Quem vê a figura de Marcelo Rezende na televisão não imagina o outro lado do jornalista. O apresentador do Cidade Alerta, um dos rostos mais conhecidos do telejornalismo brasileiro, também é um leitor voraz, um profundo admirador de vinhos e, sempre que a rotina apertada permite, um cinéfilo de carteirinha. Rezende já assistiu Lincoln, de Steven Spielberg, duas vezes, e vez por outra volta aos filmes de James Bond estrelados pelo Sean Connery. “Vi Skyfall, mas não é a mesma coisa”, explica.

O interesse pelo cinema é antigo, mas já foi compulsão. “Quando abriu uma locadora perto de casa, vi 654 filmes em dois anos. Alugava todo dia”, confessa, e diz que sempre tenta dar uma escapada para assistir alguma coisa em cartaz. O Filmes do Chico perguntou para Marcelo Rezende se ele aceitaria eleger seus dez filmes favoritos. Como não poderia ser diferente, o homem respondeu: “corta pra mim”. A lista está em ordem cronológica.

Cidadão Kane

Cidadão Kane
[Citizen Kane, OrsonWelles, 1941]

Casablanca

Casablanca
[Casablanca, Michael Curtiz, 1942]

Morangos Silvestres

Morangos Silvestres
[Smultronstället, Ingmar Bergman, 1957]

A Faca na Água

A Faca na Água
[Nóz w Wodzie, Roman Polanski, 1962]

2001

2001 – Uma Odisseia no Espaço
[2001: A Space Odyssey, Stanley Kubrick, 1968]

Perdidos na Noite

Perdidos na Noite
[Midnight Cowboy, John Schlesinger, 1969]

O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão
[The Godfather, Francis Ford Coppola, 1972]

Roma de Fellini

Roma de Fellini
[Fellini-Roma, Federico Fellini, 1972]

Chinatown

Chinatown
[Chinatown, Roman Polanski, 1974]

Caçadores da Arca Perdida

Caçadores da Arca Perdida
[Raiders of the Lost Ark, Steven Spielberg, 1981]

Roman Polanski foi o único cineasta que ganhou dois filmes na lista. Sobre A Faca na Água, estreia do diretor, que concorreu ao Oscar de filme estrangeiro, ele disse que considera a cena em que o personagem brinca com a faca entre os dedos uma das mais angustiante que ele já viu. Marcelo Rezende também  adora uma história de bastidor sobre Roma: “uma jornalista foi entrevistar o Fellini e tentou explicar que entendeu o significado dele ter colocado uma atriz gorda perto de uma porta. Ele falou: – não, minha filha, a atriz tinha faltado e eu precisava preencher a tela”. E como o cinema pode ser tão simples quanto a vida, resolvi fazer mais uma pergunta pro ilustre entrevistado:

– Algum filme pro Percival?
– Um que ele entenda? Mazzaropi!

Comentários

comentários

51 comentários sobre “Top 10: os filmes do Marcelo Rezende”

  1. MARCELO.

    BOM DIA

    SOU SUA ADMIRADORA, TE VEJO TODAS AS TARDES, VOCE ESTA CERTISSIMO, NOSSO PAIS VIROU UMA PIADA E VOCE FALA TODOS OS DIAS, E PRECISO TER CORAGEM PARA FALAR O QUE VOCE FALA DESSES POLITICOS E COM MUITA PROPRIEDADE.

    GOSTO DO PERCIVAL TAMBEM, APESAR DE SER UM HOMEM MUITO ALTO, VOCE É DE UMA SENSIBILIDADE HUMANA INCRIVEL

    FIQUE SEMPRE COM DEUS COMO VOCE DIZ TODOS OS DIAS E QUE DEUS TE ABENÇÕE, ILUMINE E PROTEJA SEMPRE

    GRANDE BEIJO E SUCESSO

  2. Oi Marcelo Rezende, sou sua admiradora desde que trabalhava na globo, não perco seu programa cidade alerta; corta pra mim, O poderoso chefão também é um dos meus filmes favoritos.
    Abraços,
    Celeide Lorieri

  3. Marcelo que Deus te proteja como vendedor de cocada e pescador, do jeito que esta tudo tão caro como tu vai sobreviver com este salário que Prcival te paga sera que ele não esta sendo um tanto quanto mercenario?

  4. Pode ser bom repórter,mas não suporto a voz dele nem certas palavras que usa demais, como “correto?”…..cansativo.
    Pena que precise estudar mais: ontem não sabia o que significa a palavra APRAZÍVEL, dita pelo Percival…..que coisa, heim?

  5. Parabéns Marcelo Resende aqui em Pinhalzinho,SP eu meus filho não perdemos um programa seu…assista o filme “Nada é para sempre” vai gostar….

  6. Parabéns Marcelo.
    Também sou cinéfilo. Tenho 3.500 títulos em minha residência, sendo 80% os denominados clássicos incluindo espetaculares filmes mudos, como A General de Buster Keaton, O Homem Mosca de Harold Lloyd. Mais atual: O Homem que não Vendeu sua Alma (inglês) com Paul Scoeld. Concordo parcialmente com sua relação dos dez melhores, principalmente incluindo Morangos Silvestres do mestre Ingmar Bergman, do qual tenho 38 filmes

  7. MARCELO VC TA DE PARABENS, SEU PROGRAMA E OTIMO, VC FALA AQUILO QUE A GENTE TEM VONTADE DE FALAR. E EU TBEM TENHO A MINHA CABEÇA BALANCANDO, ENTRE A PENA DE MORTE E PRISÃO PERPETUA. QUEM ME DERA AMIGO, TER LA NO CONGRESSO UNS PAR DE MARCELO RESENDE, SO ASSIM ESSE PAÍS IA TOMAR VERGONHA NA CARA. UM ABRAÇO AMIGO

  8. Olá Marcelo,
    Vc é muito bom, mas deveria ser mais objetivo e mostrar/comentar também sobre as coisas boas da vida.
    Pare um pouco de comentar/mostrar só “desgraças”.
    Aproveite mais o tempo para descer o “pau” nos “petralhas” no congresso da vergonha e no senado ridículo deste nosso país maravilhoso.
    Eles querem acabar com o nosso país, mas ele é mais forte do que eles.
    Só não vão mais além devido os interesses dos poderosos. Não podem confrontá-los, caso contrário os poderosos pisariam na “mangueirinhas” dos “petralhas”.
    Abraços e muito mais sucesso no seu programa.
    vc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *