Gênero: Drama

Marte Um

O discurso de ódio venceu no Brasil em 2018 e mexeu profundamente com relações que pareciam inquestionáveis. De repente, laços familiares ficaram em segundo plano quando um posicionamento político extremista, carregado de brutalidade, foi adotado por parte da população, deixando evidente a fragilidade destas conexões. Gabriel Martins enxerga esse Brasil […]

Festival de Gramado 2020

Um Animal Amarelo ★★★ idem, Felipe Bragança, 2020 Felipe Bragança não parece em paz. Como muitos brasileiros, o cineasta sentiu bastante as transformações políticas pelas quais o país passou nos últimos anos. E se, por um lado, “Um Animal Amarelo” seria um relato desse incômodo e um pedido de desculpas […]

First Cow

First Cow

O homem e a natureza. O homem e sua natureza. Kelly Reichardt volta ao século XIX em busca de um homem natural, ainda contaminado pela brutalidade de sua porção selvagem, mas tentando encontrar espaço para suas sensibilidades. Como viver sua delicadeza quando a regra é sobre-viver?, parece perguntar a cineasta, […]

Sylvia

POESIA SEM PAIXÃO Sylvia não sabe que tom adotar e não chega a lugar nenhum Problema sério: Gwyneth Paltrow é muito fofa para o papel. É, é verdade, não posso fazer nada. A moça é boa atriz, ao contrário do que a campanha contra que existe no Brasil desde a […]

Bicicletas de Pequim

ÉTICA SOBRE DUAS RODAS Bicicletas de Pequim comete um estranho deslize: peca porque não julga Existe um sério problema moral em Bicicletas de Pequim: dar um tratamento igual aos seus dois protagonistas, como se ambos estivessem numa mesma postura ética diante de um fato. O filme parte de um ponto […]

Em Nome de Deus

O BOM É BOM, O MAU É MAU Peter Mullan faz de seu filme-denúncia um arremedo involuntário de estereótipos Peter Mullan aprendeu com seu diretor em Meu Nome é Joe (98), Ken Loach, que o cinema pode ser uma arma de denúncia. Em seu segundo longa-metragem atrás das câmeras, ele […]

O Declínio do Império Americano

O QUE PASSOU, PASSOU… Porque o tempo não perdoa quem ousa desafiá-lo O passado morreu. É isso que Denys Arcand tenta dizer com seu O Declínio do Império Americano (86), filme que voltou aos cinemas brasileiros depois do sucesso de bilheteria que As Invasões Bárbaras (03) revelou ser. Como boa […]

Benjamim

ENCONTROS E DESENCONTROS O que será, que será, que filmam os cineastas mais delirantes? Benjamim é um filme como há muito eu não via no cinema brasileiro. Um filme muito mal escrito. A história, baseada no livro de Chico Buarque, nas telas é um mosaico de cenas que não se […]

As Bicicletas de Belleville

ODISSÉIA À FRANCESA Animação européia aposta na estranheza para vencer pelo diferencial Vou confessar. Eu sou meio encantado pelos dois primeiros filmes de Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro (Delicatessen, 91, e Ladrão de Sonhos, 95). Reconheço seus problemas, sobretudo os do segundo, cujo roteiro é frágil como um fio dental, […]