A VIDA CHEIA DE SOM E FÚRIA

Documentário abre o guarda-roupa da maior banda punk do mundo

Julien Temple estudava cinema. Em 1976, decidiu largar o curso para fazer cinema. Durante dois anos, acompanhou os Sex Pistols, a banda que inventou o movimento punk, guardando em película apresentações, bastidores e entrevistas. Um material riquíssimo que chegou às telas em parte num filme comandado pelo empresário e possível carrasco da banda, Malcolm McLaren, em 1980. Vinte anos depois, Temple reuniu o que havia filmado, remontou tudo que tinha em mãos e gerou O Lixo e a Fúria, um dos mais importantes registros de uma banda de rock durante sua existência.

O diretor se omite de julgamentos, deixa na boca dos cinco integrantes da banda a condução da história, de suas histórias. O Lixo e a Fúria vai do surgimento enlouquecido de uma nova filosofia, de uma nova atitude perante o mundo até a pulverização desta filosofia justamente pela anarquia que comandava sua essência. O filme tem registros raros e históricos, como o programa de TV em que os Pistols mandaram o apresentador se foder (e onde poder ser vista a então groupie da banda, Siouxsie Sioux, que ainda viria a ser a líder dos The Banshees).

O documentário mostra como os integrantes da banda vivia numa contradição: não estavam nem aí para o mundo, para o dinheiro, para a sociedade, e se alimentavam da fama de que não estavam nem aí para o mundo, para o dinheiro, para a sociedade. A abstração de Sid Vicious, Johnny Rotten e seus camaradas ajudou a deixar livre o caminho para Malcolm McLaren se instalar e dominar os rumos dos Sex Pistols. O mais impressionante é pensar como o caos absoluto consegue produzir uma das maiores músicas do mundo: ?Anarchy in UK?.

O LIXO E A FÚRIA
The Filth and the Fury, Grã-Bretanha/EUA, 2000.

Direção, Roteiro e Fotografia: Julien Temple.

Montagem: Niven Howie. Música: Sex Pistols. Produção: Anita Camarata e Amanda Temple.

nas picapes: Anarchy in the UK, Sex Pistols.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *