De um lado espetáculos de vulgaridade, incompetência e mau gosto. Do outro, filmes que desafiam nossa inteligência, nosso bom senso ou que querem faturar em cima da polêmica. Motivos não faltam para essa lista existir – e provavelmente não faltam motivos para você discordar dela. Os piores filmes de 2009, na minha opinião, são estes aqui:

José Padilha

10 Garapa
José Padilha

O propósito desse documentário não parece ser outro senão ganhar em cima da miséria alheia. José Padilha aborda um tema que já rendeu muito à cinematografia brasileira e, além de não apresentar uma visão diferenciada sobre o assunto, explora, constrange e fatura em cima do personagens de uma maneira covarde como poucas vezes se viu.

Scott Derickson

9 O Dia em que a Terra Parou
Scott Derrickson

Pra quê fazer um remake como este de um filme que é um dos maiores clássicos da ficção-científica? Se a proposta era contemporaneizar a visão sobre uma invasão alienígena, a ideia foi por água abaixo porque nada é relativizado. Se a ideia é fazer algo cafona (como os efeitos especiais querem nos fazer crer), aí, sim, ele foi bem-sucedido.

Emily Young

8 Veronika Decide Morrer
Emily Young

A culpa nem é muito da diretora, que até tenta fazer as coisas da melhor forma possível. O problema é como dar substância a uma história essencialmente de auto-ajuda que parece um daqueles emails em power point com lições de vida e imagens paradisíacas? A própria trama implode o filme, que tem um dos morais da história mais ridículos dos últimos tempos.

Chris Weitz

7 Lua Nova
Chris Weitz

O que é pior? A transformação de Edward num fantasminha camarada, a utilização quase criminosa da câmera lenta, a deturpação ainda maior das mitologias relacionadas a vampiros e lobismonens ou a incrível canastrice dos três atores principais, péssimos em cada uma das cenas deste que é um dos filmes mais bregas dos últimos tempos.

O Fim da Picada

6 O Fim da Picada
Christian Saghaard

Não deixa de ser meio esquizofrênico um filme tentar ser místico, fazer crônica social e emular opções narrativas cinemanovistas. As participações especiais são pura perfumaria. Tudo é meio maneirista. Há pelo menos meia dúzia de personagens que riem diabolicamente para a câmera e mais outra meia dúzia vezes em que a câmera roda em círculo.

Neil Marshall

5 Juízo Final
Neil Marshall

O Cirque du Soleil bizarro que surge no meio do filme é, apenas, a pior sequência do cinema nesse ano. Difícil entender como o diretor de Abismo do Medo, comandou um sub-Mad Max, sub-Fuga de Nova York, sub-qualquer coisa como este filme aqui. Neil Marshall bate no liquidificador as referências apocalípticas mais conhecidas e atira pra todos os lados. Não acertou nenhum alvo.

Michael bay

4 Transformers: A Vingança dos Derrotados
Michael Bay

Michael Bay sempre comete dos seus desatinos, mas nunca tinha chegado a esse grau. Este filme impressiona: é um complexo tão monstruoso de equívocos, clichês e decisões estúpidas que fica difícil acreditar que não se esteja sonhando – ou tendo um pesadelo – no cinema.

Stephen Daldry

3 O Leitor
Stephen Daldry

Kate Winslet ganhou o Oscar pelo pior papel da vida dela. Aqui, a boa atriz é engolida por uma trama que se pretende importante e uma vergonhosa série de soluções de roteiro. No meio das abobrinhas e da maquiagem, o momento de uma grande revelação, que a metade mais esperta da platéia já havia descoberto havia uns 40 minutos. Antes da cena final, inexpressiva, resolve-se, pela primeira vez, refletir sobre os atos da protagonista, mas isso vem na forma de uma sequencia de bate papo mal escrita e mal montada.

Spike Lee

2 Milagre em St. Anna
Spike Lee

Não entendo como a notícia do sequestro de Spike Lee não foi noticiada pela mídia porque, certamente, esse filme aqui não foi dirigido por ele. Seria como negar toda sua história ao adotar um tom meio mágico e muito meloso para afirmar a relação entre o pequeno Angelo e o soldado gigante gente boa. Mesmo recorrendo a artifícios questionáveis, como diálogos que parecem exigir do espectador lágrimas e compaixão, uma trilha de dramalhão e e qualquer frase que sai da boca do garoto, o filme nunca emociona com sinceridade

Aluizio Abranches

1 Do Começo ao Fim
Aluizio Abranches

Este é o filme que mais prometeu e menos cumpriu em 2009. Abranches atraiu a plateia sob a máscara de que abordaria temas polêmicos como homossexualidade e incesto, mas o que se viu foi um espetáculo paupérrimo que evita qualquer complexidade para, supostamente, apostar numa história de amor. Como só quem é limitado ou conformista vai embarcar nessa, já que o namoro de dois irmãos nunca passaria em branco na nossa sociedade, das duas uma: ou Abranches é um cara-de-pau que quis faturar em cima da estética limpinha e da promessa de polêmica ou não tem a mínima capacidade de fazer uma reflexão qualquer sobre os assuntos. Possivelmente, é uma junção das duas teorias. Perdeu a chance.

Comentários

comentários

110 comentários sobre “Top 10: piores filmes de 2009”

  1. Chico, hum acho que Informers não chegou ao cinema não , apesar de ter Billy Bob Thornton, Kim Basinger, Mickey Rourke, Winona Ryder. Mas me desculpe o título do post é Piores filmes de 1009 e não OS PIORES FILMES QUE PASSARAM SÓÓÓÓ NO CINEMA, ou eu estou vesga??? Ah claro vc é um CRÍTICO DE CINEMA, mas que não assiste a metade dos filmes de são lançados e querido parece que eu assisto um pouco mais de filmes que vc. Então fecha a matraca e para de ser irônico nos comentários e senta a bunda no sofá/poltrona e assista sim a tudo e qualquer coisa. Ou para ser crítico vc assiste 6 dúzia de ótimos filmes e coloca numa listinha de 10 piores???

  2. Achei ridículo os comentários sobre alguns filmes, como por exemplo, O Leitor. Não parece critica de alguém que entenda de cinema e sim, de um idiota que expõe de maneira radical sua opinião própria a respeito do que pensa de alguns temas cinematográficos e que pelo visto, não entende é porcaria nenhuma.

  3. Chico, até que você não viu tanta coisa ruim assim rsrs.

    Ano que vem, quando o Fotograma voltar a sua programação normal, coloco a minha… tem pelo menos 3 filmes que eu NÃO RECOMENDO MESMO.

    Obs: apesar de não ter gostado tanto do Leitor, acho que a idéia não era refletir sobre os crimes dela, e ser moralista do tipo “ahhh, mas como ele é má” ou “ela é uma produto do meio”. Eu vi o filme como uma história do encontro daquelas duas pessoas, e de como isso afetou a vida de uma delas.

    Obs 2: eu detestei Mulher Invisível rsrs.

  4. Discordo plenamente sobre o filme Grapa estar na lista, primeiro pelo motivo alegado de que esse é um assunto já muito abordado pelo cinema brasileiro, sinal de que você sequer conseguiu entender a mensagem do documentário, afinal esse problema deixou de ser um dos maiores do país? Deixou, ao menos, de existir? É, então acho que sendo ele um documentário, não caiu no “lugar comum”, e se propos ainda a retratar familias que vivem em estado de fome constatante, sobre um critério de clássificação da ONU, mostrando que aquui neste país vivem pessoas no mesmo patamar da Àfrica, algo que muitos não imaginam aqui, por mais que possa parecer estranho; concordo que ele ganhou dinheiro retratando familias que vivem na miséria, mas se vc se informase iria saber que a produção do filme com dinheiro próprio e com o do filme ajudaram e ainda ajudam as familias retratadas.

  5. Não assisti nenhum filme da lista e Lua Nova eu evitei assistir apesar de achar que a saga Crepúsculo é boa de se ler, apenas como distração e desde de que os leitores e pessoas que assistem os filmes saibam que consomem doses cavalares de romance água com açúcar que suprem todas as fantasias femininas de serem amadas ardentemente, ouvir coisas que um homem jamais diria e poder viver sempre linda e jovem ao lado de seu príncipe encantado.

  6. Não assisti todos os filmes da lista, mas os que vi realmente merecem estar nesta lista, mas esse ano a luta pelo bottom 10 realmente estava disputada.
    Quanto ao sucesso (injustificável) de bilheteria de Lua Nova, me deixa com um péssimo pressentimento, que um dos melhores filmes sobre vampiros já feito (Deixe ela entrar)dirigido brilhantemente por Tomas Alfredson, perca sua sensibilidade em sua refilmagem dirigida por Matt Reeves para nos “presentear” com outro “Crepúsculo”. Espero estar errado…

  7. A habilidade que eu tenho para fugir de filmes nacionais é muito parecida com a que tenho para fugir de bombas. Da lista vi apenas O Leitor que teve o lance do Oscar e da premiação a Kate Winslet. Não consigo não gostar dos filmes de Stephen Daldry. Abraço.

  8. cara voce é um sem cultura que está totalmente por fora do que a galera curte!!como é que voce coloca lua nova nessa sua lista mediocre,tão sem noção quanto quem escreveu,voce tem que se atualizar,porque voce deve ser do tipo que gosta de filmes de bang-bang!que deve ser da sua época….enquanto ao LEITOR não há filme mais bem bolado,é de tirar o chapéu,deve ser porque voce não deve ter entendido,lembre-se que para criticar voce primeiro deve assistir os filmes!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *