Essa lista inaugura uma série de Top 20s que estou preparando como retrospectiva para os anos 2000. Numa década onde o cinema brasileiro se recuperou definitivamente, muitos filmes tiveram que ficar de fora. Na lista, nada de Tropa de Elite, Meu Nome Não é Johnny ou 2 Filhos de Francisco. Os meus melhores estão aqui.

Andrea Tonacci

20 Serras da Desordem
Andrea Tonacci, 2006

O retorno de Andrea Tonacci ao cinema ganha a forma de documentário ficcionalizado que tem em seu protagonista adorável sua maior força.

Walter Salles Daniela Thomas

19 Linha de Passe
Walter Salles e Daniela Thomas, 2008

Walter Salles se recupera de tropeços e projetos ambiciosos que ficaram na promessa com um filme simples sobre os laços que unem uma mãe e quatro irmãos.

Beto Brant

18 O Invasor
Beto Brant, 2002

Beto Brant promove o encontro entre o cinema urbano brasileiro e o policial contemporâneo num filme que revela um grande ator: Paulo Miklos.

Karim Ainouz

17 Madame Satã
Karim Aïnouz, 2002

A estreia de Karim Aïnouz recupera, com uma fotografia brilhante, um personagem único e revela outro ator de primeira grandeza: Lázaro Ramos.

Sandra Kogut

16 Mutum
Sandra Kogut, 2007

Guimarães Rosa, um autor de difícil adaptação, ganhou tradução delicadíssima nas mãos de Sandra Kogut e um protagonista-mirim impressionante.

Domingos Oliveira

15 Juventude
Domingos Oliveira, 2008

Domingos Oliveira reúne os amigos para repassar a vida e homenagear a própria amizade em seu melhor filme em muito tempo.

Rogerio Sganzerla

14 O Signo do Caos
Rogério Sganzerla, 2005

O mestre maior do filme marginal brasileiro em seu réquiem, homenageando sua própria história e seu próprio cinema.

Cao Hamburger

13 O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
Cao Hamburger, 2006

A Ditadura Militar vista pelos olhos de uma criança. Cao Hamburger troca o ranço pelo carinho e acerta em cheio na composição de uma época e de um turbilhão de sentimentos.

Julio Bressane

12 Filme de Amor
Julio Bressane, 2004

Júlio Bressane consegue dialogar com o sublime e faz seus personagens voarem para longe de prisões formais em busca de algo além. É a criação que brota do caos.

Joao Jardim

11 Pro Dia Nascer Feliz
João Jardim, 2007

Um painel sobre o sistema educacional brasileiro, sim, mas mais do que isso uma investigação sobre o jovem que este país forma pelos mais variados prismas.

Fernando Meirelles Katia Lund

10 Cidade de Deus
Fernando Meirelles (co-dir. Kátia Lund), 2002

O filme mais famoso da história recente é a promessa de um cinema industrial de primeira qualidade, um exemplo na formação de atores e o projeto mais ambicioso já feito por estas bandas.

Marcelo Gomes

9 Cinema, Aspirina e Urubus
Marcelo Gomes, 2005

Marcelo Gomes explora o Sertão com graça invejável, sem nunca espetacularizá-las. Fazia tempo que o cinema brasileiro não contava tão bem e de maneira tão simples uma história

Paulo Sacramento

8 O Prisioneiro da Grade de Ferro
Paulo Sacramento, 2004

A câmera entregue aos detentos não pode ser completamente franca, sem cálculo, mas o naturalismo com que os narradores conduzem o filme é a força do documentário.

Jose Eduardo Belmonte

7 Se Nada Mais Der Certo
José Eduardo Belmonte, 2008

Ao diretor não interessa investigar a perda de parâmetros dos personagens. As motivações estão claras – sustentar a família e a si mesmos. Tudo muito prático, mas nunca simplista.

Joao Moreira Salles

6 Entreatos
João Moreira Salles, 2004

O político mais popular da história recente destes país visto em close-up no momento em que está prestes a passar de eterna promessa a governante.

Beto Brant e Renato Ciasca

5 Cão Sem Dono
Beto Brant e Renato Ciasca, 2007

Os fatos pouco interessam aos diretores Beto Brant e Renato Ciasca. O foco é como o homem lida com suas limitações e com sua inevitável transformação aos moldes do mundo.

Luiz Fernando Carvalho

4 Lavoura Arcaica
Luiz Fernando Carvalho, 2001

Um livro infilmável e o maior artista da TV brasileira em sua incursão única no cinema, traduzindo-o e explorando suas estranhezas com um lirismo raro.

Joao Moreira Salles

3 Santiago
João Moreira Salles, 2007

O que encanta é a habilidade de promover linguagem, de reordenar a memória, de construir a partir da desconstrução. Ou este filme é genial ou seu autor é um golpista admirável.

Edurado Coutinho

2 Jogo de Cena
Eduardo Coutinho, 2007

O grande documentarista deixa de lado sua cômoda fórmula de cinema para investigar os caminhos da representação e questionar a verdade e a mentira.

Karim Ainouz

1 O Céu de Suely
Karim Aïnouz, 2006

No melhor filme brasileiro dos anos 2000, Karim Aïnouz mostra o Brasil conectado com o cinema contemporâneo, seja nas imagens etéreas seja nos questionamentos da protagonista, uma mulher em busca do seu lugar.

menções honrosas:

Onde a Terra Acaba (2001), de Sérgio Machado; Loki – Arnaldo Baptista (2008), Paulo Henrique Fonetenelle; Person (2005), de Marina Person; No Meu Lugar (2009), de Eduardo Valente; Estamira (2006), de Marcos Prado; Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2009), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes; A Concepção (2005), de José Eduardo Belmonte; Redentor (2004), Cláudio Torres; Houve uma Vez Dois Verões (2002), de Jorge Furtado; e Babilônia 2000 (2001), de Eduardo Coutinho.

E como listas são sempre polêmicas, que tal você deixar a sua, hein?

Comentários

comentários

70 comentários sobre “Top 20 anos 2000: filmes brasileiros”

  1. Eu vi todos esses filmes e tenho um veredito pessoal sobre ela:
    ESQUECEU METADE DAS GRANDES OBRAS E ENCHEU DE PORCARIA CLICHÊ!
    Sei que o que disse parece ofensivo, mas no cinema não se despreza filmes que fizeram sucesso.
    Não que incluí 2 Filhos de Francisco, que é sentimentalismo barato!
    Redentor é mais que menção honrosa é obra de arte!
    Por menos que eu goste onde esta BUDAPESTE?
    Não sei se pode mas deveria abrir com AUTO DA COMPADECIDA.
    Perdoa-se esquecer “BESOURO”, por ser recente demais. Mas ABRIL DESPEDAÇADO, CARAMURU,CARANDIRU,OLGA,num da!
    Ja NOEL O POETA DA VILA
    OS DESAFINADOS,
    DIARIOS DE MOTOCICLETA,que é nacional,
    ESTAMIRA,
    GAIJIN,
    O HOMEM QUE DESAFIOU O DIABO,
    LAVOURA ARCAICA,
    MARIGHELLA,
    SAL DE PRATA
    é um esquecimento por falta de conhecimento ou opinião?
    E o mais estranho o país que é genial em criar boas comédias não tem nenhuma em sua lista? Com tantas de qualidade.
    Essa é a pior lista que ja vi por essas bandas!

  2. Incluiria, em ordem de preferência:
    . A Máquina
    . Narradores de Javé
    . Saneamento Básico
    . O Homem que desafiou o Diabo
    . Muito gelo e dois dedos d´água

  3. Lavoura Arcaia é fantástico, poético e profundo!
    Colocaria na lista Saneamento Básico, não apenas porque é “bonitinho”, mas muito criativo e engraçado. E retrata muito bem o “jeitinho brasileiro” de ganhar o pão de cada dia…

  4. Confesso que cinema nacional não é o meu forte, estou sempre correndo atrás do tempo perdido no que refere as clássicos do cinema mundial, dessa lista vi apenas:
    O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias **
    Pro Dia Nascer Feliz ****1/2
    Cidade de Deua *****
    Cão Sem Dono **1/2
    O Céu de Suely ** (esse último vi por causa de vc).
    Odeio “estrelar” filmes.
    Gosto também de Falsa Loura e Estamira, até que eu vi muitos filmes nacionais.

  5. Parabéns pela lista. E mais ainda pelas respostas dadas as pessoas. Uma lista deste tipo irá sempre privilegiar o gosto de quem a faz, tendo isto em vista não sei porque algumas pessoas se incomodam tanto com a divergência de gostos. E mais, não entendo qual seria o sentido de fazer uma lista dos vinte mais levando em consideração a bilheteria, não teria graça, seria absolutamente óbvio, seria um ranking estatístico. Gostei da lista apontar filmes que não foram tão divulgados como “Se eu fosse você”. E quanto aos que reclamam dos pseudo-intelectuais ou intelectualóides, deveriam estes saber que os verdadeiros intelectuais (se é que esses valem alguma coisa) não perdem seu tempo reclamando em blogs.

  6. Muito interessante a lista. Também não assisti alguns deles e concordo que serve de referência para assistí-los. Acho que TROPA DE ELITE deveria entrar na lista; não sei exatamente em que lugar. E, finalmente, coloco CIDADE DE DEUS como o melhor filme brasileiro da década. Pra mim ele representou a grande virada que tanto se fala que o cinema brasileiro teve nos últimos anos (não que ela tenha começado com ele, mas foi o pulo do gato, uma virada estética).

  7. Céu de Suely é um dos meus preferidos também. Hermila domina a cena e não estereotipa a personagem – seria fácil deixar tudo muito caricato e pesado. Bela direção de Karim Aïnouz.

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