Dez de dez. A ideia é publicar uma série de tops com os dez melhores dos dez anos de Filmes do Chico. Para começar, a prata da casa. Quais foram os melhores filmes brasileiros da última década? A década que viu surgir um novo tipo de documentário. A década em que os cineastas brasileiros se voltaram para o interior com um olhar totalmente novo. A década em que o cinema feito no Nordeste cresceu, apareceu, e se tornou o melhor do Brasil. Meus favoritos são estes aqui:
10 O Prisioneiro da Grade de Ferro
[O Prisioneiro da Grade de Ferro, Paulo Sacramento, 2004]
9 Se Nada Mais Der Certo
[Se Nada Mais Der Certo, José Eduardo Belmonte, 2008]
8 Girimunho
[Girimunho, Helvécio Marins Jr. & Clarissa Campolina, 2011]
7 O Palhaço
[O Palhaço, Selton Mello, 2011]
6 Cinema, Aspirina & Urubus
[Cinema, Aspirina & Urubus, Marcelo Gomes, 2005]
5 Santiago
[Santiago, João Moreira Salles, 2007]
4 Cão Sem Dono
[Cão Sem Dono, Beto Brant & Renato Ciasca, 2007]
3 Jogo de Cena
[Jogo de Cena, Eduardo Coutinho, 2007]
2 O Céu de Suely
[O Céu de Suely, Karim Aïnouz, 2006]
1 O Som ao Redor
[O Som ao Redor, Kleber Mendonça Filho, 2012]
Chico, uma curiosidade: se já não é fácil fazer uma lista pessoal dos 10 filmes preferidos, como você faz para escolher seus 100 favoritos e colocá-los em ordem? Você vai por nota geral, notas específicas em diferentes quesitos, usa algum site tipo Flickchart?…
Lucas, eu uso minhas cotações de 1 a 5 estrelas e minhas listas de melhores por ano. Tenho desde 1920 a 2012.
Gostei da lista e, óbvio, teria outros filmes na minha (até porque não vi “Cão sem dono”). Não compreendo é como as pessoas não conseguem entender que cinema é, também, uma experiência pessoal. Nenhuma lista é igual à outra… “falta esse” ou “falta aquele” para mim é o mesmo que dizer: se eu fosse você, eu não seria jornalista”; ou “se eu fosse você, meu cabelo seria diferente”. Como se as escolhas se dessem de forma aleatória…
Faz parte, Tati. Listas sempre geram esse tipo de reação. Mas recomendo muito o “Cão Sem Dono”. Depois me conta o que você achou.
Colocaria Lavoura Arcaica nessa lista!
Eu adoro “Lavoura Arcaica”, mas ele não entra no recorte porque é de 2001.
A lista é muito boa. Senti falta de “Estomago” e Cidade De Deus.
Wendell, “Cidade de Deus” não entra no recorte porque é de 2002. O Filmes do Chico ainda não existia. Eu até gosto de “Estômago”, mas não tanto quanto você.
Adorei a lista!
Valeu, Rafael!
Caramba, ainda não vi “O Som ao Redor”, estou cheio de espectativas. Girimunho também não vi, preciso ir atrás. ” O Céu de Sueli” é maravilhoso! Adorei ver “Cão Sem Dono” na lista. Não curti “SeNada Mais Der Certo”, talvez precise de uma nova apreciação.
Tenta rever, Beto.
O KMF te pagou quanto pra superestimar O SOM AO REDOR desse jeito?
Nossa, o valor foi altíssimo, mas não vou te dar nem um centavo!
Vai rolar um “melhores filmes brasileiros de todos os tempos”, nos moldes do top 50 publicado terça-feira? Raramente vejo uma lista dessas por aí…
Anotado. Vou pensar nisso!
Chico, bela lista.
Acho que colocaria a fucking masterpiece SANTIAGO no topo, seguida de O SOM AO REDOR, SE NADA MAIS DER CERTO e JOGO DE CENA.
Pensando bem… hehe.
Muito bom. Da lista, não conheço GIRIMUNHO (ainda) e não gosto de O PALHAÇO, mas fiquei feliz em ver o meu querido CÃO SEM DONO presente. E O SOM AO REDOR, hein.
Eu adoro “O Palhaço” e corra pra ver “Girimunho”, Ailton.