Noah Baumbach quase entrou na minha lista de piores filmes do ano com sua baboseira chamada Enquanto Somos Jovens, assim como Morten Tyldum e seu O Jogo da Imitação, mas teve coisa pior. E eu não estou falando de algumas das coisas mais óbvias como Busca Implacável 3, A Casa dos Mortos e a space opera mais calculadamente ruim dos últimos tempos, O Destino de Jupiter. Entre os meus piores, alguns filmes celebrados na última edição do Oscar, alguns indiezinhos manjados e algumas promessas de bilheteria que não se concretizaram. Todos me incomodaram muito mais do que os filmes ruins “clássicos” pela pretensão, pelos maneirismos ou pela falta de vergonha na cara mesmo. Deixem suas listas de piores nos comentários, mas com educação pra que elas sejam publicadas.

Quarteto Fantástico

10 Quarteto Fantástico
[Fantastic Four, Josh Trank, 2015]

Ou como estragar 50 anos de história e quatro das melhores personagens dos quadrinhos.

Eu Estava Justamente Pensando em Você

9 Eu Estava Pensando Justamente em Você
[Comet, Sam Esmail, 2014]

A segunda coisa hipster mais chata do universo de 2015.

Cala a Boca, Philip

8 Cala a Boca, Phillip
[Listen Up, Philip, Alex Ross Perry, 2014]

A coisa hipster mais chata do universo de 2015.

Love

7 Love
[Love, Gaspar Noé, 2015]

Honrando uma história de pretensões e desacertos.

Grace de Mônaco

6 Grace de Mônaco
[Grace of Monaco, Olivier Dahan, 2014]

Simplesmente inócuo.

Pixels

5 Pixels
[Pixels, Chris Columbus, 2015]

O filme que poderia ser o mais legal do mundo se não fosse o mais sem graça do ano.

Sob o Mesmo Céu

4 Sob o Mesmo Céu
[Aloha, Cameron Crowe, 2015]

Cameron Crowe perdeu o encanto, a graça, a melodia.

Caminhos da Floresta

3 Caminhos da Floresta
[Into the Woods, Rob Marshall, 2014]

Uma sessão de tortura até para quem gosta de musicais.

Invencível

2 Invencível
[Unbroken, Angelina Jolie, 2014]

Nem os Coen salvam este naufrágio no oceano da breguice.

A Teoria de Tudo

1 A Teoria de Tudo
[The Theory of Everything, James Marsh, 2014]

Todos os maneirismos, todos os maniqueísmos, toda a falta de cinema.

Comentários

comentários

50 comentários sobre “Top 10: os piores filmes de 2015”

  1. Noah Baumbach acertou tanto com A Lula e a Baleia,o filme é ótimo,mas nunca mais fez nada parecido,se tornou um chato com um cinema pretencioso e personagens irritantes ! E Jason Schwartzman em Cala a Boca, Philip é o maior escroto que já foi retratado no cinema !

  2. Muito legal a lista, e eu literalmente não sou uma boa crítica de cinema, sou muito emocional talvez, rs.
    Do 9º ao 2º eu concordo plenamente, mas a teoria de tudo eu chorei no cinema, achei lindo. rs
    No mais parabéns pelo conteúdo, pego muita informação de novos filmes por aqui.
    Abraços

  3. Dos 10 filmes listados, assisti a 4 e gostei. Os demais não vi justamente porque não fazem meu gênero e, sendo assim, eu não iria gostar mesmo. Agora se não concordo com a opinião de gênio autor das escolhas é porque talvez eu não entenda nada de cinema, apesar de ter 73 anos, curso superior e ir ao cinema, desde o 5 anos de idade, quase que diariamente. Ou será que não sou eu o imbecil?

    1. Existe um diferença entre assistir e analisar um filme, voce pode passar a vida assistindo filmes e não desenvolver um senso critico, o que é normal. Se voce ao assistir um filme procura coerencia no roteiro, vicios de direção, qualidade de fotografia, uso de trilha sonora, observa enquadramentos, direção, etc, então voce tem senso critico e faz com que certos filmes fiquem obvios e chatos para uns e bacanas para outros que simplismente os assistem buscando entreterimento.

  4. Sério mesmo que você vai colocar The Theory of Everything como o pior, mas nem vai citar coisa absurdamente ridículas como Fifty Shades of Grey ou Jupiter Ascending? Taken 3? Affff!!!

    A sua opinião do pior foi baseada na alta expectativa que você colocou e se decepcionou ou realmente no que foi o pior filme do ano? Estou curioso pra saber quais foram os seus top 10 melhores do ano.

    Abs!

  5. Eu levo muito meu filho no cinema, vimos praticamente uns vinte filmes esse ano, só os blockbusters. Segue a minha lista de quais EVITAR A TODO CUSTO:

    1. Quarteto Fantástico – muito decepcionante, realmente comprovou que alguns estúdios (no caso a FOX) realmente não sabem como lidar com filmes de super-heróis ou com o conceito de continuidade entre filmes. Neste filme do quarteto o estúdio conseguiu ir ainda mais além, pois não conseguiu sequer manter a continuidade dentro de um único filme! O filme chegar até a ficar divertido de tão ruim que é. Me lembra a época de assistir novela só pra pegar defeito.

    2. Hotel Transilvania 2 – Apesar de adorar filmes de animação, este foi extremamente desconfortável do começo ao fim. O roteiro (leia: Adam Sandler) desenvolve uma história totalmente tola e com piadas e sequências inteiras de mau gosto, e em alguns casos até impróprias. Péssimo em todos os quesitos.

    3. Pan – Um filme que já começa errado por abraçar um gênero que sempre é visto com desconfiança: as PREQUELS, ou histórias de origem. Tanto a segunda trilogia Star Wars como os novos filmes do Hobbit do Peter Jackson, provaram que as prequels sempre estragam um pouco da magia dos filmes originais, e com Pan não foi diferente. O filme fica ainda mais errado pela escolha sofrível do elenco, em especial dos piratas, sem mencionar o uso patético de músicas clássicas dos Ramones e Nirvana. Outro filme dificílimo de engolir até o final.

    4. O Agente da U.N.C.L.E. – Um filme tão fiel à antiga série de TV na qual foi baseado, que ficou chato e sem graça, meio que deslocado em 2015. Apesar de adorar todos os filmes do Guy Ritchie, esse foi outro difícil de assistir, a ambientação de época não caiu bem com o estilo do diretor.

    5. MINIONS – Fico impressionado de ver como um filme tão ruim e sem graça foi capaz de faturar mais de um bilhão de dólares em bilheteria. O faturamento foi inversamente proporcional à qualidade da história. Tá certo, é um filme pra crianças de três anos aprenderem a ir ao cinema; ok, os “atores” do filme também têm idade mental de três anos; ok ok… Ainda assim esperava mais, pois o primeiro filme da série, Meu Malvado Favorito, é muito bom e criativo. Mais um caso clássico de Prequels estragando filmes originais. Placar: 1 para os cofres, 0 para a arte. Enfim, é assim que as coisas são em alguns estúdios; mas não em todos, ainda temos a Pixar.

  6. Pixels é legal… é só entender as várias referências aos jogos clássicos e botar um pouco de maluquice em cima. Não é o melhor do ano, mas pra um temperatura máxima, num domingo a tarde… vai bem!

  7. Ao que parece, os seis mil membros votantes da Academia de Cinema de Los Angeles discordam, em parte, radicalmente. Vai ver é por isso que eles são eles, e não blogueiros…rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *