Que fique bem claro. Os filmes citados abaixos não são necessariamente ruins, mas estão bem aquém do que se anunciou sobre eles. Alguns já vêm com as marcas de seus diretores (e os fãs que os seguem cegamente). Outros funcionam melhor em suas propostas do que em sua execução. E, por fim, há aqueles que simplesmente não são tão legais assim. Bem, esses são os dez filmes mais superestimados do ano, na minha opinião. Alguém tem algum adendo?
10 Sinédoque, Nova York
Synécdoche, New York, Charlie Kaufman
Chegaram a dizer que este filme, o primeiro que Kaufman escreve e dirige, era seu trabalho mais verdadeiro já que não havia outros autores na jogada. Eu até concordo com isso, mas a falta de amarras foi um grande pecado aqui. Faltou quem segurasse os devaneios de Kaufman e seu filme mais “autoral” virou um exercício de maneirismos esquisitos e uma experiência bem chatinha.
9 Abraços Partidos
Los Abrazos Rotos, Pedro Almodóvar
Toda vez que Pedro Almodóvar lança um filme novo, surge uma legião para saudar o trabalho como um dos melhores do diretor, em alguns casos, uma obra-prima. O filme noir do diretor começa perto do brilhante, cheio de nuances, que respeita e subverte as regras do gênero, sem deixar o universo típico do cineasta. No entanto, no terço final do filme, o cineasta liberto de outrora se prendeu a uma obrigatoriedade narrativa boba que não está à altura do restante do longa. Embora o epílogo mostre um Almodóvar revigorado, retrô, auto-referente, o desenlace da trama policial é frustrante e excessivamente explicadinho.
8 A Troca
Changeling, Clint Eastwood
A Troca não é um filme ruim, mas tem umas falhas imperdoáveis. A primeira é a montagem. As duas linhas narrativas funcionam bem, mas separadamente. Quando se juntam, enfraquecem. A cena mais importante do filme, em que um garoto revela a existência de um crime, simplesmente não funciona porque o menino é mal dirigido e não consegue dar credibilidade à sequência. Em outro momento, quando John Malkovich fala para Angelina Jolie, em boa performance, sobre a corrupção da polícia, o diálogo é ilustrado por uma “reconstituição” da ação dos policiais. Tipo assim, “Linha Direta”.
7 O Curioso Caso de Benjamin Button
The Curious Case of Benjamin Button, David Fincher
Este filme seria a prova dos nove na carreira de Fincher, um diretor polêmico. Ele passou no teste: sua adaptação do conto fantástico de F. Scott Fitzgerald foi reconhecida no Oscar (11 indicações) e terminou elogiada por quase todo mundo. Mas não é bem tudo isso. O diretor adota um tom que, se não cai no melodrama fácil, chega a ser apático em muitos momentos. O filme dura mais do que deveria e Brad Pitt nem fede, nem cheira.
6 Up
Up, Pete Docter e Bob Peterson
Houve quem decretasse que essa seria a melhor animação da Pixar. Outros que se os diretores tivessee parado aqui ou ali, o filme seria uma obra-prima, mas a verdade é que Up tem sequências belíssimas em seus primeiros minutos, outras em seus momentos finais, mas em cerca de uma hora é uma aventura simples e básica que não tem metade da sofisticação de um Wall-E.
5 Valsa com Bashir
Waltz with Bashir, Ari Folman
A ideia geral que se estabeleceu é de que Valsa com Bashir é um documentário. E, a partir disso, como é feito em forma de animação, um documentário inovador, inteligente, alternativo. Há que se dizer que existem belas cenas, sim. No entanto, Folman, como outros diretores de animações sérias, adultas ou confessionais, peca por contar essa história em animação, sem explorar as possibilidades do suporte. Para completar, o diretor se utiliza se imagens “reais” para encerrar o longa. É como se ele dissesse ao espectador: ‘olha, você viu um desenho, mas eu estava falando sério’. Decepcionante.
4 Apenas o Fim
Apenas o Fim, Matheus Souza
Será que citar o Super Mario Bros., a Vovó Mafalda e mais uns 7 quilos e meio de referências representa uma geração? Será que fazer um filme de D.R., todo no bate-papo, basta para ser comparado à nostalgia sóbria de um Antes do Pôr-do-Sol ou ao repertório de experiências dos filmes do Domingos Oliveira? Bem, o longa do Matheus Souza é imensamente simpático, fácil e gostoso de assistir, só não é a salvação do cinema nacional. No mínimo uma pausa para respirar e dar umas risadinhas.
3 O Leitor
The Reader, Stephen Daldry
O Leitor me fez sair do cinema certo de que vi um dramalhão de quinta, que ainda tem a audácia de querer ser um filme importante, se apoiando num tema que abala geral, o Holocausto. Melhor seria ter parado no soft porn dos primeiros minutos, mas Stephen Daldry resolve levar a fundo sua trama maniqueísta, abarrotada de clichês e com um pequeno grande mistério mais fácil de se descobrir do que o Geninho no final do desenho da She-ra. A cena final, que pretende encerrar o filme com chave de ouro, ajuda a afundar tudo. E Kate Winslet, convenhamos, está caricata e mal maquiada.
2 Quem Quer Ser um Milionário?
Slumdog Millionaire, Danny Boyle
Uns vêem um filme maniqueísta, um romance piegas, água-com-açúcar, com montagem de videoclipe para cooptar que vê muita televisão e dono de uma temática étnica oportunista. É uma visão exagerada, mas mais exagerada ainda é a opinião daqueles que acham que este filme uma pequena obra-prima, a primeira do mundo globalizado, com a Índia infestando Hollywood, uma odisséia de bom coração pronta para conquistar pela simplicidade, pureza e “fé”. É um trabalho agradável, competente como entretenimento, mas raso, bobo, e, apenas, bonitinho – e não passa disso. Não merecia nenhum dos inacreditáveis oito Oscars que ganhou, apesar de que não há pecado algum em se fazer uma love story pop, né?
1 Avatar
Avatar, James Cameron
Eu gosto de Avatar, mas a revolução que sua campanha de marketing anuncia há meses e meses não esconde o que sua trama tem de ingênua, clichê e velha. Este é um filme de mensagem como há muito tempo não se via. James Cameron nos convida a preservar o meio-ambiente, respeitar as diferenças étnicas e religiosas e as tradições, lutar pelos mais fracos. O mesmo homem que inventou esse arsenal todo de novidades também nos ensina que os bons são bons e os maus são maus, que existe um certo e um errado, que se a gente continuar agindo contra a Mãe Natureza, ela vai se voltar contra nós.
AVATAR, melhor filme do ano…
Eu adorei Avatar…como alguém acima já escreveu, independente dos clichês e velha calça desbotada, filme bom para mim é aquele que mexe com as emoções e olha que estamos falando de um filme todo cheio de efeitos de computação gráfica…há detalhe, tem momentos que os personagens nativos parecem tão reais quanto o de carne e osso…fantástico!!!!
o autor simplesmente nao entendeu Avatar, e é impressionante o fato de escrever um post só pra ser contrariado por praticamente todos que deixaram comentario aqui, Avatar e um dos melhores filmes dos ultimos anos pela tecnologia mas tambem pela complexidade do contexto onde se desenrola o filme, contando algo unico na minha opiniao.
ODIEI Avatar!!!!!
Obrigada por me deixar expressar…
Quanto mais eu leio essas noticias, mais certeza eu tenho de que a pessoa que as escreve tem sérios problemas…
Sem comentários.
Chico, SINÉDOQUE, NOVA YORK está no topo da minha lista de filmes mais odiados de 2009.
Sinédoque cocordo esse filme e mesmo uma merda
Para mim, Avatar estabelece um marco no cinema, seja no campo tecnologico (efeitos especiais) ou do resgate de valores tão necessário na atual fase da humanidade. Não há o que criticar em Avatar. Cameron nos surpreende. Voce sai do cinema com a sensação de “quero mais” e com o coração preenchido pela mensagem. Espero que os milhões que verão o filme reflitam e ajudem a reverter o caminho destrutivo que o sistema está empurrando nossa mãe Terra.
Avatar é um filme belíssimo,maravilhoso, excepcional, simplesmente pq sai do cinema diferente do que entrei. Mexeu de um modo simples e mágico com minhas emoções e isso basta.A emoção foi contagiante, aplausos calorosos da pláteia como se estivessem ao vivo.
Quem que ser um milionário é um ótimo filme! Comove de tantas formas e não é curto nem longo. Você deve ter visto num dia não muito bom! “Avatar” estou louco pra ver por causa da tecnologia só, já que vi que não posso contar com a história de tão clichê… o resto concordo contigo.
Assisti O Caso de Benjamin Button e Avatar e simplesmente amei os dois filmes. Acredito os dois atenderam e superaram a expectativa do público na maioria dos aspctos. Discordo desse post!