vencesse, iria ficar muito feliz. É o ator mais versátil (topa tudo) hoje em Hollywood. Seus papéis cada vez mais me emocionam.

    Na categoria de atriz coadjuvante, acho muito cedo para a Lupita ganhar. Tem muito estrada pela frente, por mais que sua atuação seja a mais “dramática” na categoria. Vou torcer inconstantemente pela JUNE SQUIBB. Espero que os votantes velhinhos da Academia a premiam. “Nebraska” é um sonho, é Payne, né.

  2. Grandes apostas, segue as minhas de melhor ator:
    Bruce Dern, Nebraska ½
    Chiwetel Ejiofor, 12 Anos de Escravidão
    Christian Bale, Trapaça
    Matthew McCounaghey, Clube de Compras Dallas ½
    Robert Redford, All is Lost

  3. Como seria legal umas surpresas que na verdade seria indicaçôes justas e merecidas. O ator e o diretor de a Caça,uma das atrizes de Azul é a cor mais quente,kleber Mendonça indicado a diretor por o Som ao redor.Mas logico que isso é um delirio meu e não me lembro de alguém indicado sem ter passado por premiações anteriores ao oscar. Ao meu ver este ano está melhor e mais equilibrado que as ultimas edições,pois para mim as unicas barbadas é atriz (Cate) ,ator coadjuvante( Jared), e efeitos especiais(Gravidade).

  4. Olá, Chico, parabéns pelos palpites comentados. É fácil citar aleatoriamente os indicados e apenas poucos se arriscam nos comentários. Show de bola e concordo com quase tudo. Uma dúvida: as estrelas representam a sua cotação para cada filme? Por que na maioria dos casos Gravidade possui 5 estrelas e quando você comenta sobre Melhor atriz, o filme aparece com 3 1/2? Neste caso, as estrelas referem-se à interpretação da Sandra Bullock?
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *