Terça, Depois do Natal

É impressionante a unidade narrativa entre os mais recentes filmes romenos. Quase todos têm em comum a velocidade desacelerada e uma plasticidade meio etérea, que capta o dia-a-dia, em lentes quase documentais. Terça, Depois do Natal usa esta “fórmula” para capturar o cotidiano banal de um grupo de personagens cercado pelo protagonista às vésperas das festas de fim de ano. Ele é um homem comum, não fosse pelo fato de ter duas mulheres, duas vidas, dois mundos. A história dessa família em crise poderia ser filmada de milhares de maneiras, mas Radu Muntean nos oferece o drama dos personagens em doses homeopáticas que fazem com que suas vidas  ganhem proporções mais dolorosas e o vazio tome forma nas vidas de cada um. A grande cena do filme, em que os principais personagens se cruzam num mesmo espaço, numa sequência longa e sem cortes, ajuda a traduzir a poética visual de Muntean: ele está interessado no mecanismo da vida e não em seus nós. Belo filme.

Terça, Depois do Natal EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
[Marti, Dupa Craciun, Radu Muntean, 2010]

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *