UM LUGAR NO MUNDO

Mais um filme mostra a falta de esperança dos argentinos no próprio país

O cinema argentino é melhor que o brasileiro. Pelo menos, é isso o que indica a média dos filmes portenhos que chegam por aqui. Mesmo em meio ao caos econômico-administrativo que se apodera da nação há quatro anos, os argentinos não perderam a mão na câmera e ainda subvertem a situação política como base para a criação de novos roteiros. Lugares Comuns é um bom exemplo, apesar de sua formalidade. O filme de Adolfo Aristarain, do bom (e execrado pelo Oscar) Um Lugar no Mundo (91), acompanha um casal que vira vítima dos cortes de verbas do regime por causa da idade. A demissão é o ponto de partida para uma dissertação sobre pátria, êxodo e ideologia. O tom é professoral, acompanhando a profissão do protagonista. Aristarain opta pela crítica mais imediata ao país em que vive. Opta pelo cinema de emoções básicas. O resultado é válido, bonito, corretinho, mas fica anos aquém da inteligência narrativa que sua conterrânea Lucrecia Martel esbanja em O Pântano, onde a desesperança surge da completa falta de rumo dos personagens, estagnados em suas próprias limitações, acomodados e inertes diante do que não se explica, do que não tem nome. Aquele sim, um caso de metáfora perfeita.

LUGARES COMUNS

Lugares Comunes, Espanha/Argentina, 2002.

Direção: Adolfo Aristarain.

Roteiro: Adolfo Aristarain e Kathy Saavedra, a partir do livro de Lorenzo F. Aristarain.

Elenco: Federico Luppi, Mercedes Sampietro, Arturo Puig, Carlos Santamaría, Valentina Bassi, María Fiorentino, Claudio Rissi, Osvaldo Santoro, José Soriano, Yael Barnatán.

Fotografia: Porfirio Enríquez. Montagem: Fernando Pardo. Direção de Arte: Abel Facello. Produção: Adolfo Aristarain e Gerardo Herrero.

nas picapes: Hollywood, Los Hermanos.

Comentários

comentários

Um pensamento sobre “Lugares Comuns”

  1. the worldwide disaster has affected the web worl within the positive approach, on account that persons are turning online to make money. but what you just shared may be very precise, via giving quality content might help increase as soon enterprise both in the downtimes or vice versa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *